Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
]ToRnAdO[;179206 disse:
E as 2 frentes estão quase a chocar...:confused:

O que se vê a grande velocidade não é nenhuma frente, são apenas nuvens altas provocadas por um ramo do Jet que desce para sul, nada de especial. Há uma frente mas mais a norte e por baixo dessas nuvens.
E aquilo ainda a Oeste atrás da frente também não me parece que seja uma linha de instabilidade. Acho que nada de especial virá dali.

Ops, retiro o que disse ... parecia que ía dar noutra coisa mas já vi que não vai dar em nada. Ilusão da imagem de satélite :lmao:

Parece que vai ser interessante acompanhar a evolução sinóptica durante esta noite; estou em querer que uma linha de instabilidade mais potente está formada ainda a noroeste da Peninsula Ibérica e que só agora começou a tocar terra no extremo noroeste da Galiza. Embora o principal movimento seja para nordeste, também vai pouco a pouco deslocando-se para oriente, o que pode vir a complicar o estado do tempo nas regiões no norte durante a madrugada.

Para os dias 14, 15 e 16 se os modelos assim se mantiverem poderá ser uma entrada de ar bastante fria, mas eu não me fio em modelos com mais de 48 horas por isso....no entanto é uma situação a acompanhar claro que sim...ate por que no meteored.com já dão neve para bragança nesses dias acima 600 metros....interessante mas é muito cedo para estarmos aqui a especular...:D

A Siberiana já não resta dúvidas que vai atingir quase toda a europa a dúvida é se chega a portugal, mas a partir de 14/15 bom tempo ê coisa que não vai estar, até lá o que resta é acompanhar o cenário para essa altura porque até lá o tempo vai estar quase bom.

Os modelos começam a apontar para uma entrada fria em meados de Dezembro. Teremos de continuar a acompanhar os modelos. Parece-me que este ano está mais dificil acompanhar os modelos, tamanha é a mudança que por vezes ocorre de uma saida para a outra. No entanto estas entradas em Portugal (siberianas) costumam ser secas (isto se ela cá chegar). Bom era ter uma entrada fria de leste e uma depressão ao largo de Portugal a injectar precipitação. Porém esse cenário não está, de todo, modelado.

P.S: Que bom tempo (leia-se frio) vai fazer em Copenhaga lol :D

A Siberiana já não resta dúvidas que vai atingir quase toda a europa a dúvida é se chega a portugal, mas a partir de 14/15 bom tempo ê coisa que não vai estar, até lá o que resta é acompanhar o cenário para essa altura porque até lá o tempo vai estar quase bom.

Uma entrada siberiana com precipitação em forma de neve seria algo perfeito para quebrar a monotonia dos dias de chuvas.
Na semana passada tivemos água-neve por terras de Paços de Ferreira mas isso não é nada...
No ano passado tivemos queda de neve num dia, sem acumulação, em meados do Dezembro (precisamente 15 de Dezembro, creio...).

Bom dia !!

Sinceramente olhando aos modelos parece-me muito ... mas muito mais provável uma entrada fria de Leste/Nordeste graças ao Anticiclone que se vai posicionar a norte de Portugal !!
A sudoeste de Portugal surge a grande dúvida ... isto porque tanto poderá dar-se o prolongamento do Anticiclone continental (como mostra o ECM), como poderá surgir uma depressão na Madeira ou entre Madeira e Portugal e Açores, algo que cada vez mais me parece altamente improvável !!

A entrada siberiana vai depender do comportamento da dorsal que se irá formar nos próximos dias e penso que esse será o elemento que irá variar mais de run para run, mantendo um elevado grau de incerteza...o seu posicionamento poderá determinar a queda da siberiana na Grécia ou quem sabe ficando pela Itália ou mesmo sair-nos a sorte grande e vir até Portugal...! Em termos de Siberiana com precipitação só a conjugação de outros elementos e aí sim seria mesmo a sorte grande!Mas para já penso que se vislumbra apenas o frio...a precipitação não me parece

Bom este GFS não pára de sonhar ..... eu já nem sei quantas vezes já vi isto, mas depois chega o momento e PUFF esfuma-se tudo !!
Continua a sonhar com aquelas belas depressões a virem de Oeste/Sudoeste, mas tenho que dizer que desta vez até acho que faz sentido !!

Olha aos posicionamentos dos Anticiclones previstos para Sábado e comparando com anos anteriores bastantes chuvosos aqui pro Centro e Sul tenho que confessar ... que até nem é nada descabido.

O problema é que isso é muito raro acontecer !!

Estado
Fechado para novas mensagens.