Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

ja agora fica tambem aqui previsao de que as tradicionais frentes atlanticas serao escassas o que sera muito importante para que todo o frio europeu desca ate nos

febrain.png

Continuo a não perceber como é que a partir de previsões para o UK traças previsões para Portugal.
Isso para as previsões de Janeiro não resultou muito bem. Todo aquele frio que previas no final de Dezembro, que se iria abater em Janeiro, acabou por não se concretizar.

E quanto a este mapa de precipitação, não vejo onde vês que as frentes serão escassas.:huh:
O interior do UK recebe 70% da precipitação normal, mas o centro de França já recebe mais que 100%, o que significa que até choverá lá mais que o normal.
E quanto a Portugal, não aparece nesse mapa de previsão.

O mês para já começou bem chuvoso. A próxima década do mês prevê-se à partida seca. Quanto à última década, ainda ninguém sabe.

Depois de um Janeiro sim frio (temperaturas entre os -11 e os +4), o mes de Fevereiro tem sido bem quente aqui na Austria. Hoje cheguei aos +14 graus à tarde, incrivel!

Posso dizer que no global, nesta zona da europa, o tempo este inverno tem estado bem mais quente que a média, apesar do inverno mais frio em Portugal e UK.
E até me custa a perceber, compreender, como é possível estar tanto frio em Franca e Reino Unido, quando sao apenas uns 1500 km a oeste!

Nao arrisco em nada falar de arrefecimento global...!

Bem interessante a saída do GFS para o fim de semana antes do Carnaval, com frio de trajecto continental a precipitação associada. Isto são previsões a muito longo prazo, mas a tendência para um Carnaval branco parece existir.

Relamente parece que a tendência será na semana seguinte à próxima a deslocação do ar frio com alguma (pouca) precipitação associada. Era uma situação já previsivel e que sempre esperei que viesse a acontecer mais cedo (sempre pensei que seria esta semana que passou). O certo é que houve um atraso e penso que o Carnaval será branco em muitos locais... ;)

Ainda falta muito tempo mas é bonito de ver a consonância entre GFS e ECMWF :D

Desculpem lá, mas estive a ver o gfs para o fim de semana de 13 a 16 fevereiro e vou passar esse fim de semana a Holanda... é impressão minha ou por aqueles lados de acordo com o modelo vou apanhar muito frio e alguma neve??

Fiquem bem

Desculpem lá, mas estive a ver o gfs para o fim de semana de 13 a 16 fevereiro e vou passar esse fim de semana a Holanda... é impressão minha ou por aqueles lados de acordo com o modelo vou apanhar muito frio e alguma neve??

Fiquem bem

Boas,

O frio parece-me garantido. A precipitação não deverá ser muita mas pode ser que apanhes alguma coisinha :)

Este run do Europeu confima apenas o fim do Inverno e o início da Primavera... Nada de chuva, nada de frio, bloqueio anticliconico a perder de vista, temperaturas agradáveis... voltaremos então ao tempo normal na época. :D

Interessante esta run do GFS. Apesar de ser a muito longo prazo mete risco de neve do norte a sul de Portugal durante cerca de 60h.:rolleyes:

E depois deste episódio de possíveis neves e muito frio, parece estar a avizinhar-se outro logo a seguir.

Pela nova saida do ECMWF, o AA vai-se eternizar aqui na PI por uns bons tempos, com dias amenos e noites frias.

Continuo a não perceber como é que a partir de previsões para o UK traças previsões para Portugal.
Isso para as previsões de Janeiro não resultou muito bem. Todo aquele frio que previas no final de Dezembro, que se iria abater em Janeiro, acabou por não se concretizar.

E quanto a este mapa de precipitação, não vejo onde vês que as frentes serão escassas.:huh:
O interior do UK recebe 70% da precipitação normal, mas o centro de França já recebe mais que 100%, o que significa que até choverá lá mais que o normal.
E quanto a Portugal, não aparece nesse mapa de previsão.

O mês para já começou bem chuvoso. A próxima década do mês prevê-se à partida seca. Quanto à última década, ainda ninguém sabe.

se bem te lembras discutiamos se realmente ia haver uma entrada de frio continental para o inicio de janeiro e eu sempre defendi que tal ia acontecer se tu achas que a temperatura media de janeiro esteve normal para a época e nao mais fria isso é contigo tambem deves achar normal nevar no porto e braga

alem do mais as tradicionais frentes de sudoeste oeste trazem tudo menos frio e tambem devias saber se estas frentes fossem tendencia no resto que falta para acabar o mes o reino unido nao teria uma precipitacao abaixo da media

ja agora tal como da ultima vez para todo aquele frio estar previsto para a centro europa e arredores continuo a prever que haja muito frio no que falta deste mes é facil de perceber no modelo que vai ser muito mis que em janeiro

falamos quando voltar a nevar em sitios pouco habituais ou no fim do mes :thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Pela nova saida do ECMWF, o AA vai-se eternizar aqui na PI por uns bons tempos, com dias amenos e noites frias.

Para os próximos dias, a partir de 3ªfeira dia 10, estamos todos de acordo: o AA aparece com pujança em cima da PI e logo a seguir estende-se para lá das Ilhas Britânicas. Mais dia menos dia (talvez pouco mais de uma semana), irá ser repelido. De que forma? Aposto (por alguns modelos que observei) por uma corrente de ar frio continental, mesmo siberiano.;)

E em termos de precipitação? Claro que o GFS coloca-nos debaixo de neve, do Minho ao Algarve, o exagero do costume.:lol: Sobre esta última questão só nos resta aguardar.

Se me permitem, para terminar e completamente off-topic (ou talvez não), gostaria de deixar uma singela homenagem a Lux Interior, vocalista dos The Cramps, falecido há dias aos 61 anos de problemas cardíacos. Quem porventura se recordar de temas como " Goo Goo Muck" (verdadeira dança da chuva!), compreenderá as minhas palavras...:thumbsup:

Deus abençoe o nosso Forum!

Pois é, amigos.. eu bem tinha dito que o AA vai voltar :D

Pelo menos durante uma semana vamos levar com ele. Depois logo se vê o que se seguirá...

Não dou mais do que uma semana ao AA.

Para os próximos dias, a partir de 3ªfeira dia 10, estamos todos de acordo: o AA aparece com pujança em cima da PI e logo a seguir estende-se para lá das Ilhas Britânicas. Mais dia menos dia (talvez pouco mais de uma semana), irá ser repelido. De que forma? Aposto (por alguns modelos que observei) por uma corrente de ar frio continental, mesmo siberiano.;)

E em termos de precipitação? Claro que o GFS coloca-nos debaixo de neve, do Minho ao Algarve, o exagero do costume.:lol: Sobre esta última questão só nos resta aguardar.

Se me permitem, para terminar e completamente off-topic (ou talvez não), gostaria de deixar uma singela homenagem a Lux Interior, vocalista dos The Cramps, falecido há dias aos 61 anos de problemas cardíacos. Quem porventura se recordar de temas como " Goo Goo Muck" (verdadeira dança da chuva!), compreenderá as minhas palavras...:thumbsup:

Deus abençoe o nosso Forum!

Como te compreendo Veterano. :(
Tal como tive oportunidade de escrever no site oficial: " O melhor performer e os melhores concertos que já vi até hoje"
:bombar:
Desculpem o off-topic

Este run do Europeu confima apenas o fim do Inverno e o início da Primavera... Nada de chuva, nada de frio, bloqueio anticliconico a perder de vista, temperaturas agradáveis... voltaremos então ao tempo normal na época. :D

Sabe sempre bem! .. Já tivemos chuva,frio,neve,trovoada,muito vento..Que venha agora o bom tempo por uns tempos ;)