Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Desculpem-me a desconfiança... e apesar de os modelos estarem a indicar isso para já... mas uma dúvida paira por aqui... será que vai ver chuva, ou pelo menos, tanta chuva assim??

Mas nem duvides disso!!!

Outra coisa que vejo possivel é a formação de gelo em especial no centro e Sul devido a chuva que vai cair até ao fim da manha de Sábado e a madrugada seguinte a de Domingo é de temperaturas negativas até perto do Litoral :cold:

A partir de Domingo é só temporais com muita chuva e vento, destaque para dia 22 e dias 23 e 24.

Desculpem-me a desconfiança... e apesar de os modelos estarem a indicar isso para já... mas uma dúvida paira por aqui... será que vai ver chuva, ou pelo menos, tanta chuva assim??

Estamos a poucas horas do início do evento, a frente de amanhã pelo menos está garantida e na minha opinião deixará mais precipitação que a anterior. A partir de Segunda todos os modelos indicam pelo menos cinco dias de instabilidade constante. Mesmo que não haja muita intensidade de precipitação, se houver 15 mm por cada dia que chover, até ao Natal teríamos quase 100 mm.

ai ai ai!!!
data061.gif

sei isto for verdade vamos ter o telejornal de domingo dedicado ao facto de em lisboa estarem 0ºC
o que era bom para todos os amantes da meteorologia.
só é pena é não haver agua para vermos mais um nevão no norte e quem sabe ums flocos aqui para a minha terinha linda.

Esta run do GFS foi bastante esquisita em meu entender pois claro pois colocou na Quarta-Feira um enorme cavamento de 960 hpa a Oeste de Portugal !!
Queria destacar ainda que aquilo que nós precisamos (para quem quer chuva ou muita chuva) não é dessa depressão muito perto de nós pois os ventos gerados não vão estar á volta dela mas mais nas extremidades, bem como a precipitação !!

Contudo acho bem mais provável neste momento a run modelada nas outras runs do dia e mesmo nos dias anteriores !!

De destacar ainda que este tipo de situações recomenda que proximo do evento se olhe mais para o Satélite e menos a modelos ... senão repare-se nas diferenças que o mesmo a meia duzia horas do dito evento ocorreu na Madeira !!
Parece que apenas mais a Norte da Madeira choveu com mais intensidade !!

Isto são situações extremamente voláteis !!

E mais parece-me que isto pode dar-se os modelos darem chuva forte para um lado e fraca para outro e as situações ocorrerem ao contrário ... isto numa faixa máxima de 200 km pois claro !!

Se cair metade é uma sorte !!!
Aqui pro sul terá que cair 80% do que está aí para ficarmos com o mês na média !!

No Algarve tem que chover mais 100 mm para que seja um mês normal.

Peço desculpa estar a pedir isto, mas podem-me por dentro do assunto?

-------------------------

Vi a previsão do IM e como é que para Sábado dão aguaceiros em Viseu e céu pouco nublado para Vila Real?!:unsure:

Peço desculpa estar a pedir isto, mas podem-me por dentro do assunto?

-------------------------

Vi a previsão do IM e como é que para Sábado dão aguaceiros em Viseu e céu pouco nublado para Vila Real?!:unsure:

O stormy ou o Vince respondem melhor que eu. Mas é assim: esta depressão vai influenciar basicamente as regiões a sul da Cordilheira Central, por isso nem deve chover muito em Viseu, e menos ainda em Trás-os-Montes. É mais comum a precipitação não passar ou passar mais enfraquecida para sul do sistema Montejunto-Estrela, mas neste caso sucederá o contrário.

No Algarve tem que chover mais 100 mm para que seja um mês normal.

Devia chover os 70 mm de Outubro, os 80 de Novembro e os 100 de Dezembro e assim as contas ficavam em dia. Para amanhã não aposto em grande coisa, entre 15 a 20 mm para o sotavento. Mas se chover mais de 10 já é uma vitória. Parece que a festa grossa virá a partir de dia 20. Oxalá.

Estado
Fechado para novas mensagens.