Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Nunca aqui escrevo pois não tenho conhecimentos suficientes para fazer previsões.
Mas devo dizer-vos que na minha opinião este tópico( que é dos meus preferidos) se tem tornado muito aborrecido de acompanhar pois sistematicamente se tem abordado e discutido outros assuntos que não o de Seguimento Previsão do Tempo e Modelos

Desculpem o off- topic e boa continuação ;)

concordo plenamente, tambem era um dos meu preferidos, pois uns lamentam a falta de chuva outros a neve, etc.. previsoes que é o que deveria ser nada....enfim
 


NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
Situação meteorológica adversa - precipitação, vento e neve



Considerando as previsões do Instituto de Meteorologia referentes aos próximos dias, estes serão típicos de Inverno, com persistência de precipitação que poderá ser pontualmente forte, com especial incidência no sul do país, vento que poderá atingir rajadas de 120 km/h nas terras altas, e eventual queda de neve nos pontos mais altos do interior Norte e Centro, até 31 de Dezembro, quinta-feira.



Efeitos expectáveis:

Face a este novo agravamento do estado do tempo, dada a persistência da ocorrência de precipitação ao longo das últimas semanas e tendo em conta a saturação do teor de água no solo observada, deverá acompanhar-se com especial atenção os níveis hidrométricos das principais Bacias Hidrográficas existentes no território de Portugal Continental, bem como a possibilidade de ocorrência de inundações em linhas de água que atravessam áreas urbanas.

Poderão ainda ocorrer:

· Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

· Inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis;

· Cortes de estradas devido à queda de neve;

· Condições favoráveis à formação de gelo nas estradas;

· Aumento do desconforto térmico nas populações devido às temperaturas baixas, conjugadas com o vento forte nas terras altas, exigindo cuidados acrescidos, em especial, para os grupos mais vulneráveis.

· Danos em estruturas montadas ou suspensas;

· Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associada à saturação dos solos, pela perda da sua consistência;

· Eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima;

· Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via.




Neste nível de Alerta poderão ocorrer fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens. A população deve assim manter-se informada acerca das situações previstas, adoptando as necessárias medidas de prevenção e adequando as suas actividades e comportamentos, evitando correr riscos desnecessários.



A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução e especial atenção:

Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar.
O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.
À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas.
À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados.
À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento.
Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.

No que respeita às medidas a ter em conta face à previsibilidade da ocorrência de queda de neve e formação de gelo nas estradas:



1. Para quem pretende viajar:

· Evitar fazer viagens para as zonas onde se prevê a queda de neve, procurando antecipar ou adiar essas viagens.

· No caso de ter de o fazer, deve:

üProcurar informar-se através das concessionárias ou das forças policiais, de quais os condicionamentos de trânsito existentes e vias alternativas de circulação;

ü Estar atento, antes e no decurso da viagem, às informações difundidas pelos Órgãos de Comunicação Social;

ü Circular preferencialmente utilizando as vias rodoviárias mais seguras;

ü Tomar algumas medidas preventivas como sejam munir-se de correntes, alguns agasalhos e alimentação suplementares e garantir o abastecimento do depósito do veículo, para fazer face á possibilidade de ser forçado a paragens prolongadas durante a viagem devido à neve e ao gelo.



2. Nos locais onde se verifique a queda de neve:

ü Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;

ü Evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito;

ü Ter especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes;

ü Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.



Recomendações com o aquecimento do lar:



Não se esqueça que a ventilação é muito importante quando se utiliza lareiras ou braseiras;
Não seque roupa nos aquecedores e afaste-os de cortinados, tecidos ou mobílias;
Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faúlha salte para fora e igualmente para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia, difundindo os comunicados que se julguem necessários.


http://www.proteccaocivil.pt/Pages/Detalhe1.aspx?IDitem=50
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A previsão de mau tempo nas ilhas dos açores abrange também o estado do mar. Uma situação a ter em conta...
A altura média das ondas prevista para este final do dia será de 9 a 10 metros

ondasaores.jpg


Ver aqui: oceanweather inc

Será mais ou menos isto que se poderá esperar na costa ocidental do continente se tivermos, como se espera, uma componente de ventos de sudoeste fortes, de forma contínua por muitas horas ao longo dos próximos dias.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Quanto à água, concordo com o David, no norte a água já sai por tudo o que é poros, não tem lógica querer resolver problemas numa região afogando outra. Um intervalozinho acho que era bem vindo e penso que até seria saudável para as terras e própria produção agrícola.

