Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 1 Fev 2010 às 01:31.

1. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Nesta nova run do GFS, em termos de vento para o continente, poderemos ter isto:shocking::

Em termos de precipitação para a Madeira, poderá haver uma primeira vaga de maior intensidade, às 06Z de Sexta-Feira, e uma outra às 00Z de Sábado. Note-se que em ambos os casos, a maior quantidade de precipitação deverá passar a Norte da Madeira:

O Vento na Madeira também poderá estar Muito Forte, às 06Z de Sábado:

Uma situação para continuar a acompanhar!

2. seqmad

seqmad
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Jun 2007
    Local:
    Fogueteiro
    Mas agora o centro está exactamente em cima da Galiza e não no Oceano, às 19 horas, com a iso 975 sobre o Minho,e logo a Sul (ou seja sobre o Norte de Portugal) uma data de isóbaras todas juntinhas... é capaz de dar mais vento do que pelas runs anteriores, especialmente se for o sector de Sul a Este do centro da depressão a ter mais vento, como parece ser pelas cartas que vi aqui...

3. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m

De facto tenho ate aqui tomado uma postura defensiva de observação ao que poderia ou não acontecer mas as coisas começam a desenhar-se e o que se desenha pode não ser muito agradável não em termos de precipitação mas sim em termos de ventos ora vejamos:

Primeiramente na Madeira

Continente

Vento a 10m

Vamos aguardar novas saídas calmamente e esperar que ANPC e o IM façam o seu trabalho portanto acho que não vale a pena andarem a pedir alertas, avisos ect pois eles saberão quando difundi-los ;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. RRguru

RRguru
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    28 Jan 2009
    Local:
    6 Km-Norte Loures (250mts.)
    Exactamente, subscrevo

5. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    a depressão faz landfall a Oeste da galiza ás 78 horas:

tendo em conta as caracteristicas da depressão e sua origem isto não é brincadeira nenhuma..já começa a ganhar consistência..

veremos as próximas runs

6. Jota 21

Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Set 2007
    Local:
    Sintra

Interessante.
    Peço desculpa pelo off-topic mas no passado sábado e já em outras ocasiões fiquei bastante desagradado com a forma como Anthímio de Azevedo é tratado na SIC. Estava a ser entrevistado (por Maria João Ruela, penso eu) e praticamente não o deixaram falar. É verdade que ele leva sempre a conversa para as alterações climáticas e para a culpa do Homem nessas alterações mas se o convidam, pelo menos deixem-no falar e explicar melhor as situações... Já não é a primeira vez.
    Outro exemplo foi hoje na Antena 1. Em relação aos Tornados que vão acontecendo por aí, foram pedir uma explicação ao Costa Alves. Não sei se foi só nas noticias que ouvi, ás 9:00h, mas praticamente não disse nada ou se disse , não foi posto no ar. As rádios e as televisões passam horas em debates de futebol , com tipos a ofenderem-se uns aos outros, mas parece não terem tempo para falar de assuntos mais sérios como estes...

7. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    aqui:

http://www.wunderground.com/blog/JeffMasters/show.html

8. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Pois o pior cenário que temia mostrou nesta run, isto não me agrada mesmo nada :( veremos se desagrava alguma coisa mas não estou a ver maneira de isso acontecer :sad:

9. weathor

weathor
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa
    chuva chuva chuva chuva:rain::rain::rain:

até a próxima semana:rain::rain::rain:

10. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    A situação para aqui agravou-se, se há pouco tinha 82 km/h de vento sustentado apenas às 15h, agora tenho não só 82 km/h como 84 km/h, isto é vento muito forte, e durante mais tempo :eek: :shocking::shocking::surprise: eu começo a temer pela minha estação meteorológica instalada no telhado, se com vento "normal", isto é, vento médio de 40 km/h tenho rajadas de 70 km/H e 80 km/h, como será com isto :unsure:

11. sunny

sunny
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    25 Dez 2009
    Local:
    Amadora
    Sem querer minimizar a tua estação meteorológica, o pior é o resto:(os danos em pessoas e bens que possam ocorrer:surprise:e na verdade acho que ninguém sabe muito bem o que há-de fazer para evitá-los, a não ser ficando em casa e esperando que passe?:hehe:

12. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    O windguru coloca ventos médios na zona de Faro de 91 km/h, em termos de rajada bem podem atingir os 150km/h, se este vento em junção com a ondulação e caso, tudo junto seja quando a préia-mar ocorrer, vejo uma situação como ocorreu a 31 de Dezembro de 1998, em que a Ria Formosa entrou Olhão a dentro, não estou a exagerar, só estou a fazer uma relação com os dados de vento e ondulação que estão a ser mostrados. Este temporal pode causar muitos danos na costa algarvia.

13. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Ventos a essa velocidade terão ( se ocorrerem) nível de ciclone tropical em alguns locais ou estou enganado?

14. Nuno

Nuno
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Dez 2006
    Local:
    Setúbal

Penso que não estas enganado, e se meterem para Sagres dão vento constante de 100km/h.
    Só queria aqui alertar para uma coisa, nesse dia as marés serão vivas penso que todas as pessoas sabem o que isso significa ou seja, são marés grandes onde vazam e enchem muito. E a maré cheia será da parte da tarde por isso muita cautela atenção a bens materiais ao pé do mar;)

15. JoãoDias

JoãoDias
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Jun 2008
    Local:
    Avintes, Portogal
    Vamos com calma. Ainda faltam alguns dias e a tendência será sempre de atenuação do que está modelado neste momento, o que levaria a que seja uma situação a seguir com atenção, mas que em minha opinião não levará a consequências tão catastrofistas como as previstas por alguns membros.

Partilhar esta Página