Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não tenho palavras, vento médio de 82 km/h :surprise: isto dá rajadas de 140 km/h ou mais :shocking:

22895731.png
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Deves estar a brincar não?!!! não se deve lançar o pânico geral mas mentir também não me parece correcto :disgust: Simplesmente gostaria de saber quando tivemos uma igual a esta já nem digo parecida mas igual com todos os factores que vão alimentar esta depressão que para mim não é uma simples depressão mas uma tempestade extra tropical que nos pode afectar de forma muito séria como pode estar a sua maior actividade ao largo no mar e depois só mesmo em terra na Galiza isso para mim é a única coisa que ainda está em aberto, muito medo me dá se ela encostar com os seus 970hpa ou menos a costa Norte :pray: e não quero com isto lançar o panico mas sim alertar desde já para uma situação que pode ser muito preocupante em alguns locais do Litoral Oeste e terras altas mas principalmente Litoral onde se situa a maior parte da população. Rezem para que o centro se afaste mais para Oeste

Lê bem o que eu escrevi ..... mas com olhos de ver !!

Identica a outras que tivemos: Pressão 970 a 980 mb;
Precipitação provavelmente inferior: prevista cerca de 20 mm em 6h;
Ondulação: aqui sim um caso bicudo;
Vento: outro caso bicudo dependente bastante da sua proximidade, rajadas de 80 a 120 km/h no litoral consoante a sua proximidade ou afastamento;

Foi isso que disse Miguel ...
Em relação á precipitação espero um "Dia normal de Inverno
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Lê bem o que eu escrevi ..... mas com olhos de ver !!

Identica a outras que tivemos: Pressão 970 a 980 mb;
Precipitação provavelmente inferior: prevista cerca de 20 mm em 6h;
Ondulação: aqui sim um caso bicudo;
Vento: outro caso bicudo dependente bastante da sua proximidade, rajadas de 80 a 120 km/h no litoral consoante a sua proximidade ou afastamento;

Foi isso que disse Miguel ...
Em relação á precipitação espero um "Dia normal de Inverno

Quem lia não era isso que percebia!! mas mesmo assim não tem comparação possivel com essas que falas de 970 e 980hpa...Quanto a chuvas penso que localmente pode cair muito mais do que o que se espera. E essas rajadas seria no cenário mais optimista da coisa.
 

Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
Olá boa tarde a todos,

Já em tempos tive o meu registo aqui, mas esqueci-me do meu registo pois o volume de trabalho n me permitia vir aqui tantas vezes conforme eu queria.

Sendo que trabalho numa das autoridades que provavelmente deverá ser responsável pelos alertas á população caso a situação que falamos aqui realmente se venha a concretizar, venho informar-vos que até à data não houve nenhum tipo de alerta ou aviso (off the record ou oficioso aqui dentro) sobre a situação do fim-de-semana.

De facto prevê-se muita chuva e muitos ventos fortes, tendo que o IM mencionou ter consciência que poderá ser mais do que isso, não alertou ninguém para esse facto.

Vou continuar a tentar absorver mais informações aqui de dentro e passá-las o melhor possível.

Um abraço a todos,

Raquel.
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Olá boa tarde a todos,

Já em tempos tive o meu registo aqui, mas esqueci-me do meu registo pois o volume de trabalho n me permitia vir aqui tantas vezes conforme eu queria.

Sendo que trabalho numa das autoridades que provavelmente deverá ser responsável pelos alertas á população caso a situação que falamos aqui realmente se venha a concretizar, venho informar-vos que até à data não houve nenhum tipo de alerta ou aviso (off the record ou oficioso aqui dentro) sobre a situação do fim-de-semana.

De facto prevê-se muita chuva e muitos ventos fortes, tendo que o IM mencionou ter consciência que poderá ser mais do que isso, não alertou ninguém para esse facto.

Vou continuar a tentar absorver mais informações aqui de dentro e passá-las o melhor possível.

Um abraço a todos,

Raquel.

Bem vinda de volta :thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Olá boa tarde a todos,

Já em tempos tive o meu registo aqui, mas esqueci-me do meu registo pois o volume de trabalho n me permitia vir aqui tantas vezes conforme eu queria.

Sendo que trabalho numa das autoridades que provavelmente deverá ser responsável pelos alertas á população caso a situação que falamos aqui realmente se venha a concretizar, venho informar-vos que até à data não houve nenhum tipo de alerta ou aviso (off the record ou oficioso aqui dentro) sobre a situação do fim-de-semana.

De facto prevê-se muita chuva e muitos ventos fortes, tendo que o IM mencionou ter consciência que poderá ser mais do que isso, não alertou ninguém para esse facto.

Vou continuar a tentar absorver mais informações aqui de dentro e passá-las o melhor possível.

Um abraço a todos,

Raquel.

Olá Raquel e desde já muito bem vinda ao MeteoPT.

É sempre bom ter alguém de um organismo oficial a participar nesta casa :)

Quanto aos alertas é compreensível que ainda não existam a esta distância temporal. Aguardaremos pois as novidades!

