Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Correctíssimo amigo!

Se as cotas se mantiverem aos 750m de altitude é possível sem dúvida alguma as montanhas e as serras mais altas virem a ter alguma neve sim!


Vamos esperar que sim! Mas quando esmola é grande o santo desconfia. O tempo para aí está animado. Aqui está calmo, até já teve sol.
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Vamos esperar que sim! Mas quando esmola é grande o santo desconfia. O tempo para aí está animado. Aqui está calmo, até já teve sol.

Para a semana lá vou eu tentar tirar algumas fotos até ao Pico da Vara :D

Por aqui depois do aguaceiro forte e algum granizo, céu encoberto e 14 graus..

Para a semana nos Açores a pressão vai descer até aos 997 HP :D com ventos superiores a 100km segundo as ultimas estimativas
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Para a semana lá vou eu tentar tirar algumas fotos até ao Pico da Vara :D

Por aqui depois do aguaceiro forte e algum granizo, céu encoberto e 14 graus..

Para a semana nos Açores a pressão vai descer até aos 997 HP :D com ventos superiores a 100km segundo as ultimas estimativas

Vamos esperar por essas fotos! Quem sabe se não terão algo branco:D
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
A divergência dos modelos continua grande, vamos aguardar pelas próximas runs para encontrar alguma consistência no padrão.
Por enquanto, existem algumas certezas. O deslocamento do AA para norte (Reino Unido-Escandinávia), a entrada de ar frio continental pela Europa, a formação de uma depressão no Mediterrâneo Ocidental, uma gota fria a W da PI que vai deixar muita precipitação no mar e deslocar-se para SE, passado pela Madeira e Canárias-Marrocos, para acabar por se unir à depressão mediterrânica. Estas parecem-me as únicas certezas.
A boa notícia é que associado a todos estes factores, vai abrir-se o tal corredor depressionário às nossas latitudes, o que finalmente pode trazer algumas chuvas. Contudo, não acredito na abundância do GFS para dia 15, assim como também nao acredito numa massar de ar muito frio continental. Penso que a situação vai acabar por modelar-se num meio termo.
Tudo vai depender do quão para norte o AA se deslocar e da capacidade que o fluxo de leste europeu terá para trazer ar frio. Se o AA não subir para além do Reino Unido-Escandinávia, o mais provável é a corrente fria de leste ser predominante e chuva nem ve-la. Mas basta o AA subir um pouco mais para este fluxo de leste perder a sua força às nossas latitudes e os núcleos depressionários entrarem facilmente pelo tal corredor já formado.
Sem dúvida, preferia a segunda situação. Por uma razão muito simples. É que, ao contrário daquilo que foi modelado no final de Novembro/início de Dezembro, não vai chover na primeira quinzena. Ou seja, em vez de termos o "cenário 3" do IM que era o mais provável na altura, temos agora o temido "cenário 1", com o qual o sotavento algarvio entra em situação de seca extrema. :(
Portanto, é bom que o AA de desloque bem para norte...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas tardes,

o GFS nesta última run 12z continua com uma possível situação de chuva interessante e abrangente para nós às 120 horas..:thumbsup:

gfs0126.png




depois a 150 horas mete uma super depressão de 950 hpa perto e a evoluir para os Açores...:lol::rolleyes::shocking:

Isto a confirmar-se era uma situação bem complicada para as ilhas...

gfs0150t.png


...Possivelmente mais um devaneio...

Que nome irão dar a este Furacão já fora de época??
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Quero vagas de frio... :cold: No ano passo se bem me lembro houve uma no início de Dezembro com máximas em Lisboa de ca. 10ºC (algo raríssimo, right? :lol:). Há previsões que indiquem algo nesse sentido para as próximas semans? :)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
depois a 150 horas mete uma super depressão de 950 hpa perto e a evoluir para os Açores...:lol::rolleyes::shocking:

Isto a confirmar-se era uma situação bem complicada para as ilhas...

gfs0150t.png


...Possivelmente mais um devaneio...

Que nome irão dar a este Furacão já fora de época??


... Se tal acontecer não seria a primeira nem a última vez... a ver vamos... o que é certo é que os meteorologistas locais dos Açores apontam para forte instabilidade atmosférica nas próximas semanas aqui nas ilhas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estas runs do GFS até dão vontade de rir ... ou de chorar, quando verificar que vai ser metade ou menos do que eles modelam !!

