Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Basta mais um sopro e vai-se a depressão de Quarta-feira !!

A depressão do fim de semana parece que faz todos os esforços para não atingir o nosso país e em especial o sul !!

Amanhã é o dia D !!

Quem vai ganhar ECMWF ou GFS ????

Para quarta-feira (uma eternidade) parace que o frio e a chuva vai dar o toca e foge, pelo menos de acordo com esta run !!

Tenho a impressão que se conseguisses serias tu a dar esse sopro...o que vale é que estás longe e mesmo que sopres terias que o fazer com muita força...
A situação para já é só uma, que é a que se vê nos modelos e já agora a depressão de quarta-feira, mesmo com um sopro poderá nos afectar...agora depende de que lado lhe soprares!:)

Tenho a impressão que se conseguisses serias tu a dar esse sopro...o que vale é que estás longe e mesmo que sopres terias que o fazer com muita força...
A situação para já é só uma, que é a que se vê nos modelos e já agora a depressão de quarta-feira, mesmo com um sopro poderá nos afectar...agora depende de que lado lhe soprares!:)

Se for preciso soprar, então deixem passar o Jet Stream:thumbsup:

gfs-5-174_ocl4.png

A run das 0z tinha o AA a este. A das 6z um pouco mais a oeste. A das 12z colocou-o mais a este. E a das 18z pô-lo mais a oeste. Ora, se estou bem informado, as runs das 6 e das 18 são as menos fiáveis, pois não dispõem de tantos dados medidos como as outras duas. De qualquer modo a hipótese de ir tudo para oriente está em aberto, mas a mais provável, segundo os principais modelos, é a situação manter-se.
Não compreendo tanto pessimismo, se calhar era melhor os modelos porem um AA mesmo do cima de nós até ao Verão? Como já disse aqui, para o grupo dos pessimistas, quando os modelos são maus, estão certos, mesmo às 300 horas. Se são bons vão ficar maus amanhã.

Como já referi anteriormente, o GFS prevê o aparecimento de uma pequena depressão de ar frio, que está incrustada no anticiclone e o faz rodar para leste. O modelo europeu não lhe tem atribuido importância, mas será com base nisto que se joga termos chuva em todo o país ou apenas mais a norte para a semana... :surprise:

gfs-0-120_mvc2.png

Sim, até podia aparecer 1 vez por ano, ou até mesmo haver anos em que não aparecia, mas quando aparecia não era até ao Algarve :lmao: como aconteceu este ano 5 ou 6 vezes, mas são opniões ;) a corrente de sudoeste/oeste, está em total extinção, passando a predorar a noroeste/norte.

Aínda bem! Sim mas concordo que este Outono/Inverno não houve praticamente corrente se sudoeste/oeste!

Aínda bem! Sim mas concordo que este Outono/Inverno não houve praticamente corrente se sudoeste/oeste!

Só este ano ?? já andamos há 5 anos no mesmo, e está cada vez mais evidente.

Por isso é que não há maneira de ultrapassarmos a seca em Portugal...:(

Nem vamos ultrupassar, a tendência é o manter da corrente noroeste/norte nos próximos anos, mas voltemos ás previsões a pequeno-prazo :D

É impressão minha ou a entrada do dia 4 está-se a esfumar de acordo com a run das 0h do GFS e do ECMWF !!

Quanto á precipitação aqui para o sul no fim de semana sem comentários !!