Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
E deixo aqui o snow forecast para os até ao ano novo.

ibsnownext3daysa558.jpg


muito bem..... neve no concelho de arganil!!!!

até admira não ser apenas neve em bragança
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Eu acho que existe forte possibilidade de neve a cotas médias, e talvez a melhor deste ano em minha opinião.
Porque parece que pelo menos precipitação haverá, e não será em falta!

Tudo dependerá da direcção do vento: se for de NO ou N então pode ser bem possível que neve a cotas do género 400 metros como Viseu. Se o vento persistir de oeste então só deve nevar em Bragança e Guarda (ou em geral, acima dos 700 metros).
Eu diria, onde nevar, irá ser um nevão.

Há possibilidade de nevar ,nalgum dos dias da transição de ano civil, em Viseu?:w00t:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Eu acho que existe forte possibilidade de neve a cotas médias, e talvez a melhor deste ano em minha opinião.
Porque parece que pelo menos precipitação haverá, e não será em falta!

No caso de Bragança e restante região nordeste, temo que a precipitação fique retida, em grande parte, pelos montes espanhóis, principalmente com vento de noroeste:(. Não seria a 1ª vez que isso sucederia.

De qualquer forma, está prevista neve para Puebla de Sanabria, dias 31-1, a partir dos 800 metros:).
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
No caso de Bragança e restante região nordeste, temo que a precipitação fique retida, em grande parte, pelos montes espanhóis, principalmente com vento de noroeste:(. Não seria a 1ª vez que isso sucederia.

É verdade que muitas vezes foi assim, mas neste momento nada indica que isso vá acontecer. O que está a ser modelado pelo GFS, ECMWF e HIRLAM vai no sentido de que a região na região de Bragança haverá precipitação durante o dia 31 e madrugada do dia 1.

Vamos ver as saídas da noite como correm:)

PS: mas para o Nordeste o mais importante neste momento é ver como se vai comportar o rio Tua nas próximas horas. Segundo informações de Mirandela a noite promete ser de apreensão:( Está a ficar bastante complicado.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta ultima run do ECM seria o sonho de qualquer amante da chuva, neve e frio ao mesmo embora com aquela configuração me parecia altamente improvável apesar de por um dia ou dia e meio até que é possivel.
Um Anticiclone polar estendido em crista desde polo norte e uma depressão ao seu lado direito tb ela em crista em direcção á PI.
Um cenário perfeito para quem gosta de frio, neve e chuva ao mesmo tempo !!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Já há mais de 20 dias que o padrão que este Inverno insiste é o mesmo: colocar um AA polar no norte da Europa, e uma depressão no Sudoeste da Europa.

Esta vai ser a segunda vez que o AA polar se vai estabelecer. Os modelos parecem desta vez apontar que as depressões entrem um pouco mais do que da última vaga de frio de há 2 semanas. De qualquer modo, após dia 2 começa a festa: chuva e frio em Portugal; gelo na Europa. Por quanto tempo, os modelos não respondem, mas eu julgo que o padrão vai teimar umas duas semanas antes do fluxo de oeste se reestabelecer.

Parece que o início do Inverno vai ser um de sucessivas inundações.

Esta ultima run do ECM seria o sonho de qualquer amante da chuva, neve e frio ao mesmo embora com aquela configuração me parecia altamente improvável apesar de por um dia ou dia e meio até que é possivel.
Um Anticiclone polar estendido em crista desde polo norte e uma depressão ao seu lado direito tb ela em crista em direcção á PI.
Um cenário perfeito para quem gosta de frio, neve e chuva ao mesmo tempo !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu já tenho os olhos apontados ao proximo fim de semana .. que está tremendamente ainda incerto mas que parece mostrar novamente uma situação de chuva intensa mas em locais incertos ...
Depois poderá existir um periodo de acalmia .... pelo menos de dois ou tres dias !!
Mas a tendencia é claramente para as altas pressões a Norte !!

PS: uma pequena critica ao INAG que está com imensas estações a falharem em especial no Sul e no Baixo Alentejo e Algarve em que somente São Brás e Castro tem dados fiáveis ...
Mesmo no Norte e Centro parece-me que existem estações com valores errados (daquelas que estão a funcionar)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Eu já tenho os olhos apontados ao proximo fim de semana .. que está tremendamente ainda incerto mas que parece mostrar novamente uma situação de chuva intensa mas em locais incertos ...
Depois poderá existir um periodo de acalmia .... pelo menos de dois ou tres dias !!
Mas a tendencia é claramente para as altas pressões a Norte !!

PS: uma pequena critica ao INAG que está com imensas estações a falharem em especial no Sul e no Baixo Alentejo e Algarve em que somente São Brás e Castro tem dados fiáveis ...
Mesmo no Norte e Centro parece-me que existem estações com valores errados (daquelas que estão a funcionar)

Mas não é só no Algarve. Aqui na minha região a estação de Cela também está com uns dados esquesitos (é assim que se escreve:confused:?) e a de Soure só começou a fuincionar a partir da 2ª quinzena...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...Ou vai ser frio com ventos fortes de oeste ?

Ventos fortes de Oeste a trazerem frio?!!!!!
Mas que confusão é essa?
Quando se pensa em escrever para tão vasto auditório
é sempre aconselhável um pouco de recato, não?
Frio a vir de Oeste? Há sim senhor. Até a esta latitude
e com esta exposição oceânica. Mas isso acontece lá mais para a costa Leste
dos EUA , em que os Oestes , são continentais.
Não aqui, que são ventos marítimos.
Seja como for, não será mesmo o frio que está na actual nossa agenda
meteorológica, mas sim as precipitações que não cessam e ameaçam
prolongarem-se até onde a vista alcança.
E se nesta madrugada os leitos de muitos rios já ameaçaram
não se confirmando no entanto o cenário de cheias previsto,
que expectar do seu comportamento com mais dias de chuva e mais picos de
precipitação previstos? ( os modelos apontam lá para o dia 4 mais chuvas
generalizadas e abundantes ) .
Se Dezembro 2009 foi ( está a ser) já um mês muito mediático,
o próximo Janeiro ameaça pedir-lhe meças.
Veremos .
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais do que as palavras deixo umas animações para entender a actual circulação das depressões. Desde ontem e até ao fim do ano esta actual perturbação e a próxima já tem uma componente mais de norte/noroeste, e já menos Oeste como até aqui e estas actuais estão a arrastar algum frio de norte que já foi experimentado nos Açores nestes dias, que obviamente não será o frio mais intenso do tipo continental de NE, mas frio de componente marítima mais limitado, mas à partida trazem frio suficiente para uma nevada a cotas médias do norte e centro no dia 31 e 1. Julgo que as cotas não poderão ser muito baixas dado que o frio à superfície não é muito embora possam baixar um pouco mais no dia 31 dada a presença de instabilidade e aguaceiros mais fortes que por vezes podem gerar alguma surpresa neste assunto cotas.

Animação vento até às 180 horas

(clicar para ampliar)



De resto, uma língua de frio de norte para sul já é visível na imagem de satélite da massa de ar a Oeste do continente e será gradualmente empurrada para cá e alimentada com mais de norte.

frio.jpg



Animação Temperatura aos 850Hpa




Após esta curta alteração de padrão que se iniciou ontem, regressam mais perturbações de Oeste como podem ver na primeira animação do vento, mas julgo eu, talvez já menos agressivas e regulares do que temos tido nas últimas semanas, penso que com um trajecto mais clássico de passarem nos Açores e subirem de latitude passando a noroeste da PI.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.