Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Existem todos os dias, agora ainda mais, anónimos que consultam este tópico e que conclusão tiram daqui, no que diz respeito a Sábado.

"Dia normal de Inverno"
"aguaceiros e vento moderado".

Entretanto, nós aqui, quais profetas do fim do mundo imaginamos um autêntico cenário de guerra pelo menos no Litoral.

Em que ficamos?
O que ficam os visitantes a pensar de nós?

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Sempre que se aproxima alguma coisa mais forte .... parece que surge logo o
" Mayday Mauday save our lives"

Não vamos desdramatizar parecendo que não se vai passar nada nem parecer que vem aí o fim do mundo ... é que ás vezes até fico arrepiado ao ler algumas mensagens !!
 


godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
ww_i1x0c254.gif

os modelos do ouro lado da fronteira contiuam a meter medo:surprise:
em quem devemos acreditar?
 

HBene

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Feijó
Já agora aqui fica também o UKMO das 12
10022712_2512.gif


Um pouco menos cavado que nas 00 mas mantém o mesmo trajecto que indicava (de atingir em cheio a galiza e não o litoral centro da costa portuguesa como o GFS)
 

Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
Bem, antes demais, boa tarde a todos. Embora só hoje me tenha registado e claro, coincide com o "Salve-me por amor de ... Deus ou alguem que seja", porém gostaria apenas de dar uma "achega".

Embora não sabia ler, muito bem, mapas, sigo sempre o tempo pelo Windguru. Não sei qual é a fiabilidade deste serviço, mas face ao que já foi dito anteriormente, a previsão de ventos muito fortes diminui de intensidade ( com uma média de 65km/h) e aumentou significativamente a precipitação.

Mas o que me leva a escrever foi o que já foi dito. Ora pelas respostas que aqui vejo, noto que as pessoas entram elas próprias " em depressão " pelo que lêm, escrevem e analizam.

Sinceramente, eu ao ler muita coisa, pensei ... bolas, isto vai ser um furacão de grau 3 praí ...

Eu sou da zona Oeste, mais propriamente Ericeira. Esta zona, por natureza, é muito ventosa. E no fatídico dia da tal "depressão não programada" registamos ventos na ordem dos 200km/h. Mafra registou a rajada mais forte de 176km/h.

O IM continuou a dizer que só tinha registado ventos com rajadas máximas de 140km/h.

Ora uma rajada de 140km/h não é brincadeira, fora disso, mas também não é o causador de tamanha destruição.

Por isso, eu penso que deveriamos ter calma. O tempo é tão volátil como ... bem, acho que não existe nada mais volátil como o tempo. Lembro-me aqui à coisa de 5 anos, uma tempestade tropical apróximava-se de Portugal e chegando perto do continente foi-se dissipando. Mas também existe o outro revés da medalhe que foi o que aconteceu na zona Oeste.

Por isso, sim, vamos analisando e continuando a analisar mas com algum tento na ponta dos dedos, senão antes de chegar a "depressão" entramos nós em depressão :)

Agradeço a todos os utilizadores que fazem deste forum um verdadeiro meio culturamente rico para a aprendizagem e enriquecimento cultural de como ver o nosso clima.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Sempre que se aproxima alguma coisa mais forte .... parece que surge logo o
" Mayday Mauday save our lives"

Não vamos desdramatizar parecendo que não se vai passar nada nem parecer que vem aí o fim do mundo ... é que ás vezes até fico arrepiado ao ler algumas mensagens !!

Por acaso modelos com o Hirlam e UKMO continuam a mostrar uma situação grave como esteve modelado no gfs até à penúltima run.

A última do GFS não sei se é "melhor", porque carrega na precipitação e mais grave que isso, aproxima a depressão da Madeira e por conseguinte a precipitação.

Venha o diabo e escolha, continuo a dizer o mesmo, já devia haver um aviso oficial da parte do IM para o Continente.
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boas tardes:

Noticia IOL.

O tempo vai piorar nos próximos dias, mas o Instituto de Meteorologia recusa-se a falar em «ciclone», conforme foi avançado na imprensa desta quinta-feira.

Para esta quinta-feira estão previstos «períodos de chuva, aumentando de intensidade a partir do final da tarde com vento moderado de sudoeste, soprando forte nas zonas montanhosas, diminuindo de intensidade para o final do dia».

Está, assim, em vigor um aviso amarelo, definido para uma «situação meteorológica potencialmente perigosa».


Na madrugada de sexta-feira, vai chover na Madeira, mas com menos intensidade do que no passado fim-de-semana.

Uma depressão vai passar a Norte da ilha, daí o agravamento do estado do tempo, com ventos que poderão chegar aos 130 kms/h.

As más notícias chegam ao continente no sábado, com aguaceiros e vento moderado.


Ora, ca esta, nada de alarmismos, qdo ca chegar ca se verá qual o aviso a colocar. Vejo que o IM esta muito calmo e P.Civil idem... :disgust: Depois digam que o país nao esta preparado e que não ha meios. Enfim o de sempre e o país que temos!! :(
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Boas tardes:

Noticia IOL.

O tempo vai piorar nos próximos dias, mas o Instituto de Meteorologia recusa-se a falar em «ciclone», conforme foi avançado na imprensa desta quinta-feira.

