Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Sim, pelos vistos parece que a torneira fechou :D

Eu avisei que a depressão ia desaparecer :p devido há sua trajectoria esquesita.

Provavelmente agora o AA ficará por aqui em cima de nós, oscilando apenas um pouco mais para a direita ou um pouco mais para a esquerda :lmao: possibilitando assim apenas a entrada de nebulosidade e pouco mais, enfim é o clima que temos, no Verão será mais interessante certamente :w00t: :assobio:
QUOTE]

Apesar de tudo, o europeu ainda dá uma pequena esperança de animação para sexta, em época de vacas magras;)
Agora que o AA continua de pedra e cal, é verdade:angry:

ECM1-96_ywb2.GIF


PS: Tenho fair-play, não me interessam os "prognósticos só no final do jogo", isto a propósito de algumas piadinhas...;)
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Agora em relação aos os Madeirenses, não era eu que queria estar lá não! :D :shocking:


v

Não me importava NADA de estar aí... :(

O que eu queria que viesse para portugal é o que o gfs está a prever para dia 21 a este da madeira, isso sim seria maravilhoso :rolleyes:



CAPE -7 simplesmente...:w00t:

...Simplesmente LINDO, outro dos sítios onde não me importava NADA de estar... :(

Mas passa tudo ao lado... Não temos sorte nenhuma :sad:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Estou de acordo. Enquanto o AA não se afastar mais para oeste, estaremos com uma situação típica de Verão em pleno Inverno:angry:



Tenho de corrigir pois isto não é uma situação tipica de verão, pois essa tem que ter dentro da PI uma depressão termica:)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Tenho de corrigir pois isto não é uma situação tipica de verão, pois essa tem que ter dentro da PI uma depressão termica:)

Correcto PSM, mas eu referia-me apenas à nortada, tão frequente no litoral norte no Verão. Quanto ao AA sair de cima de nós, lembro-me de Invernos em que isso demorou:angry: Acreditemos contudo que valerá a pena esperar:)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tantos dias com o anticiclone em cima não é comum no mês de Fevereiro, que é um dos mais chuvosos do ano e com maior número de dias com precipitação, isto atendendo às normas anteriores a 1990. Se continuar assim até ao final do mês, Fevereiro será um mês seco. Pessoalmente não tenho esperança que a situação mude, atendendo àquilo que os modelos indicam.

Provavelmente precipitação a sério só em Março. Esperemos então que o próximo mês compense a falta de precipitação de Fevereiro. E os amantes da neve não percam a esperança. No passado chegou a never na Serra da Estrela em Junho :D Por isso na Primavera ainda à esperança de neve, pelo menos nos pontos altos do Centro e Norte, porque a cotas baixas este ano hidrológico já será muitíssimo pouco provável.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Nada de muito relevante nas mais recentes saídas dos principais modelos. Com a depressão de 6ª feira a não exercer qualquer influência sobre o território de Portugal continental, o anticiclone entra pelo fim de semana e ganha novo vigor, já com previsões a rondar os 1040hPa no seu núcleo e com uma influência muito próxima...

Com um escudo assim a médio prazo não existe nada de assinalável... E mesmo a longo as perspectivas não são, por enquanto, diferentes do cenário actual!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Nada de muito relevante nas mais recentes saídas dos principais modelos. Com a depressão de 6ª feira a não exercer qualquer influência sobre o território de Portugal continental, o anticiclone entra pelo fim de semana e ganha novo vigor, já com previsões a rondar os 1040hPa no seu núcleo e com uma influência muito próxima...

Com um escudo assim a médio prazo não existe nada de assinalável... E mesmo a longo as perspectivas não são, por enquanto, diferentes do cenário actual!

Não poderia ter dito melhor amigo Vitamos :thumbsup:

O bicharoco anticiclónico está sem dúvida de novo nas suas sete quintas, daqui já não deve sair tão cedo :lmao: tá-se a guardar para o Verão :D

Se querem ir há praia aproveitem agora que depois a partir de Março começa a nortada a intenseficar-se e depois não há nada para ninguém :lmao:

 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Nem a depressão em altura quer nada connosco :angry: espero que isto não dure até ao fim do Inverno porque caso aconteça para mim este belo inverno terminaria da pior maneira possível :disgust: pode ser que a partir de 24/25 isto mude, mas já nem arrisco :unsure:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
para quem dizia que o AA só iria ficar uns diazitos...pois é, o pior aconteceu e agora ninguém o tira daqui. Só é mau porque assim o nosso país nunca mais se livra da situação de seca "quase permanente" graças ao nosso amigo AA, que parece que gostou muito de nós desde 2004 sensivelmente. Estranhei este Inverno começar com muita "fruta", e eu já receava que "algo" viria aí...vê-se agora o resultado ---> AA AA aa aa aa.... Normalmente diz-se, "quando a esmola é grande, o pobre desconfia" e eu sempre tive assim neste Inverno. Mas ainda há sempre aquela esperança que algo nos anime durante esta "pasmaceira meteorológica":thumbsup: