Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar


Bom dia à audiência do Meteo Forum. Há algum tempo que me ligo para ler os posts e não tenho feito qualquer intervenção, até porque sou mais curiosa e preocupada com os fenómenos climáticos do que propriamemente perita, longe disso, no entanto hoje não resisti e gostaria apenas de dizer que ultimamente este forum parece uma guerrilha de egos, ou seja, alguns dos participantes vêm apenas criticar os outros, sem demonstrar nenhum conhecimento, apenas para desconstruir o que é aqui comentado ou informado. Chegam a ser malévolos e a maioria nem sabe escrever português, mostrando muita ignorância da língua portuguesa.

Depois desta observação espero que se continue a fazer aqui o que é suposto, ou seja, falar do que é realmente interessante: o clima, as suas alterações e as previsões possíveis. Estou satisfeita por estar a chover, gostaria que não fosse episódico, porque o Inverno a que me acostumei era chuvoso, tendo mudado bastante em relação a alguns invernos passados. Tenho pena se a Península Ibérica estiver condenada, por estupidez humana, à desertificação e à miséria, esperaria da boa fé dos homens que tal não viesse a acontecer, mas a ganância parece falar mais alto...só que a Natureza é um organismo vivo e vai vingar-se do Homem. Até porque o Homem existe porque a Natureza é VIVA e tem permitido ... vamos ver quem vence!

Gostei do tom acutilante. Também é raro eu comentar aqui, embora siga o fórum com interesse há anos, especialmente em Dezembro/Janeiro. Quero só acrescentar que costumo frequentar muitos outros fóruns, poucos assiduamente, muitos esporadicamente, visto que começam a ser uma excelente fonte de informação e respostas à maior parte das questões que preciso de resolver rapidamente, seja a que título for... E que este fórum, particularmente, não me parece ser dos mais belicosos, nem de longe! A batalha de egos... Concordo com o Vince, muito se deve à complexidade da meteorologia, como ciência que ilustra, por um lado, a insuficiência dos modelos determinísticos e, por outro, a nossa dependência deles. Este segundo aspecto leva-me a um tema que me é caro hoje em dia. Desde já peço desculpa pelo off-topic... Vou com a onda!

Quando me comecei a interessar pela meteorologia comprei um livrinho que era um manual de meteorologia para o curso de marinheiro de Algés. Para além da "Física aplicada", referia-se longamente à observação visual do céu e à repetibilidade de certos fenómenos, localmente contidos (por exemplo, tempestades - tropicais ou não - de que podemos mais facilmente "prever" a evolução, uma vez formadas, do que a sua formação). Estas características - fenómenos observáveis e repetibilidade - são aquilo que sempre permitiu ao ser humano compreender o mundo exterior e que, de certa forma, aprender a sobreviver nele, sabendo o que procurar e o que evitar.

Acredito profundamente nisto: as consequências dos fenómenos atmosféricos para as sociedades humanas, em termos de prejuízos materiais, financeiros, sinistralidade, etc - fenómenos nem sempre tão extremos como as ditas consequências - têm por maior culpado o próprio homem, mas não a espécie humana. O culpado é o homem urbano, que vive num universo cada vez mais saturado de informação, enquanto essa informação é cada vez menos alimentada pela observação do mundo real, nomeadamente da paisagem. Cada vez mais engenheiros - físicos, agrónomos ou civis - são nascidos na cidade, formados na cidade e assumem a responsabilidade de gestão e transformação de um território que nunca conheceram directamente.

O "culpado" é o homem urbano, isto para mim não carece de qualquer dúvida, nem sequer metódica. Problema do nosso sistema político e tecnocrático, visto que só ao homem urbano, praticamente, é dado acesso à educação superior moderna, às modernas "ferramentas" de trabalho, à própria ascenção social que lhe permite chegar a lugares de decisão. O fim mais provável destas sociedades é algo como a redoma de vidro no planeta estéril, símbolo que ilustra duas realidades importantes: primeiro, a "confiança" moderna na técnica e na nossa capacidade de sobreviver, por meio dela, até às piores catástrofes; o segundo aspecto, mais importante para mim, é a razão da dimensão dessa redoma de vidro para a dimensão o planeta, que ilustra a o limite da técnica e da nossa capacidade de controlar um ambiente artificializado.

O grande salto na nossa capacidade de modelação da atmosfera (e, já agora, da biosfera, visto que para mim há coisas que não são separáveis) vai acontecer quando os computadores ganharem três características da inteligência que nós, homens urbanos, perdemos: humildade, capacidade de contemplação e bom-senso.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
E lá está o tópico a descambar novamente. Todos os dias a mesma conversa...a paciência começa a esgotar.

