...........run das 12z............
esta saida das 12z mantem tudo muito semelhante as anteriores ate meados da proxima semana

.
a crista anticiclonica desloca-se para NW, establecendo-se um anticiclone na gronelandia-islandia.
posteriormente dá-se a separaçao do cavado situado no atlantico NW formando-se uma baixa estacionaria nos açores.
posteriormente da-se a fusão da baixa nos açores com a baixa que se encontra no mediterraneo.
entretanto entra uma massa TM no W/SW da PI com precipitaçao/instabilidade e vento associados.
é provavel a formaçao de uma crista sobre a PI ás 120h, devido á entrada da massa tropical e ao forte "ridging" a leste de uma frente fria em construçao, circunstancias que levam a uma melhoria das condiçoes atmosfericas no sul do pais.
na europa existe um vortice de niveis altos a leste da escandinavia associado a ar frio que se extende sobre o continente e atlantico norte, no mediterraneo continua a actividade ciclonica.
apos as 132h dá-se uma ciclogenese a SW do nucleo-mae estacionado nos açores, a crista rapidamente se deteriora enquanto a baixa de 990-995hpa se desloca para NE.
esta depressao é sem duvida muito interessante sendo que um cenario de ciclogenese explosiva para o proximo fim de semana é muito realista.
ás 156h o complexo depressionario desloca-se rapidamente para leste sobre a PI, enquanto um anticiclone termico se establece na europa central; na europa de norte da-se uma reorganizaçao do vortice polar e na europa de leste e mediterraneo existem areas de baixa de fraca actividade.
após as 180h completa-se a regeneraçao do vortice polar na europa do norte, enquanto o AMP permanece sobre a gronelandia, com este cenario da-se a erosao dos AT na europa, com posterior tendencia para uma NAO- com varios nucleos depressionarios fortes a formarem-se no atlantico central e orbitando o vortice polar no mar do norte entrando na europa e mediterraneo, dando-se uma nova "ridging" na europa de leste e uma apofise entre o AT canadiano e o AMP sobre a gronelandia
