Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
LOOOL essa ta boa
-99
nem na antartida xD

sim o Im preve chuva para quarta e muito frio
assim se se mantiver esta previsao pode nevar em várias regioes do norte
e a ver se tambem chove bastante no algarve que bem precisa :S

Bem isso pelos vistos anda mesmo mau por toda a Europa com essa vaga de frio.

Por aqui pelas ilhas posso dizer que registo nesse momento uma temperatura máxima de 10 graus e pelos vistos nas próximas semanas e já a partir de amanhã os Açores serão confrontados por ventos e chuvas muito fortes.

O Inverno parece que chegou mais cedo.

Só espero que Janeiro e Fevereiro não virem "verão"....

para quem percebe de frances aqui esta uma boa explicação do que se esta a passar :

O apresentador explica que o ar frio se irá estender gradualmente desde a Rússia até à PI, já a partir de hoje, devido ao bloqueio do anticiclone situado bem a norte:).

Será um arrefecimento acentuado, com vento de nordeste, seco, excepto no Mediterrâneo, onde a instabilidade existente provocará chuva e neve.

Situação a manter-se durante toda a semana, com a esperança de na semana do Natal continuar, apimentada por frentes provenientes de oeste, húmidas e fortes...;)

Primer temporal invernal 11/12/2009 Nota informativa

La combinación de un anticiclón en las Islas Británicas, una depresión en el Mediterráneo occidental y una baja en niveles altos en Europa central, que se irá desplazando hasta la Península Ibérica, dará como consecuencia un cambio significativo en la situación meteorológica, que llevará asociada una entrada de aire muy frío por el nordeste peninsular a partir del día 13, frío que irá intensificándose y extendiéndose al resto de la Península en los días siguientes. La sensación térmica se verá acentuada por el viento moderado del norte. Se producirán heladas generalizadas, que serán moderadas en áreas de la mitad norte y puntos de la Meseta sur.

Se producirán precipitaciones en forma de chubascos moderados, que pueden ser localmente fuertes, en áreas del Levante peninsular y Baleares. Serán de nieve en cotas de 200-400 metros en las regiones del Cantábrico oriental y entre 600-1000 metros en el sureste peninsular y Baleares durante los días 13 y 14.

Es probable que se registren vientos fuertes a muy fuertes de componente norte en el Mediterráneo occidental durante los días 14 y 15, provocando áreas de temporal en la mar.

Fonte : AEMET

A razão pela qual detestamos estas entradas... secas: vejasm a 528 aqui tão perto e... seca. Admira-me como continuam a colocar precipitação na cantabria (não consigo ver isso justificado na fax chart, poderei estar errado)

Depois a entrada da frente vinda do Atlantico com a 546 à sua frente (reparem no contorno que a linha 546 faz à depressão atlantica)

Olhando para as 'faxkarten' será dificil que existam possibilidades para cotas anormais. Pelo GFS existe uma muito remota possibilidade no extremo norte de Portugal. No pós frontal, não consegui abrir a carta :D mas ainda é cedo para isso.
Ponto bastante postivido é a precipitação em todo o território.

Eu não sou grande entendido nesta questão dos modelos, mas parece que houve algumas mudanças no GFS e grandes mudanças no ECMWF.

O GFS retirou boa parte do temporal que previa ontem à noite, nada que não se esperasse, mas que ainda assim me deixa desiludido. No entanto, continua a colocar frio Segunda e Terça e precipitação a partir da madrugada de Quarta.

Já o ECMWF... parece-me que nada tem a ver com as últimas saídas, para muito melhor, apresentando várias depressões, até bastante cavadas, perto da Península Ibérica. Não sei se é verdade pois ainda não tenho muita experiência nisto e este modelo apresenta poucos parâmetros, mas até parece que se tornou melhor que o GFS, no que diz respeito a chuva e temporais. Gostava que alguém mais entendido desse o seu ponto de vista sobre isso!

Eu não sou grande entendido nesta questão dos modelos, mas parece que houve algumas mudanças no GFS e grandes mudanças no ECMWF.

O GFS retirou boa parte do temporal que previa ontem à noite, nada que não se esperasse, mas que ainda assim me deixa desiludido. No entanto, continua a colocar frio Segunda e Terça e precipitação a partir da madrugada de Quarta.

Já o ECMWF... parece-me que nada tem a ver com as últimas saídas, para muito melhor, apresentando várias depressões, até bastante cavadas, perto da Península Ibérica. Não sei se é verdade pois ainda não tenho muita experiência nisto e este modelo apresenta poucos parâmetros, mas até parece que se tornou melhor que o GFS, no que diz respeito a chuva e temporais. Gostava que alguém mais entendido desse o seu ponto de vista sobre isso!

Em relação a esse possivel temporal para o final da semana (18/19) esta run das 06 tirou bastante cavamento a essa depressão e o ECM ve esse cavamento possivel ciclogene explosiva, mas o GFS pelo que andei a ver vai voltar a colocar esse temporal nas próximas saídas...quanto a inicio da semana nada se alterou continua a previsão de dois dias muito frios segunda e terça para a partir de Quarta a chuva vinda de SW afastar essa massa fria.

Em relação a esse possivel temporal para o final da semana (18/19) esta run das 06 tirou bastante cavamento a essa depressão e o ECM ve esse cavamento possivel ciclogene explosiva, mas o GFS pelo que andei a ver vai voltar a colocar esse temporal nas próximas saídas...quanto a inicio da semana nada se alterou continua a previsão de dois dias muito frios segunda e terça para a partir de Quarta a chuva vinda de SW afastar essa massa fria.

Parece-me que podemos concluir que a guerra GFS-ECMWF acabou empatada para os dias 14/15/16, ou seja, nem vamos ter tanta chuva e pouco frio como defendia o GFS, nem tão seco como o ECM. Por outras palavras, não vai haver bloqueio total ás frentes atlânticas como previa o ECM nem vai haver completa vitória das frentes atlânticas que retirariam o frio, dando espaço para que este ainda nos atinja por 2 dias.

Espero que tenhas razão, e que o GFS volte a colocar o temporal como na noite passada, esta espectacular. Se o ECM não mostrasse essa possibilidade também, já tinha perdido boa parte das esperanças, mas assim pode ser que dê.

Estado
Fechado para novas mensagens.