Há algumas produções agricolas que necessitam de que os rios transbordem para fertilizar a terra.
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Que prevêem para o dia de amanhã / esta madrugada ?

O IM dava aguaceiros fracos para hoje, mas parece que, e vendo pelo radar, a chuva está distante para o dia de hoje...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, a accuweather.com costuma dar para o tabloide, mas que são certeiros são!

Por exemplo, acertaram na neve no Porto a 10 Janeiro (a única vez que previram neve para lá). Acertou não só na última siberiana mas em todo o ano, a nível europeu. Acertaram nos 12 negativos que tive em Viena com duas semanas de antecedência. Acertaram no Katrina, quando calcularam que iria levar à destruição parcial da cidade (o aviso era tabloide sim, mas aconteceu). Os gajos são meio craques, temos que admitir!

Mas se souberes de uns ainda melhores, diz-me, pois ainda não encontrei melhores.

A previsão dele para início de Janeiro não podia ser mais radical. É um "claim" algo puxado o do frio vir a ser o maior dos últimos 25 anos. Vai ser uma valente prova para eles. Terá que ser um AA bem sólido no Norte da Europa. E mesmo assim não é garantia que chegue algo a Portugal.



Eu não conheço nem acompanho as previsões sazonais do Bastardi mas conheço as do seguimento do tempo tropical, e do que tenho acompanhado nos últimos anos é a minha opinião e a de muitos outros que o Bastardi é bastante tabloide, tal como a própria Accuweather em geral, tendem sempre a exagerar e a dramatizar, afinal são uma empresa privada e tem que vender, são uma especie de TVI tabloide da meteorologia. No tempo tropical era frequente porem alertas/ameaças em território americano dum ciclone que ainda estava a milhares de quilómetros o que para mim era uma irresponsabilidade só para dramatizar e esta ano lixaram-se bastantes vezes com isso pois não foi um ano fácil para os ciclones sobreviverem muito tempo. Mas falo do tempo tropical, do resto não conheço.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, a accuweather.com costuma dar para o tabloide, mas que são certeiros são!

Por exemplo, acertaram na neve no Porto a 10 Janeiro (a única vez que previram neve para lá). Acertou não só na última siberiana mas em todo o ano, a nível europeu. Acertaram nos 12 negativos que tive em Viena com duas semanas de antecedência. Acertaram no Katrina, quando calcularam que iria levar à destruição parcial da cidade (o aviso era tabloide sim, mas aconteceu). Os gajos são meio craques, temos que admitir!

Mas se souberes de uns ainda melhores, diz-me, pois ainda não encontrei melhores.

A previsão dele para início de Janeiro não podia ser mais radical. É um "claim" algo puxado o do frio vir a ser o maior dos últimos 25 anos. Vai ser uma valente prova para eles. Terá que ser um AA bem sólido no Norte da Europa. E mesmo assim não é garantia que chegue algo a Portugal.


O problema com as previsões é que muitas vezes o ponto fundamental não é as vezes que se acertam e que todos falam mas das muitas que se erram e de que todos rapidamente se esquecem. Já que falaste no Katrina, por exemplo, o modelo numérico canadiano CMC era um dos piores modelos globais (este ano levou com um update e melhorou bastante) e foi o primeiro a prever o Katrina, mas isso não aconteceu por ser um bom modelo, aconteceu simplesmente porque ele desenvolvia tudo o que aparecia e como tal foi também o primeiro a prever o Katrina, mas previa também centenas de outros ao longo das épocas tropicais que nunca se concretizavam. Tal como há muita gente que prevê muita coisa e falhando outras tantas que depois também se vangloria muito de uma qualquer previsão acertada. Não estou a dizer que seja o caso, antes pelo contrário, é apenas um exemplo que dei, o homem se é tão popular algum talento deve ter.

