Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Kaparoger

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
50
Local
Roxo 500m (10km Coimbra)
89355365.jpg

:uau::uau::uau::uau::bombar:
isto sim dá vontade de se ver.
era tão bom (aiai!!...:rolleyes::rolleyes:)



Expliquem-me uma coisa... como é k pode nevar com 6.2º, 4.9º, 4.2º?? é k onde estão as cotas mais baixas ta a temperatura mais alta...:confused:
desculpem a minha ignorancia!!!:D
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Os dados estão lançados, confirma-se a componente de Noroeste, boa “injecção” de ar frio principalmente em altitude,-32ºC a 500hpa para o fim da tarde de amanhã e a precipitação parece que também não irá faltar.

GFS:
rtavn301.png

rtavn304s.png

rtavn424w.png


HIRLAM:
73254845.png

44372877.png

©AEMET


A Passagem de ano na região de Bragança, tal como em muitos pontos do interior norte e centro, parece que vai mesmo ser com neve:).
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
A Passagem de ano na região de Bragança, tal como em muitos pontos do interior norte e centro, parece que vai mesmo ser com neve:).

Espero que tenhas razão, Brigantia, só não percebo porque é que o IM, prevendo para amanhã ao final da tarde uma cota de neve de 600 metros, na previsão por localidades, para Bragança aponte apenas chuva, e uma temperatura a oscilar entre os 6º e os 7º.:huh:

Claro que com essa temperatura lá se vai a neve:confused:.
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Fiquei a perceber o mesmo!! É k por ex. pra coimbra amanha da uma cota de 525m mas com temperaturas de 6.9º axo eu!! coimbra tem 100m de altitude e eu estou a 500m

Eu aprendi na escola que a temperatura em média desce 0.6ºC por cada 100m. Agora é só fazer as contas.

Se for como o HotSpot diz, e se eu percebi bem então Coimbra estará com 6.3ºC e tu com 3.9ºC.

Mas atenção podem haver outros factores que possam influênciar as temperaturas.

Corrigam-me se estiver enganado.

PS: Atenção aos k's e aos x's. ;)
 
Última edição:

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Fiquei a perceber o mesmo!! É k por ex. pra coimbra amanha da uma cota de 525m mas com temperaturas de 6.9º axo eu!! coimbra tem 100m de altitude e eu estou a 500m

O que significa isto:

tempr.png


Temperatura:

2 metros sobre o nível do mar = 4,9ºC
A tua altitude = ? ºC
1345 metros sobre o nível do mar = -1,5ºC
5331 metros sobre o nível do mar = -31,5ºC

A cota é baseada nestas temperaturas, Espessura da Atmosfera DAM e outros factores que na altura podem fazer variar a altitude a que neva. É um valor puramente indicativo. Por exemplo o vento de Oeste pode fazer subir o valor da cota porque a tua zona fica relativamente perto do mar.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Espero que tenhas razão, Brigantia, só não percebo porque é que o IM, prevendo para amanhã ao final da tarde uma cota de neve de 600 metros, na previsão por localidades, para Bragança aponte apenas chuva, e uma temperatura a oscilar entre os 6º e os 7º.:huh:

Claro que com essa temperatura lá se vai a neve:confused:.

Sinceramente acho que essa previsão do valor das temperaturas para Bragança está errada. A temperatura deverá descer bastante a partir do início da manhã. Mesmo assim pode não dar para chegar a valores negativos até ao fim da tarde, mas com o frio em altitude esperado a neve pode começar a cair.
Agora é seguir o evoluir da situação e acompanhar de perto o satélite (e o radar do norte:angry:).

Massas de ar (15:00UTC):
45970672.png


image.ashx
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
O que significa isto:

tempr.png


Temperatura:

2 metros sobre o nível do mar = 4,9ºC
A tua altitude = ? ºC
1345 metros sobre o nível do mar = -1,5ºC
5331 metros sobre o nível do mar = -31,5ºC

A cota é baseada nestas temperaturas, Espessura da Atmosfera DAM e outros factores que na altura podem fazer variar a altitude a que neva. É um valor puramente indicativo. Por exemplo o vento de Oeste pode fazer subir o valor da cota porque a tua zona fica relativamente perto do mar.

a altitude da minha casa no google é de 604 metros, numa vertente muito inclinada para este no meio de um mote com 914 metros
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos parece-me que a primeira quinzena será bastante mais calma em termos de depressões, ventos e precipitações sendo que apenas nomeadamente até ao dia 10 Janeiro.
Realce somente á possibilidade de precipitação mais forte na região Sul no Domingo e Segunda á tarde ....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.