Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Olha aos posicionamentos dos Anticiclones previstos para Sábado e comparando com anos anteriores bastantes chuvosos aqui pro Centro e Sul tenho que confessar ... que até nem é nada descabido.

O problema é que isso é muito raro acontecer !!

De qualquer, as peças para já estão a encaixar-se, depressão nas Canárias, que poderá mais tarde provocar a instabilidade no Mediterrâneo, necessária à atracção do ar frio continental:cold:, anticiclone a norte sobre as Ilhas Britânicas, muito frio na Rússia (iso -20 no próximo domingo).:)

gfs-0-126_epx9.png

gfs-1-138_qlw8.png

Sei que isto não vale grande coisa mas... estas temperaturas são interessantes...
:D
fullscreencapture071220.jpg
[/URL][/
Já a precipitação...:disgust:

Para já a única coisa certa é a torneira que fechou...precipitação nem vê-la nos próximos dias!

De tudo o que vocês escreveram espero que se confirme a depressão na madeira-canárias porque é a melhor hipótese de termos chuva... finalmente alguma coisa vinda de sul... :)

Desta vez parece-me que vai haver mudança de padrão. A questão é que eu apenas vejo mudança no sentido de passarmos a ser influenciados por AA continental em vez de AA atlantico subtropical.
Nos proximos dias teremos então a dorsal, com a formação de AA a partir do norte de África em progressiva extensão para N até às Ilhas Britânicas, acabando por se unir ao AA continental do leste europeu. O problema é que parece que o AA vai ficar estável sobre Escandinávia-Ilhas Britanicas estendo-se em crista para a PI, o que vai fazer com que o cavado/depressão atlântico seja empurrado para sul, afectando a zona entre Madeira-Canárias-Marrocos.
Esta previsão ainda é passível de mudança claro, basta um destes factores divergir mais um pouco e podemos ter instabilidade.
Mas, quanto a mim e infelizmente para os solos, parece que nos proximos 7 dias só teremos ventos de leste secos. Dias soalheiros e amenos até sabado, podendo refrescar um pouco a partir daí com a influência do ar frio trazido pelo AA continental.

Desta vez parece-me que vai haver mudança de padrão. A questão é que eu apenas vejo mudança no sentido de passarmos a ser influenciados por AA continental em vez de AA atlantico subtropical.
Nos proximos dias teremos então a dorsal, com a formação de AA a partir do norte de África em progressiva extensão para N até às Ilhas Britânicas, acabando por se unir ao AA continental do leste europeu. O problema é que parece que o AA vai ficar estável sobre Escandinávia-Ilhas Britanicas estendo-se em crista para a PI, o que vai fazer com que o cavado/depressão atlântico seja empurrado para sul, afectando a zona entre Madeira-Canárias-Marrocos.
Esta previsão ainda é passível de mudança claro, basta um destes factores divergir mais um pouco e podemos ter instabilidade.
Mas, quanto a mim e infelizmente para os solos, parece que nos proximos 7 dias só teremos ventos de leste secos. Dias soalheiros e amenos até sabado, podendo refrescar um pouco a partir daí com a influência do ar frio trazido pelo AA continental.

Depois é um sonho, para a 2ªquinzena de Dezembro, vamos ver se é desta, ou ficaremos mais uma vez a olhar para o céu, e a questionarmos quando choverá alguma de jeito. O ECM já mostra uma tendência também boa, o GFS a run paralela, é um sonho com um completo dilúvio no Algarve, a tendência está lá, agora se concretizará não sei. Algum dia tem de chover...É preciso é que ela venha e não 1 mm como tem vindo até aqui.:D

De facto, parece que o mais importante a assinalar nos próximos dias, é uma progressiva mas rápida mudança de padrão atmosférico, em que passaremos de correntes predominantemente atlânticas amenas e húmidas (mais para o Norte e Centro, que para o Sul a dorsal africana não arredou pé) para uma situação de correntes mais continentais (NE e E) inicialmente secas, e com o solo a enfriar-se pouco a pouco, o que é sempre uma primeira premissa para mais tarde podermos hipoteticamente ver neves a cotas médias.

Há uma semana atrás chegou a ser consensual por mais que um dia ,
entre os modelos de referência que hoje, justamente hoje,
estaríamos ainda mergulhados num consistente episódio de forte corrente perturbada de Oeste com frentes que suceder-se-iam ,qual delas a mais vigorosa."Aquilo" começava no sábado e ía por ali fora.Terça - feira ainda era uma criança.E anunciei a muitos tal forte eventualidade.
Pois bem :- Hoje ,não obstante a ressaca do noroeste inundado,
sabemos o quão diferente foi o desenlace daquilo que parecia já assegurado.
Calmaria instalada para todos, bonança para alguns...
E a eterna sensação que uma semana é ainda , neste nosso mundo, uma eternidade.

Agora nova corrida, nova viagem . Outros ventos são anunciados.
Agora , " mudem de rumo" , já lá vem o tempo frio.
Os Oestes odores , são agora substituídos por continentais suores...(frios).
Até onde vai chegar a 1ª adveccão fria da Europa Continental?
Só até à Itália dizem uns , talvez até à Ibéria , dizem outros,
e quiçá precipitosa ...Neves desde logo prespectivadas.
Falta uma semana: Uma eternidade...
Não seria a 1ª vez que veríamos a dança dos ventos a trocar a volta aos tempos (previstos), nem será a última que quase tudo possa ocorrer dentro do previamente expectável...
Há lá mais fascínio do que isto ...

Infelizmente ao contrário do que mostra o GFS nesta run das 00h eu não prespectivo nada de bom para os próximos tempos, pois parece-me que o mais provável é essas supostas depressões rumarem para a zona da Madeira e nós ficarmos com tempo frio e seco mesmo no sul do país !!

A run da 00h do ECM volta a trazer desilusão bem como as previsões sazonais que em dois ou tres dias já tiraram quase metade da precipitação e com a retirada da maior parte da anomalia de pressão, muito mais precipitação ainda vai ser tirada !!
Infelizmente não prespectivo nada de bom para o sul do País !!

Esta ultima run que saiu era muito parecida com o ECM quase até ás 180h, depois disso o GFS resolveu inventar mais uma anedota ... ou seja mais uma depressão a vir rumo ao Sul do País que como sempre ... aparece sempre acima das 180h, caminhando pras 240h !!

Tal como já tinha referido era muito mais provável uma incursão de ar frio do que de chuva .... e isso concretizou-se nesta run do GFS !!

E digo mais ... com os ventos de leste que estão a ser modelados então é que não acredito mesmo em chuva !!

Para variar o ECM volta a vencer, e o GFS este ano está um desastre total bem como as previsões sazonais no que ao Sul diz respeito !!
O posicionamento do Anticiclone era perfeito ... mas não ... tinha que vir o frio gelado e corrente gelada quase puxada da Sibéria !!

Ao menos o Norte pode esfregar novamente as mãos de contentes ... em particular os amantes do frio !!

Bons dias,

isto muito provavelmente não vale nada dada a distância, mas o que é certo é que o GFS tem andado a insistir numa incursão fria mais intensa lá mais para a semana do Natal, variando naturalmente de run para run mas a tendência (para já) está lá:

gfs1312.png

Se houver precipitação então muitas zonas do interior Norte e Centro poderão ter um Natal Branco..:rolleyes::cold:

Segundo o mesmo modelo o frio poderá começar já ás 138 h ( embora mais brando e menos abrangente) intensificando-se posteriormente..:rolleyes:

Venha ele:cold::cold: estamos no tempo dele:thumbsup:

Vamos aguardar pelos desenvolvimentos...:thumbsup:

Esta ultima run que saiu era muito parecida com o ECM quase até ás 180h, depois disso o GFS resolveu inventar mais uma anedota ... ou seja mais uma depressão a vir rumo ao Sul do País que como sempre ... aparece sempre acima das 180h, caminhando pras 240h !!

Tal como já tinha referido era muito mais provável uma incursão de ar frio do que de chuva .... e isso concretizou-se nesta run do GFS !!

E digo mais ... com os ventos de leste que estão a ser modelados então é que não acredito mesmo em chuva !!

Para variar o ECM volta a vencer, e o GFS este ano está um desastre total bem como as previsões sazonais no que ao Sul diz respeito !!
O posicionamento do Anticiclone era perfeito ... mas não ... tinha que vir o frio gelado e corrente gelada quase puxada da Sibéria !!

Ao menos o Norte pode esfregar novamente as mãos de contentes ... em particular os amantes do frio !!

:palmas::palmas::palmas:

Bem eu dia 22 de Dezembro vou de viagem para Paris...de carro! A ver o que me espera...se não terei de ir de trenó!:unsure:

Bons dias,

isto muito provavelmente não vale nada dada a distância, mas o que é certo é que o GFS tem andado a insistir numa incursão fria mais intensa lá mais para a semana do Natal, variando naturalmente de run para run mas a tendência (para já) está lá:

gfs1312.png

Se houver precipitação então muitas zonas do interior poderão ter um Natal Branco..:rolleyes::cold:

Segundo o mesmo modelo o frio poderá começar já ás 138 h ( embora mais brando) intensificando-se posteriormente..:rolleyes:

Venha ele:cold::cold: estamos no tempo dele:thumbsup:

Vamos aguardar pelos desenvolvimentos...:thumbsup:

Eu adoro ver o País pintado de azul...quanto mais escuro melhor!

Estado
Fechado para novas mensagens.