Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Se atendermos à run 18z do GFS, continuamos com bastante frio às 228h, o que não deixa de ser um horizonte ainda pouco credível...:huh:[/QUOTE]

gfs-1-180_ddq9.png


Desculpem, não tinha colocado a imagem na sua dimensão real...:p
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Apenas por curiosidade, nem o Norte de África parece escapar à neve na previsão do GFS às 324h:lol:

gfs-2-324_quv9.png

Veterano andas distraído :p, pois é normal nevar nos montes Atlas no Norte de Marrocos, ora vai lá consultar arquivo do Meteociel e verás.

Aqui tens um exemplo de há 3 dias atrás e não é a longo prazo é o primeiro painel (+6h). ;)

gfs200902061226lu1.png



Não te esqueças que o pico mais alto desta cordilheira montanhosa, o Jbel Toubkal, tem 4167. É normal nevar por lá. :thumbsup:

Peço desculpa pelo off-topic, mas achei importante ser referido. :hehe:

Quanto à saída das 18h, mantém tudo em aberto quanto ao frio e precipitação que esperemos que venham. Sendo que já no primeiro painel, aparece o dito frio.
De destacar ainda que o AA se instala, mas de forma tímida. Pois a ISO 0 anda sempre na P. Ibérica.

rungfs06zmeteocielyn8.gif


:cold: :thumbsup:
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Não me considero um veterano deste Fórum.

Mas já tive a oportunidade de constatar, ao longo de um ano e poucos meses de permanência, o sentido de responsabilidade que emana dos responsáveis deste Fórum, dos mais antigos aos mais jovens, tendo em conta a forma como públicamente são hoje encaradas as informações e considerações que aqui vão sendo produzidas.

O MeteoPT enquanto fórum democrático que respeita a liberdade de opiniões na responsabilidade, tem de facto assumido o importante papel de sede de discussão de questões sérias e densas que têm a ver, não apenas com a meteorologia, mas também com o clima, o conhecimento histórico das expressões climatéricas, com dados estatísticos sobre determinados tipos de ocorrências naturais, sismologia, vulcanologia, efeitos e variabilidade das correntes marítimas, energias alternativas, variáveis geográficas, enfim um mundo de temas aos quais têm correspondido participações que, pessoalmente, considero enriquecedoras da cultura específica que cada um de nós possa transportar.

Na maior parte dessas discussões considero-me um imbondeiro implantado na secura do sertão, que bebe sequiosamente a informação que é dada, consciente da minha ignorância de agora e do futuro, tendo em conta que a minha formação académica não encaixa com o rigor a disciplina e o conhecimento que, necessàriamente, têm que enfocar a análise destes temas. Enfim....

Mas garanto-vos que me esforço, no máximo, por acompanhar a leitura dos modelos meteorológicos dos diferentes aplicativos informáticos que consubstanciam a sua visão de curto, médio e longo prazo, tendo em conta o que aprendi nesta minha participação: além das 72/96 horas, poderemos falar de tendências, mas sobretudo de futurologia....e é assim que reconheço que em grande parte dos casos as previsões para lá destas margens de segurança, por vezes são pura poesia...

O que não quer dizer que percamos a nossa alma de poetas. Sonhar é bom...

Mas perante a deriva de algumas intervenções e projecções que nos últimos tempos aqui têm sido elaboradas, seria talvez tempo de algum recato....Do outro lado desta página , no mundo, real, há quem leve muito a sério o que aqui é escrito...




(este meu escrito é claramente um off -topic....deixo ao critério dos senhores moderadores a sua inserção adequada)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Se forem ver no histórico deste tópico ,tambéu eu brinquei amiúde aos mapas de 300 e tal horas.E às vezes ainda brinco.É bom brincar.
Poder-se-á brincar sempre.Pois se está lá naquela altura, porque não?
Mas faço aqui um pedido/sugestão:
Num dos mais participados tópicos deste já vasto Forum em tempo de Anticiclone,
que a brincadeira não passe disso;
Faço este reparo porque constato que muitas páginas estão a ser preenchidas por " será que vem? será que não? Oh! Em 6 horas já retiraram o cenário. "Espera lá : -já voltaram a por" e mais inúmeros comentários despropositados em cima de previsões destas.
Há 48 horas atrás , o cenário para as 200 ( já não é bem uma brincadeira)estava indefenido.Mostrei na altura .
Agora , para 180 horas assim permanece.
Tempo globalmente seco, tendencialmente frio até às 120 /140 horas.
Depois? há as nuances nuns casos e até algumas divergências, noutros.
O GFS insiste em mais episódios de frio/precipitações/eventualmente mais neves e o Europeu ECMWF nem por isso. Ontem estes modelos tinham posições antagónicas.E estamos a falar para 180 /200 horas.
Se vermos isto nesta prepectiva , entenderemos melhor que aqueles mapas para 320 e tal horas fazem parte da página de lazer do "Jornal dos Modelos de Previsão", mesmo ao lado das Palavras Cruzadas e do Sudoku...
Mas atenção: Haja brincadeira . Sempre.