PREVISÃO DO TEMPO E MODELOS - é o que se tem que falar aqui
 

snowstorm

Cumulus
Registo
24 Nov 2008
Mensagens
141
Local
Lisboa (VfX)
A situação meteorológica continua, pelos vistos, extremamente volátil: a Protecção Civil passou a alerta amarelo!

Olá!
Tenho seguido atentamente as informações metereológicas e tenho tido algumas dúvidas quanto a previsões.
Num dos sites que vi underground dá possibilidade de neve para viseu :shocking:??
omo vai evoluir o tempo para os próximos dias?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom, de acordo com a saida das 12Z do GFS, a chuva irá manter-se por aqui até mesmo ao final do ano! E para amanhã a precipitação será significativa! Fica a dúvida se a noite de passagem de ano será passada debaixo de chuva ou não! Há por ali alguma precipitação que poderá ocorrer mesmo até às 00h00 do 1.º dia do ano. Com o vento previsto e a precipitação, existirá por ai muito Fogo de Artificio molhado! O dia 1 será de alguma melhoria, pelo menos aqui no Algarve. Depois disso... é aguardar mais algumas runs...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Epá nunca vi tanta água tantos dias :surprise: :lmao:

chuvada.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os modelos continuam a insistir em bastante chuva até Quinta á tarde ou noite, com muito vento, chuva mais intensa no Norte e Centro e trovoadas.
Na Sexta e Sábado uma pequena pausa e depois volta o tempo de chuva, que permanecerá durante tempo incerto !!
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
O mais relevante para as próximas horas é o vento forte a muito forte previsto para os Açores.
rtavn308.png


Relativamente à passagem de ano, esta poderá ser branquinha para os nossos lados.:) E em Bragança quem não se lembra de passagens de ano com neve?!(1997:))
rtavn781.png

Este oeste, tradicionalmente molhado e com bastante frio em altitude agrada-me.
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Pode estar a desenhar-se um nevão com boas acumulações para a véspera de ano novo e dia de ano novo a partir de cotas a 800/1000m. Situação muito interessante, no entanto potencialmente complicada devido ao risco inerente nas deslocações nesta altura do ano :(
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Agora sobre a questão que nesta altura mais deve motivar as visitas a este tópico: Vai chover na noite de passagem de ano? A julgar pela última saída do GFS, este volta a colocar chuva durante todo o dia 31 e até à tarde de 1 no Norte, deixando de chover na metade sul do país apenas a partir da manhã de dia 1; no mapa para as 01.00horas chuva a Norte e Algarve, pouca chuva na zona de Lisboa. Mas o GFS exagera sempre quanto à precipitação... Alguém mais entendido quer aprofundar?
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Agora sobre a questão que nesta altura mais deve motivar as visitas a este tópico: Vai chover na noite de passagem de ano?

A esta distância, e a acreditar no GFS, está prometida chuva, que poderá transformar-se em neve a partir da cota X (:p).

Essa chuva irá afectar todo o país. Para mim, a grande dúvida é saber se as melhorias previstas logo a seguir (ausência de chuva), não terão início mais cedo.

E o dia 31 coincidirá com uma descida de temperatura.

gfs-2-78_get1.png
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Em algumas zonas do Norte os solos estão completamente saturados. Quem por estes dias viajar pelo Minho ou por Trás-os-Montes fácilmente encontra ribeiras que já sairam do seu leito normal.
O GFS, segundo a saída 12Z, está a prever, para os próximos 7 dias, 119mm para Bragança e 164mm para Vila Real.
Isto está a ficar complicado.
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Sabem para quando esta prevista nova vaga de frio com aquela corrente de leste que tivemos na semana passada ?

normalmente costuma ser, muita AA , vento de leste e temperaturas muitooo baixas..
 

BARROSODIGITAL

Cumulus
Registo
31 Jan 2008
Mensagens
145
Local
MONTALEGRE (+-1000m)
Ola

Ninguem arrisca as previsões para o dia da passagem de ano para Montalegre???... eu estou a seguir com atenção e gostava de saber qual a opinião dos peritos para estes dias e se possivel para Montalegre..

As minhas previsões são: ao contrario de todos os modelos e sites que consultei vai estar frio mas não vai haver precipitação ------ e muito menos neve por aqui..


Obrigado e boas entradas para todos.

Luis Miguel Moura
 
Estado
Fechado para novas mensagens.