Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só nestas saídas de hoje a depressão estaria logo cavada na Madeira, logo penso que é prematuro encarar esse cenário de vento forte na Madeira com muitas certezas, é esperar pelo menos por mais uma rodada dos modelos. E de qualquer forma, antes vento que a precipitação.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quanto à Madeira, os ventos fortes não vêm ajudar em nada nesta fase de reconstrução e limpeza. Se a precipitação pode felizmente não ser muita, o vento poderá ser muito intenso.

Deixo novamente uma nota, isto é uma previsão ainda a muitas horas, mas é uma tendência que se tem mantido e é seguida pelos principais modelos. Chegou a altura de alguma forma alertar os Madeirenses e não só.

Vento médio a 10 metros:

gfspiv10m069.png


Vento médio a 1300 metros:

gfspiv850069.png

Então mais isso não é os ventos máximos ... .estás dizendo que a madeira terá ventos médios a 1300 metros de altitude (zona alta da Madeira) acima dos 140 km/h:huh:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
é prematuro fazer qualquer previsão! Aguardemos com paciencia e com algum cuidado porque há madeirense que estão entre nós, e sem duvida ainda têm na memória aqueles momentos trágicos! Cabe a nós alerta los de forma responsavel. Analisemos cada situação com muita, muita atenção.

Para já... qualquer alerta seria irresponsável|
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O assunto «Madeira» deve ser tratado com pinças. Aqui e pelas próprias autoridades, pois como sabem o ambiente lá está hipersensivel com a proliferação de todo o tipo de falsos boatos de tempestades e profecias, e sabe-se lá mais o quê. Nas tragédias aparecem sempre lunáticos oportunistas a espalhar boatos apocalípticos. Como o David referiu, o IM já aconselhou na TV a que as pessoas se mantenham com atenção nos próximos dias.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Só nestas saídas de hoje a depressão estaria logo cavada na Madeira, logo penso que é prematuro encarar esse cenário de vento forte na Madeira com muitas certezas, é esperar pelo menos por mais uma rodada dos modelos. E de qualquer forma, antes vento que a precipitação.

Desculpa Vince, mas não é prematuro. Eu fiz o post com algumas reservas sobre o que pode acontecer.

Quando vemos saídas de uma RUN que mostra um determinado cenário o que esperamos da run seguinte? Ou vai melhorar ou vai piorar. Isto é certinho.

Os modelos vão continuar a surgir até Sábado, a conversa no forum vai ser a mesma, epá tá lá nos modelos mas pode não acontecer (e até pode ser isso).

Vamos falar Português, quem olha para estes modelos (nas saídas de hoje) e sabe o que daqui pode resultar no Sábado, tem perfeita consciência que pode ser muito grave o cenário com que nos vamos eventualmente deparar.

As autoridades competentes que façam o seu trabalho em condições e alertem a população com a devida antecedência.

Estas situações fazem-me lembrar uma celebre frase que de alguma forma espelha a mentalidade dos Portugueses "Prognósticos só no fim..."
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim HotSpot , eu sei, mas não duvides que as autoridades com essa função estão em cima do acontecimento e falarão disso quando acharem que é correcto. Há uma coisa chamada alarme social que pode ser tão ou mais perigoso que uma tempestade.
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Incrível e para mais tarde recordar (não me lembro de tal) é o cavamento da depressão previsto pelo NOGAPS, vejam para as 19h de sábado - 945 a 950hpa :surprise: - a nível de pressão, e se não soubéssemos do que se trata, até pareceria que está ali um ciclone tropical! - mas neste caso o modelo prevê um trajecto mais afastado ainda, mais desviado para Noroeste, felizmente...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O que parece estar neste momento practicamente assegurado é o temporal no mar e nas nossas costas, coincidente com um ciclo de marés (não o maior) mas das mais altas do ano. Preia-mar à hora de almoço no sábado e durante o prinicípio da madrugada de domingo. Até por aqui a coisa pode complicar...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Está agora a falar deste evento de sábado!

Relativamente a este evento de Sábado, o Manuel Costa Alves referiu que o IM está a par do assunto, seguindo-o com atenção, falou nos dois modelos, GFS e ECMWF, e como os dois estão em sintonia neste situação (muito vento previsto). Referiu também que ainda falta muito tempo até Sábado, e que até lá a situação poderá sofrer algumas alterações, podendo a sua intensidade ainda ser reduzida. Disse ainda que "SE" a situação se confirmar com a gravidade agora modelada, serão tomadas as devidas providências, e em tempo útil, para avisar a população!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Mas nesta run o GFS dominuiu a precipitação no seu núcleo e bem como os ventos associados !!

Na minha opinião identica a outras tempestades que já tivemos este ano e esta até terá muito menos precipitação ....

Mau Mau ... era se o seu centro atingisse Portugal dado que esta tem caracteristicas algo tropicais com a p+recipitação muito proxima do núcleo e como o núcleo passa a alguns 200 km de Portugal não existe qualquer problema ...

Um dia normal de Inverno com ondulação e vento particularmente intensos mas de curta duração !!

Deves estar a brincar não?!!! não se deve lançar o pânico geral mas mentir também não me parece correcto :disgust: Simplesmente gostaria de saber quando tivemos uma igual a esta já nem digo parecida mas igual com todos os factores que vão alimentar esta depressão que para mim não é uma simples depressão mas uma tempestade extra tropical que nos pode afectar de forma muito séria como pode estar a sua maior actividade ao largo no mar e depois só mesmo em terra na Galiza isso para mim é a única coisa que ainda está em aberto, muito medo me dá se ela encostar com os seus 970hpa ou menos a costa Norte :pray: e não quero com isto lançar o panico mas sim alertar desde já para uma situação que pode ser muito preocupante em alguns locais do Litoral Oeste e terras altas mas principalmente Litoral onde se situa a maior parte da população. Rezem para que o centro se afaste mais para Oeste
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Os Run's parecem ser um pouco mais ligeiro mas é nitidamente os mesmos sintomas. E olhem que a cordilheira de montanha que é a madeira o vento conta e muito...