Uma depressão de 950 ou 960, com precipitação que até foge do registo possivel é simplesmente ridiculo, ridiculo, ridiculo digam voçês o que disserem !!

Atenção á possivel formação da subida da dorsal africana caso haja uma forte depressão muito a Oeste de Portugal !!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Quero vagas de frio... :cold: No ano passo se bem me lembro houve uma no início de Dezembro com máximas em Lisboa de ca. 10ºC (algo raríssimo, right? :lol:). Há previsões que indiquem algo nesse sentido para as próximas semans? :)

Segundo o ECM há a possibilidade do frio entrar já a partir de Segunda Feira dia 14,e em princípio será um frio seco... o GFS mete muito mais chuva e menos frio com depressões e frentes atlânticas ...portanto a conclusão que se pode tirar de momento é que virá nem frio nem chuva... antes pelo contrário....:lmao:

Mas isto apenas a um prazo de 120 horas

Os modelos principais estão muito discordantes e talvez a situação final fique num meio termo entre GFS e ECM ...vamos aguardar....:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta run não me agradou nadinha .. nadinha ... !!
Uma possivel aparição de um anticiclone ainda que de muito curta duração na PI não me agrada nadinha .. nadinha !!

Felizmente isto está muito instável e pode ser que não volte a aparecer ... espero eu !!
Mas tudo muito instável, é impressionante como nem daqui a 72 horas ainda se sabe concretamente o que se vai passar !!
Os modelos ainda nem consegume modelar a 1ª depressão quanto mais uma possível segunda !!
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
quem viu o gfs a 3 dias atras e quem o ve hoje!!

Desiludido com estas duas saidas!!!!

mas o AEMET...da para sonhar um bocado!!

" COTA DE NIEVE: 200-400 M EN EL NORTE PENINSULAR Y
800-1500 EN EL SUR Y BALEARES. " :rolleyes:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O GFS já tem a depressão no Mediterrâneo. O UKMO já mete a depressão no Atlântico. Estão a começar a convergir para uma solução intermédia. Era interessante, que a depressão atlântica, tal como tem o UKMO, e deverá ter o ECM se se mantiver coerente, entrasse só na Quarta e permitisse que o frio se instalasse antes, de modo a que quando chegasse a frente quente pudesse deixar neve a cotas médias.
No dia 18, por mais voltas que dêem, está lá sempre um dilúvio. Em todas as runs dos dois principais modelos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O GFS já tem a depressão no Mediterrâneo. O UKMO já mete a depressão no Atlântico. Estão a começar a convergir para uma solução intermédia. Era interessante, que a depressão atlântica, tal como tem o UKMO, e deverá ter o ECM se se mantiver coerente, entrasse só na Quarta e permitisse que o frio se instalasse antes, de modo a que quando chegasse a frente quente pudesse deixar neve a cotas médias.
No dia 18, por mais voltas que dêem, está lá sempre um dilúvio. Em todas as runs dos dois principais modelos.

Eu não disse que ia tudo atrás do GFS? :p

Importa agora é que os modelos comecem a concordar entre si, comecem a ficar mais "sincronizados" e, se possível, para ficar tudo perfeito, agravem ainda mais a situação.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Eu não disse que ia tudo atrás do GFS? :p

Importa agora é que os modelos comecem a concordar entre si, comecem a ficar mais "sincronizados" e, se possível, para ficar tudo perfeito, agravem ainda mais a situação.

Por acaso foi o GFS a aproximar-se do ECM neste caso (o GFS ainda não tinha a depressão no mediterrâneo)... Agora poderá é haver re-ajuste do ECM tornando a entrada de leste menos fria... Algo que se verá nos próximos minutos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Por acaso foi o GFS a aproximar-se do ECM neste caso (o GFS ainda não tinha a depressão no mediterrâneo)... Agora poderá é haver re-ajuste do ECM tornando a entrada de leste menos fria... Algo que se verá nos próximos minutos.

Ah, então a confusão agora foi minha. :o

De qualquer maneira, penso que antes de acontecer seja o que for, os modelos têm digamos assim espaço de manobra para se sincronizarem mais um pouco, pois não acredito que, na hora H, "o GFS mostre chuva e acerte e o ECM e os outros mostrem cada um a sua coisa" (é uma expressão, para perceberem o que quis dizer).

O que quero dizer é que não acredito que em cima do acontecimento ainda existam discordâncias entre os vários modelos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.