Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Tenho conhecimento de um valor de 31,6ºC na Amareleja, no dia 31 de Março de 2005.

Andam para aqui uns exageros incríveis. No ano passado até tivemos um mês de Março relativamente seco, portanto propenso a temperaturas máximas altas, mas não se passou dos 24.5ºC de máxima em Portugal Continental. Em Lisboa não passou dos 22ºC, no Porto pouco passou dos 20ºC.

É tão provável teres 35ºC em Março como a iso -10ºC no Algarve, ou seja, impossível. Não tenho para aqui registos mas a temperaturas máxima alguma vez registada no mês não deve passar dos 31ºC, 32ºC, e claro, terá ocorrido numa situação verdadeiramente excepcional...

pois quando a 10 de fevereiro disse que o inverno tinha acabado analisando os modelos fui criticado, mas parece que infelizmente tinha razão, mas como a esperança é a ultima a morrer pode ser que de 01 a 21 de março possa vir qualquer coisa

Por acaso gostava de saber quais os modelos que analizaste, pois desconheço que existam modelos que permitam dizer que acaba uma estação e começa outra...muito mais quando falta 1 mês para acabar...na altura quase um mês e meio. Por isso não me admira a crítica, tal como criticarei quem disser que o Inverno terminou no dia 20 de Fevereiro...isso não são previsões, pois não se podem basear em nada...mais que 10 dias considero ficção!

O ECM e o GFS mostram um vale depressionário em altitude a partir das 216 horas pode estar aqui o início de uma viragem.

geopotential3250032hpaepl5.jpg

rtavn21616640x480ed8.jpg

Quanto ao inverno acho que é óbvio que inverno tal como o conhecemos este ano já lá foi, mas daí até passarmos a ter Sol até ao próximo Outono vai uma longa distância. E o frio pode sempre voltar tal como no ano passado. Temos perfeitamente tempo para muitas tempestades, chuva, vento, etc. Quem não se lembra da Andrea ou da Balduína ?

.