P.S. : só agora li o post de Olheiro.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
parabens a todos por este forum principalmente aos inumeros iniciantes que apareceram neste inverno memoravel pena que em termos de previsoes haja muita ou quase nenhuma gente entendida. ler modelos qualquer um sabe.


mas nos os amadores ca estamos


pode ser que tenhamos neste forum supostamente o maior em portugal acerca deste tema de a atrair gente entendida que vagueia por foruns muito mais pequenos


:thumbsup::thumbsup::thumbsup:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Fico radioso por ver que as previsoes dos modelos da vaga de frio que tinha visto e colocado aqui em 30 de Janeiro, da accuweather, ainda se mantêm!

Afinal, há umas semanas atrás foi detectada igualmente uma variacao anormal da temperatura na estratosfera que indiciava a vinda de um grande anticiclone de bloqueio a descer do polo para a Europa e que traria o frio!

Nao sei se irá ser histórica ou nao. Mas pelo menos fica a esperanca de novas temperaturas negativas para Portugal e Europa, e previsoes de neve a cotas baixas. Será algures entre 14 e 25 de Fevereiro. Eu aposto para esses dias junto à lua nova, dia 25, a serem especialmente frios.

Ainda anteontem verifiquei uma descida abrupta da temperatura aqui na Austria, num dia estavam 14° por causa dos westerlies, no seguinte nevou com grande intensidade. Fiquei estupefacto com a descida de tantos graus em poucas horas, materializada com um nevao. Pelo menos o Reino Unido já tem sentido os efeitos desta vaga de frio.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Veterano andas distraído :p, pois é normal nevar nos montes Atlas no Norte de Marrocos, ora vai lá consultar arquivo do Meteociel e verás.

Agradeço o teu reparo e ele ainda me toca mais porque tive oportunidade de me deslocar a Marrocos com alguma frequência em afazeres profissionais. Logo, sei que o norte de Marrocos tem um relevo acidentado e podemos dizer um clima continental europeu.:)

No meu post pretendia apenas ironizar com o à-vontade com que o GFS coloca possibilidade de neve em latitudes e altitudes baixas (excluindo é claro os montes e serras), dando a entender a quem não conheça por exemplo o nosso país que ele é frequentemente coberto por um manto branco!:p
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E quando nos esperam uns dias chatos quanto ao seguimento meteorológico, eis que este Inverno, pródigo em entretenimento, nos oferece uma semana de muito interesse quanto ao seguimento de modelos.
O Europeu já prevê, pelo menos uma onda fresca (ainda não é garantido que seja mesmo fria). O GFS tira, põe, tira, põe, e creio que só a partir de amanhã às 12z começará a estabilizar.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
pode ser que tenhamos neste forum supostamente o maior em portugal acerca deste tema de a atrair gente entendida que vagueia por foruns muito mais pequenos


:thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Como mero amador nestas andanças, deixa-me que te diga que existem por cá alguns meteorologistas e pessoas entendidas :)

Apenas uma nota para as palavras sábias do olheiro e nimboestrato. De facto 72h ou , vá lá , 96h são intervalos que à luz dos modelos actuais reflecte algum grau de certeza. Até 180 horas, e caso haja consonâncias entre modelos, podemos desenhar tendências. A partir de 180h temos futurologia...

Por isso brincar é salutar, mas temos sempre que fazer as devidas ressalvas! ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Já agora um breve comentário às runs das 0z dos diversos modelos.

Consonância anticiclónica nos próximos dias, e pelo menos até ao próximo fim de semana, com dias de sol, como anunciado previamente por este tópico.

Quanto ao fim da situação é curiosa a disposição dos diferentes modelos, uma vez que tanto o GEM, NOGAPS e ECM colocam uma entrada fria para daqui a exactamente uma semana... Mas o GFS parece agora reticente...

E esta dança dos modelos, e a troca constante de papéis que faz com que o horizonte de certezas seja muito limitado...

E entre os cenários possíveis existe sempre o "in between" :p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A run das 6z do GFS é o concretizar das preces dos milhares de portugueses que há tanto tempo rezam pela chegada da primavera.
Nem chuva, nem CAPE/LI, nem frio (que fica bem para lá da península Ibérica), nem nuvens... Enfim, pasmaceira meteorológica.

Meteograma do GFS meteopt.com da run das 6z para a capital.



Nem vale a pena mostrar mais meteogramas, pois o cenário é muito idêntico para praticamente todo o território.

Esperemos por melhores run's.:p
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
gfs-1-180_kbz5.png


A run GFS 6z até às 180h não prevê entrada de ar muito frio na PI, em consonância com os outros modelos, sendo porventura o cenário mais realista: o AA a influenciar-nos, estabilidade atmosférica e muito sol.;)

A partir desta data, vamos para já aguardar, por muito vontade que se tenha de mandar uns palpites:p
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
gfs-1-180_kbz5.png


A run GFS 6z até às 180h não prevê entrada de ar muito frio na PI, em consonância com os outros modelos, sendo porventura o cenário mais realista: o AA a influenciar-nos, estabilidade atmosférica e muito sol.;)

A partir desta data, vamos para já aguardar, por muito vontade que se tenha de mandar uns palpites:p

Ora ai está! Esta será provavelmente a run mais realista! :thumbsup: Nao nos esquecemos que o inverno está a acabar! As altas pressoes a aumentar! :P :thumbsup: