Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois eu só vejo AA a unica hipoteste ... é ele esticar-se todoem forma oval até ao UK, se tal nãp acontecer teremos AA até ao final do mes pelo menos !!

Mas para ser sincero acho que a paritir de agora isto apenas vai dar AA !!

E será apenas mais um mes abaixo da média qualquer que ela seja !!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pois eu só vejo AA a unica hipoteste ... é ele esticar-se todoem forma oval até ao UK, se tal nãp acontecer teremos AA até ao final do mes pelo menos !!

Mas para ser sincero acho que a paritir de agora isto apenas vai dar AA !!

E será apenas mais um mes abaixo da média qualquer que ela seja !!




Pois mas Aurélio isso tás a ver no GFS, pois no ECMWF lá para os 8 dias há uma mudança de padrão.
Concordo que a cunha anticiclonica onde está, é para durar alguns dias.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Pois mas Aurélio isso tás a ver no GFS, pois no ECMWF lá para os 8 dias há uma mudança de padrão.
Concordo que a cunha anticiclonica onde está, é para durar alguns dias.

A grande questão é até quando o AA vai exercer a sua influência sobre a PI.
A entrada posterior de instabilidade será (esperemos) com um trajecto continental, ao contrário do que se está a passar agora.
Desta forma, tudo se conjuga para um Carnaval branco.
Claro que apenas se trata de especulação, mas o interesse essencial deste fórum (para mim) é, apesar dos poucos conhecimentos teóricos que possuo, usar décadas de observação empírica dos fenómenos atmosféricos. Não é verdade que a história se repete?:p
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
A grande questão é até quando o AA vai exercer a sua influência sobre a PI.
A entrada posterior de instabilidade será (esperemos) com um trajecto continental, ao contrário do que se está a passar agora.
Desta forma, tudo se conjuga para um Carnaval branco.
Claro que apenas se trata de especulação, mas o interesse essencial deste fórum (para mim) é, apesar dos poucos conhecimentos teóricos que possuo, usar décadas de observação empírica dos fenómenos atmosféricos. Não é verdade que a história se repete?:p

Sem dúvida! A tendência parece ser continental no longo prazo do modelo Europeu... Se assim for essas alturas carnavalescas seriam sem dúvida interessantes. Por outro lado e também no meu "amadorismo" de previsão, fica contudo aquele receio de tudo o que venha por via continental, em termos de possível fiasco. Os dias frios nem sempre são sinónimo de animação meteorológica. Resta contudo essa janela do ECM da conjugação a baixas pressões que poderiam criar cenários interessantes.
O problema é que a tanto tempo tudo muda... e embora o ECM esteja tão favorável como ontem, as configurações mudaram totalmente em 12 horas!

A paciência é uma virtude... Mas agora como andamos com barriga cheia, a nossa sensibilidade à previsão meteorológica também se alterou. No ano passado a nossa conversa por estes tópicos era bem, mas bem diferente :p
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Quantos dias teremos AA a influenciar-nos directamente depois de quarta-feira?
é essa a questão que se coloca agora.
Se espreitarmos os modelos a 200 horas temos um vasto leque de opções
e como diz o povo haverá de tudo como na farmácia:
Enquanto o GFS eterniza o AA bem cima de nós

gfsoq6.png
[/URL][/IMG]


já o ECMWF antevê mais situações que iriam encher de novo o nosso forum com inúmeras mensagens ,já que as situações de frio com precipitações regressariam

77359830nl5.png
[/URL][/IMG]

Mas há também outros modelos aqui representados pelo GEM ,que não senhor,
nem uma coisa ,nem outra , mas sim o regresso de frentes atlânticas com
precipitações mais quantiosas quanto mais a norte estivermos

gemqm7.png
[/URL][/IMG]

Vasto e alargado é o leque de opções.
Lá para o início da outra semana cá estaremos para ver quem Hoje tinha razão.
Também concordo com o Psm : "cheira-me que vamos tê-lo (o AA) para muitos dias. Oxalá ande com o olfacto avariado.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
penso que o ecmwf esta bastante bom o gfs nao vale a pena olhar alem de 140 horas anda sempre a toa o europeu é muito mais consintente




na minha opiniao ainda muito frio esta para vir mais tarde ou mais cedo tal como na abertura do topico alguem referia que esta prevista uma onda de frio


as previsoes de temperatura media para este mes sao brutalmente geladas quase nunca visto este fevereiro ainda tem muito para dar






febtemp.png
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
ja agora fica tambem aqui previsao de que as tradicionais frentes atlanticas serao escassas o que sera muito importante para que todo o frio europeu desca ate nos



febrain.png
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A partir de terça, iremos ter sem dúvida a influência do AA, ao fim de mais de 1 mês, iremos assistir aos primeiros dias de céu limpo do ano :w00t::w00t::w00t:

Só é pena que vai estar algum vento, se não teriámos uns dias agradáveis, mas enfim, não se pode pedir tudo :D a nortada é normal nesta altura do ano.