Como referi, desconheço totalmente a fiabilidade do Bastardi em previsões para a Europa mas garanto-te que pelo menos a nível de meteorologia tropical nos fóruns de meteorologia internacionais ele não tem grande fama, ou melhor, tem má fama de exagerado/alarmista e de actuar na meteorologia como se fosse uma vedeta pop. Esse texto que linkaram umas páginas atrás por exemplo é estranho, não se percebe bem se é uma previsão, se é um texto de opinião sobre o aquecimento global ou se é uma outra coisa qualquer. Não me parece um texto adequado a uma previsão normal de um serviço meteorológico.

Nestas coisas da meteorologia sendo alarmista ganha-se muita audiência (e dinheiro se tiveres um negócio num país grande assente nisso como tem a Accuweather) se fores por esse caminho de algum exagero ou alarmismo, ou seja, se por exemplo eu ou outras pessoas começarem aqui a dizer que vem aí o nevão da década em Portugal olhando apenas para umas saídas de longo prazo cheias de incerteza o fórum enche-se de gente a ferver de entusiasmo ou de preocupação se for o caso, é excelente para as audiências. Quando a accuweather mete na linha de fogo na Florida uma qualquer perturbação tropical ainda longínqua, gera logo uma enorme febre e preocupação e muitas vezes demasiado precocemente. Não é esse o caminho que eu e muita gente acham o correcto, e a Accuweather sempre foi acusada nos EUA de explorar um pouco as audiências dessa forma.

Não duvido que tenha excelentes meteorologistas, certamente que tem, é apenas o estilo que eu critico, e critico apenas do que sei (tempo tropical), do resto não comento pois como referi, desconheço. Nem fazia ideia que chegavam ao ponto de fazer previsões de neve para o Porto ou da Austria, do pouco que tenho visto são apenas generalidades a nível continental, muitas vezes escritas de forma um bocado dúbia. Se dizes que sim, que eles são bons, óptimo, vou começar a interessar-me mais pelo assunto. A accuweather publica algum tipo de verificação/perfomance das suas previsões como fazem alguns serviços públicos de meteorologia como NHC, etc?
 

anamar

Cirrus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
14
Local
Moscavide
O problema com as previsões é que muitas vezes o ponto fundamental não é as vezes que se acertam e que todos falam mas das muitas que se erram e de que todos rapidamente se esquecem. Já que falaste no Katrina, por exemplo, o modelo numérico canadiano CMC era um dos piores modelos globais (este ano levou com um update e melhorou bastante) e foi o primeiro a prever o Katrina, mas isso não aconteceu por ser um bom modelo, aconteceu simplesmente porque ele desenvolvia tudo o que aparecia e como tal foi também o primeiro a prever o Katrina, mas previa também centenas de outros ao longo das épocas tropicais que nunca se concretizavam. Tal como há muita gente que prevê muita coisa e falhando outras tantas que depois também se vangloria muito de uma qualquer previsão acertada. Não estou a dizer que seja o caso, antes pelo contrário, é apenas um exemplo que dei, o homem se é tão popular algum talento deve ter.

Como referi, desconheço totalmente a fiabilidade do Bastardi em previsões para a Europa mas garanto-te que pelo menos a nível de meteorologia tropical nos fóruns de meteorologia internacionais ele não tem grande fama, ou melhor, tem má fama de exagerado/alarmista e de actuar na meteorologia como se fosse uma vedeta pop. Esse texto que linkaram umas páginas atrás por exemplo é estranho, não se percebe bem se é uma previsão, se é um texto de opinião sobre o aquecimento global ou se é uma outra coisa qualquer. Não me parece um texto adequado a uma previsão normal de um serviço meteorológico.