Participa sempre que puderes e quiseres nesta casa!
 

jotasetubal

Cumulus
Registo
21 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Setubal
Boas Tardes, muito provavelmente já muitos de voçes viram esta noticia, no entanto, aqui vai:
""Tenho a convicção de que a Madeira pode voltar a sofrer algo muito semelhante [ao aluvião], entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado", explica ao telefone o meteorologista Anthímio de Azevedo. Isto porque, explica, há uma mancha nebulosa a caminho da Madeira. O fenómeno atmosférico, composto por nuvens denominadas cúmulos-nimbos que carregam água e podem ter até 12 quilómetros de altura, tem características parecidas às do temporal que atingiu o arquipélago no fim-de-semana passado.

"Pelas imagens de satélite que estou a observar, posso dizer que já se formou um sistema nebuloso idêntico ao do sábado passado", acrescenta. O campo de nuvens é mais pequeno mas tem "cerca de três quartos" do tamanho do que provocou o temporal que atingiu a ilha atlântica, provocando a morte a pelo menos 42 pessoas e causando numerosos estragos.

Mesmo assim, a área ocupada pela mancha é "muito maior" que a superfície ocupada pela Madeira. Ainda faltam mais de 72 horas, mas Anthímio de Azevedo, decano das previsões meteorológicas na RTP, afirma que "o razoável, nesta altura, é dizer que pode acontecer. Outra coisa é dizer que vai acontecer. Ninguém pode garantir isso".

Para fazer as suas previsões, o profissional do tempo - já reformado - recorre a informações de cinco satélites geostacionários disponibilizadas pela Universidade de Dundee (Escócia). Também estuda os dados dos NOAA 17 e NOAA 19, dois satélites de baixa resolução norte-americanos. "A fiabilidade dos geoestacionários é grande, mas a nitidez dos NOAA é quase violenta", garante. O cientista admite que a mancha pode desviar-se, mas a probabilidade de que atinja o arquipélago é, no melhor dos cenários, "relativamente grande". O alerta partiu do Instituto de Meteorologia (IM), e por isso o antigo colaborador da RTP assume que "está levantado o alerta vermelho".

A realidade é outra. Humberto Gomes, da Protecção Civil da Madeira, confirma ao i que não receberam "qualquer aviso" nesse sentido e que não estão a adoptar precauções suplementares. O site do IM prognostica chuva moderada para sexta-feira e aguaceiros para sábado, mas uma funcionária do instituto traça um cenário algo mais negro para dia 26: "Muito nublado, com chuvas ou aguaceiros e ventos fortes acompanhados de trovoadas".

O meteorologista Manuel Costa Alves reconhece que há "campos de precipitação com chuva significativa" a caminho da Madeira, mas aconselha prudência. A perturbação pode mudar de direcção, passar a 100 ou 200 quilómetros da ilha, e considera "prematuro" fazer uma avaliação, porque ainda deverá ser afinada "nas próximas horas".

O ex-director do IM evita divergir das previsões oficiais e pede para não "criar alarme". Por outro lado, concorda em que o risco de chuva forte "é grande" e diz que seria imprudente "afastar qualquer hipótese". A avaliação definitiva será feita amanhã, ou seja, 24 horas antes da chegada prevista do "campo de precipitações". "
in ionline - (http://www.ionline.pt/conteudo/4818...algo-muito-semelhante-daqui-dois-dias---video)
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Boas!
Parece que as tendencias dos diferentes modelos são efectivamente para que no sábado tenhamos uma depressão bem cavada a atingir a nossa costa.
Tem todas as caracteristicas de ciclone, onde a precipitação será maior junto ao centro da depressão, que em principio não nos atingirá. Quanto ao vento é que em principio será preocupante, resultando também condições maritimas complicadas.
No entanto, de modelo para modelo o percurso difere. Portanto vamos com calma.
Quanto ao facto das entidades responsáveis não emitirem qualquer tipo de alerta, convenhamos que ainda estamos algo distantes do possivel evento, como tal as entidades como responsáveis que são, não o deverão fazer sem maiores certezas. Irão fazê-lo concerteza 48 horas antes se tal se justificar.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Para já mantem se tudo inalterado... A pressão subiu um pouco! talvez tenha baixado um pouco a sua intensidade! Continuar a acompanhar com atenção... É uma tendência preocupante é certo!
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Pelo GFS parece-me que não está tão cavada como nas runs anteriores, mas passará mais perto do continente na sua transição para nordeste, o que poderá trazer mais chuva do que o inicialmente previsto. Será? :confused:

Ligeiramente mais perto! Mas nada de especial... Á excepção da run das 18z tem tudo se mantido inalterado praticamente! O gfs tem alterado isso sim é a trajectória da mesma! cada vez que modela a depressão mais próxima do continente o cavado tem sido menor, mais afastado maior!
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Pelo GFS parece-me que não está tão cavada como nas runs anteriores, mas passará mais perto do continente na sua transição para nordeste, o que poderá trazer mais chuva do que o inicialmente previsto. Será? :confused:

Também me parece, no entanto trará menos vento, isto no Continente, porque na Madeira o cenário, não é animador, a não ser que se desloque umas boas milhas para norte. Porque se repararem é exactamente na zona da Madeira que a depressão começa a "cavar" grandemente. Esperemos que não seja nada de preocupante, no entanto continuemos a acompanhar a evolução via satélite.