Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

se bem te lembras discutiamos se realmente ia haver uma entrada de frio continental para o inicio de janeiro e eu sempre defendi que tal ia acontecer se tu achas que a temperatura media de janeiro esteve normal para a época e nao mais fria isso é contigo tambem deves achar normal nevar no porto e braga

E eu não defendi o contrário. O que te disse foi que com o mapa que apresentaste era muito escasso acreditar na tua previsão.

Ao que respondeste:
é facil perceber na imagem k tambem a penisula iberica vai ter temperaturas abaixo da media portanto s nao for a proxima semana vai ser mais tarde

Do tipo: O frio há-de vir, se não for para a semana é mais tarde.
Se estamos no inverno, é normal vir frio mais cedo ou mais tarde, ou não?
Ainda assim criticas-te as run como "absurdas". Algo que acabou por não ser. Este inverno, ao contrário do anterior, as runs do GFS até têm estado bastante boas.;)

alem do mais as tradicionais frentes de sudoeste oeste trazem tudo menos frio e tambem devias saber se estas frentes fossem tendencia no resto que falta para acabar o mes o reino unido nao teria uma precipitacao abaixo da media

ja agora tal como da ultima vez para todo aquele frio estar previsto para a centro europa e arredores continuo a prever que haja muito frio no que falta deste mes é facil de perceber no modelo que vai ser muito mis que em janeiro

falamos quando voltar a nevar em sitios pouco habituais ou no fim do mes :thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:

E volto a perguntar: Se nesse mapa, a sul do UK, (mais próximo de Portugal que o centro de UK onde a anomalia é de 70%), a anomalia de precipitação até se prevê positiva, porque dizes que as frentes serão escassas?
Se forem centros depressionários a oeste de Portugal, darão precipitação abundante em Portugal, impedindo o frio do interior europeu de chegar até nós. Darão ainda chuva a França, mas o UK fica com pouca precipitação, certo?
Não estou a dizer que é isso que vai acontecer. Mas pelo mapa que mostras até é provavel. Ou não?

E não é quando nevar nos lugares menos habituais que gostava que me explicasses essa tua interpretação. :hehe:

E eu não defendi o contrário. O que te disse foi que com o mapa que apresentaste era muito escasso acreditar na tua previsão.

Ao que respondeste:

Do tipo: O frio há-de vir, se não for para a semana é mais tarde.
Se estamos no inverno, é normal vir frio mais cedo ou mais tarde, ou não?
Ainda assim criticas-te as run como "absurdas". Algo que acabou por não ser. Este inverno, ao contrário do anterior, as runs do GFS até têm estado bastante boas.;)

E volto a perguntar: Se nesse mapa, a sul do UK, (mais próximo de Portugal que o centro de UK onde a anomalia é de 70%), a anomalia de precipitação até se prevê positiva, porque dizes que as frentes serão escassas?
Se forem centros depressionários a oeste de Portugal, darão precipitação abundante em Portugal, impedindo o frio do interior europeu de chegar até nós. Darão ainda chuva a França, mas o UK fica com pouca precipitação, certo?
Não estou a dizer que é isso que vai acontecer. Mas pelo mapa que mostras até é provavel. Ou não?

E não é quando nevar nos lugares menos habituais que gostava que me explicasses essa tua interpretação. :hehe:

esta semana teve temperaturas bastante invernais logicamente por ser inverno como referes mas eu nao me estou a referir a este tipo de temperaturas habituais para a epoca se a media é tao baixa no centro da europa logicamente isso vai se reflectir aqui em portugal
se bem te lembras o modelo que discutimos em janeiro tinha temperaturas 1 grau abaixo da media este de fevereiro tem temperaturas 3 e mais graus abaixo da media

em relacao as tais frentes atlanticas que sao caracteriscas de tempo ameno todas elas vao direitas ao reino unido nao vao para marrocos

essa precipitacao que o modelo mostra para a penisula e franca provalvelmente vai acontacer sobre outras formas que serao muito mais propicias a chegada do frio ,,, nao te esquecas tambem que no principio deste mes ja tivemos grandes quantidades de precipitacao so falta o frio

em reçlacao ainda a escassa precipitacao naquela regiao da europa pode tambem sugerir que pelo menos durante uma semana pode exatamente naquela zona estar situado o anticioclone e como deves calcular isso vai permitir o fluxo siberiano

para mim aqueles dois modelos a acrecentar a previsao que esta referida no inicio do topica fazem todo o sentido veremos daqui a algum tempo:thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Bla .. bla.. bla bla ...
Eu acho que nesta configuração prevista do AA da forma como está que nem vamos ter frio e muito menos chuva !!

Agora obviamente que isto depende da forma que ele se vier a espreguiçar-se !!
De qualquer modo acho que o que vamos ter será: tempo seco e ameno, ou tempo seco e frio !!
Não acredito neste cenário ...
Sei que é prematuro dizer mas acho que as frentes atlânticas caracteristicas do Inverno !!

Eu ainda estou á espera de uma depressão a Sudoeste do Cabo de São Vicente !!:angry:

esta run das 6z do GFS já moderou bastante o frio sendo que, segundo este modelo, a T.850hpa vai manter-se entre 5 e 0Cº excepto no NE onde será ligeiramente negativa.
nao obstante o cenario ameno do GFS há outrs modelos que metem temperaturas de -7Cº tao a sul como lisboa o que acho que é um exagero.
teremos entao dias amenos e soalheros de dia 11 até dia 15 e dias frescos e probabilidade de precipitação de dia 15 em diante.
boas a todos:thumbsup::):D

A última Run 6 do GFS mostra a grande dificuldade de lidar com o comportamento futuro do AA (que ainda nem chegou até nós!).

O facto é que este Inverno se tem mostrado de constantes mutações: aparecem dias agradáveis, como o de ontem, hoje cai uma morrinha, amanhã chove a valer, a seguir vem o frio, o vento de manhã é de sudoeste, à tarde passa para noroeste, enfim tudo muito incerto.:mad:

O GFS em cada Run altera significativamente o médio prazo, estou convencido que só perto do final da próxima semana poderemos saber o que nos espera neste Carnaval...:huh:

:shocking::shocking::shocking: se aquilo se chega um pouco mais para a esquerda :lmao: mas apreciemos por agora o sol, lá para quarta feira já se verá o fim ao reino do AA.

Efectivamente há uma tendência a delinear-se para o frio se instalar para o final da próxima semana. Se há runs que indicam mais frio há outras que indicam menos frio - a dúvida será que frio teremos, não se o teremos...
Poderemos ter uma situação de frio marcado como poderemos ter uma situação normal de dias amenos e noites frias. Vamos ver o que nos reserva o andar da carruagem.
Por vezes temos tendência a avaliar as runs por aquilo que esperamos que aconteça e não efectivamente olhando de forma objectiva para os cenários dos modelos meteorológicos. Não que isso seja mau, mas por vezes incorremos em grandes desvios em relação à realidade.:rolleyes:

com a run das 12z nem frio nem chuva:( penso que já tivemos muita fruta este inverno:D.....agora é esperar que o general inverno nos diga adeus com a tempestade de 2f:rolleyes::rain:...... pois eu nao acredito em muito mais, é a lei das probabilidades e do equilibrio dinamico;):)
a ver vamos:thumbsup:boas:D

com a run das 12z nem frio nem chuva:( penso que já tivemos muita fruta este inverno:D.....agora é esperar que o general inverno nos diga adeus com a tempestade de 2f:rolleyes::rain:...... pois eu nao acredito em muito mais, é a lei das probabilidades e do equilibrio dinamico;):)
a ver vamos:thumbsup:boas:D

É sempre a mesma dúvida: a run das 12z no 2º quadro, por alturas do Carnaval, apresenta o fim do AA e a consequente instabilidade: chuva, neve (a que quotas?), frio, tudo ainda muito longínquo.:huh:

Até essa data, o AA vai-nos proporcionar tempo estável e as temperaturas vão ser amenas.:)

Fala-se tanto do carnaval e só é dia 24. Até lá temos muito tempo...:thumbsup:
Mas penso que teremos um quadro de AA localizado algures entre o Reino Unido e a Escandinávia a trazer algum ar frio siberiano - quanto só mais tarde veremos...mas o facto é que os vários modelos apontam essa hipótese (longínqua mas já com uma boa tendência para)

gfs-1-276.png

gfs-0-276.png

gfs-2-276.png

vem ai a idade do gelo:lmao::lmao::lmao:

Fala-se tanto do carnaval e só é dia 24. Até lá temos muito tempo...:thumbsup:
Mas penso que teremos um quadro de AA localizado algures entre o Reino Unido e a Escandinávia a trazer algum ar frio siberiano - quanto só mais tarde veremos...mas o facto é que os vários modelos apontam essa hipótese (longínqua mas já com uma boa tendência para)

Neste caso o Europeu está a ser mais consistente do que o Americano!
Está tudo muito incerto! Certo é a visita do nosso Amigo AA... :hehe:
Mas penso que teremos um quadro de AA localizado algures entre o Reino Unido e a Escandinávia a trazer algum ar frio siberiano
Ou não! Tudo aponta para isso! Mas mesmo que a localização do AA seja essa há muitos outros factores que poderá impedir a entrada de ar frio seberiano! Tá tudo muito instável no Himisfério Norte! Nota se a cada run, a cada modelo numérico que sai! :thumbsup:

Boas,

A control run do ensemble do GFS e muitos membros têm panoramas simplesmente deslumbrantes a partir das 192h em consonância com o ECM. A tendência está lá ;)