Nestas coisas da meteorologia sendo alarmista ganha-se muita audiência (e dinheiro se tiveres um negócio num país grande assente nisso como tem a Accuweather) se fores por esse caminho de algum exagero ou alarmismo, ou seja, se por exemplo eu ou outras pessoas começarem aqui a dizer que vem aí o nevão da década em Portugal olhando apenas para umas saídas de longo prazo cheias de incerteza o fórum enche-se de gente a ferver de entusiasmo ou de preocupação se for o caso, é excelente para as audiências. Quando a accuweather mete na linha de fogo na Florida uma qualquer perturbação tropical ainda longínqua, gera logo uma enorme febre e preocupação e muitas vezes demasiado precocemente. Não é esse o caminho que eu e muita gente acham o correcto, e a Accuweather sempre foi acusada nos EUA de explorar um pouco as audiências dessa forma.

Não duvido que tenha excelentes meteorologistas, certamente que tem, é apenas o estilo que eu critico, e critico apenas do que sei (tempo tropical), do resto não comento pois como referi, desconheço. Nem fazia ideia que chegavam ao ponto de fazer previsões de neve para o Porto ou da Austria, do pouco que tenho visto são apenas generalidades a nível continental, muitas vezes escritas de forma um bocado dúbia. Se dizes que sim, que eles são bons, óptimo, vou começar a interessar-me mais pelo assunto. A accuweather publica algum tipo de verificação/perfomance das suas previsões como fazem alguns serviços públicos de meteorologia como NHC, etc?

Bom dia à audiência do Meteo Forum. Há algum tempo que me ligo para ler os posts e não tenho feito qualquer intervenção, até porque sou mais curiosa e preocupada com os fenómenos climáticos do que propriamemente perita, longe disso, no entanto hoje não resisti e gostaria apenas de dizer que ultimamente este forum parece uma guerrilha de egos, ou seja, alguns dos participantes vêm apenas criticar os outros, sem demonstrar nenhum conhecimento, apenas para desconstruir o que é aqui comentado ou informado. Chegam a ser malévolos e a maioria nem sabe escrever português, mostrando muita ignorância da língua portuguesa.

Depois desta observação espero que se continue a fazer aqui o que é suposto, ou seja, falar do que é realmente interessante: o clima, as suas alterações e as previsões possíveis. Estou satisfeita por estar a chover, gostaria que não fosse episódico, porque o Inverno a que me acostumei era chuvoso, tendo mudado bastante em relação a alguns invernos passados. Tenho pena se a Península Ibérica estiver condenada, por estupidez humana, à desertificação e à miséria, esperaria da boa fé dos homens que tal não viesse a acontecer, mas a ganância parece falar mais alto...só que a Natureza é um organismo vivo e vai vingar-se do Homem. Até porque o Homem existe porque a Natureza é VIVA e tem permitido ... vamos ver quem vence!
 

snowstorm

Cumulus
Registo
24 Nov 2008
Mensagens
141
Local
Lisboa (VfX)


Bom dia à audiência do Meteo Forum. Há algum tempo que me ligo para ler os posts e não tenho feito qualquer intervenção, até porque sou mais curiosa e preocupada com os fenómenos climáticos do que propriamemente perita, longe disso, no entanto hoje não resisti e gostaria apenas de dizer que ultimamente este forum parece uma guerrilha de egos, ou seja, alguns dos participantes vêm apenas criticar os outros, sem demonstrar nenhum conhecimento, apenas para desconstruir o que é aqui comentado ou informado. Chegam a ser malévolos e a maioria nem sabe escrever português, mostrando muita ignorância da língua portuguesa.

Depois desta observação espero que se continue a fazer aqui o que é suposto, ou seja, falar do que é realmente interessante: o clima, as suas alterações e as previsões possíveis. Estou satisfeita por estar a chover, gostaria que não fosse episódico, porque o Inverno a que me acostumei era chuvoso, tendo mudado bastante em relação a alguns invernos passados. Tenho pena se a Península Ibérica estiver condenada, por estupidez humana, à desertificação e à miséria, esperaria da boa fé dos homens que tal não viesse a acontecer, mas a ganância parece falar mais alto...só que a Natureza é um organismo vivo e vai vingar-se do Homem. Até porque o Homem existe porque a Natureza é VIVA e tem permitido ... vamos ver quem vence!

concordo :)
Uma dúvida esta noite foi muito chuvosa aqui por Vila Franca. De acordo com o que vi no radar do IM a precipitação ocorreu mais a sul?
por091228043029.jpg


Outra questão, esta noite ouvi trovões, vários no espaço de 3 horas mas no IM não aparece qualquer tipo de actividade...

Obrigado
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Snowstorm, a precipitação foi por todo o país, talvez mais forte a norte (anda não fui ver o acumulado), o problema é que só tens dois radares em Portugal, um em Loulé e outro em Coruche. O de Coruche, embora mostre todo aquele raio de captação, não o consegue fazer (de forma certeira) a norte, devido, em especial, ao relevo do terreno. Estamos anciosos pelo radar de Arouca, mas penso que o da Galiza (meteogalicia) ficará operacional muito antes (e pelo que já li será um radar já bastante avançado). Para ver a precipitação a norte recorremos ao radar de Corunha, da aemet.es (isto quando está operacional).

Relativamente aos trovões, houveram vários relatos nos tópicos de seguimento, em especial no litoral centro. O IM não apresentava nenhuma descarga, talvez estivessem com problemas. O aemet.es apresentava algumas descargas, mas (pareceu-me que) poucas para os relatos aqui no fórum.

Entretanto não está fácil ver para além desta semana, teremos de esperar mais algum tempo, isto porque, na minha opinião pessoal, estamos com um cinturão de altas pressões pouco comum bastante a norte, o que faz com que as depressões entrem com grande facilidade no nosso território (fazendo quase fila de espera). O AA dos Açores anda desaparecido. O NAO e o AO estão moderadamente negativos neste momento.

P.S: Não se admirem com a discussão, afinal de contas estamos a falar do tempo. Os próprios modelos (em especial ECMWF e GFS) andam, muitas das vezes, em desacordo durante bastantes dias, sendo que por vez também é uma "guerra" entre eles, quase como um jogo de poker, fazendo 'all-in' em determinadas situações, ninguém gosta de perder :p
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Snowstorm, a precipitação foi por todo o país, talvez mais forte a norte (anda não fui ver o acumulado), o problema é que só tens dois radares em Portugal, um em Loulé e outro em Coruche.

Realmente faz imensa falta um radar para o norte e centro de Portugal Continental. Esta nova fase de instabilidade que se iniciou ontem trouxe as maiores quantidades de precipitação para as regiões do norte e centro:

24h-Precipitation (mm): Mon 28 Dec 12:00 GMT

Castelo Branco (384 m) 44.0 mm; Viseu (644 m) 43.0 mm; Vila Real (562 m) 39.0 mm; Lisbon (105 m) 39.0 mm; Portalegre (590 m) 35.0 mm; Flores (29 m) 30.0 mm; Lissabon/Geof (95 m) 27.0 mm; Penhas Douradas (1388 m) 25.0 mm; Braganca (692 m) 24.0 mm; Monte Real (54 m) 19.0 mm; Funchal/Madeira (49 m) 18.3 mm; Evora (246 m) 17.0 mm; Montijo (11 m) 17.0 mm; Beja (247 m) 16.0 mm; Beja/B. Aerea (203 m) 15.0 mm; Porto/Pedras Rubras (77 m) 13.0 mm; Funchal (56 m) 13.0 mm; Sines/Montes Chaos (103 m) 12.0 mm; Lajes/Terceira (54 m) 11.0 mm; Coimbra (179 m) 9.8 mm; Horta (62 m) 9.0 mm; Faro (8 m) 6.0 mm; Sagres (26 m) 4.4 mm; Angra do Heroismo (76 m) 2.8 mm; Santa Maria (100 m) 0.3 mm; Porto Santo (82 m) 0.0 mm.

Fonte: WeatherOnline
 
Estado
Fechado para novas mensagens.