Para esta quinta-feira estão previstos «períodos de chuva, aumentando de intensidade a partir do final da tarde com vento moderado de sudoeste, soprando forte nas zonas montanhosas, diminuindo de intensidade para o final do dia».

Está, assim, em vigor um aviso amarelo, definido para uma «situação meteorológica potencialmente perigosa».


Na madrugada de sexta-feira, vai chover na Madeira, mas com menos intensidade do que no passado fim-de-semana.

Uma depressão vai passar a Norte da ilha, daí o agravamento do estado do tempo, com ventos que poderão chegar aos 130 kms/h.

As más notícias chegam ao continente no sábado, com aguaceiros e vento moderado.


Ora, ca esta, nada de alarmismos, qdo ca chegar ca se verá qual o aviso a colocar. Vejo que o IM esta muito calmo e P.Civil idem... :disgust: Depois digam que o país nao esta preparado e que não ha meios. Enfim o de sempre e o país que temos!! :(

O IM e a Protecção Civil estão muito calmos e muito lentos:maluco:
Já deveria haver um aviso para o Continente e Madeira....Mas pronto:hehe:
E para estarem a dizer que vai haver aguaceiros e vento moderado:confused:
Não é isso que os modelos preveêm...Preveêm chuva moderada/forte e vento forte/muito forte.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Embora o cavamento da depressão seja uma realidade (em termos de previsão) houve uma alteração significativa muito importante, os modelos já não a apresentam como ciclogénese explosiva (descida da pressão superior a 1 hPa/h em pelo menos 24 horas, forte baroclinicidade em altitude - que implica um deslocamento rápido...etc) daí, aparentemente, sugerir-se um certo desagravamento na intensidade do vento mas maior precipitação - deslocação mais lenta por parte do sistema depressionário.
Os modelos são o que são...e são muito importantes (fundamentais)...as escalas dos fenómenos (espacial e temporal) é que não se compadece com a subtileza fundamental entre uma previsão (interpretação de um Técnico abalizado, da informação disponivel) e da ocorrência dos fenómenos meteorológicos, numa dada região ou local, em determinado espaço de tempo.
Para nós é fácil, somos os treinadores de bancada...que sofremos com o "jogo"...
Temos de perceber que dois, ou três Meteorologistas de turno, garantindo os turnos uma permanência de 24 sobre 24 horas, tendo trabalhos de rotina a cumprir...nestas situaçõe, são bombardeados com Comunicação Social, Avisos extra e Biefings permanentes...acho que os participantes deste fórum podem perceber (com as nossas contradições constantes na opinião sobre os vários eventos) o stress que envolve aqueles Técnicos em dias como estes...
Isto para dizer que é preferivel aguardarmos pelos Comunicados, Avisos e Previsões do I.M. ou da Protecção Civil Nacional (não podem ser os Serviços Municipais de Protecção Civil a pretender informação individualizada para o seu Municipio, por parte do I.M.) que andarmos a sobrecarregar a actividade do Centro Operacional...
 

Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
Olá boas tardes,

Desculpem o desaparecimento, mas muito trabalho :)

Bom até agora, nada de nenhum comunicado do IM relativo à situação de 27FEV10, sem ser o que já aqui foi dito.

Acabei de falar com a colega do gabinete de imprensa e de rever o briefing e nada de alarmismos pelo IM.

Vamos a ver o que vão dizer, a verdade é que as cartas continuam a dar conta de uma situação adversa, como tal, calculo que o bom senso do IM seja em (caso se comprove) lançar um alerta 6f no máximo.

*Não tinha visto a sua mensagem Chingulo, concordo plenamente quando em fala em sobrecarga do comando operacional.
Mas acredite que não são tão poucos técnicos como julga (Não que não tenha razão no que escreve, pois está bastante acertado) .

E sim, de facto os serviços de pc municipais não podem dar alertas individuais, mas recebem informação individual para o distrito que representam...
 
Última edição:

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Depois de tudo o que li e vi aqui, a minha opinião é que nesta RUN o GFS passou-se completamente, começando a atenuar a situação, mas que na RUN das 18 horas vai tudo voltar ao que era dantes.

Parece que o GFS passou de 80 a 8... :maluco:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Com esta é a 3ª saída consecutiva do GFS a desagravar a situação. Tal como antes se deveria ser cauteloso e calmo nas preocupações, agora acho que ainda não se pode dar a situação como amenizada. De qualquer forma é uma tendência relevante nesta altura do campeonato.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Para Carcavelos um desagravamento excelente do site Windguru(que se baseia no GFS). Ontem já tinha estado nos 100 km/hora de vento médio. :eek: Passou para 80 km/Hora,e agora já está nos 58 km/Hora. Penso que assim os estragos que possam haver já não serão graves,ao contrário se fosse com 100 km/Hora de vento médio não faço a mínima o que aconteceria.
Mas se retirou,ainda pode aumentar o vento,mas esperemos que não!
Aumentou a chuva,é verdade,mas em compensação retirou muita da chuva prevista para a próxima semana.

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=1060
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Então e que dizer disto?

gfs_pres_4panel1_eur.gif


Alguém me ajuda a perceber? :rolleyes:

Bem o GFS neste momento desagravou o vento, os outros modelos estão a manter ou a agravar, portanto acho que até à última hora pode ser uma caixinha de surpresas.

A run das 18Z do GFS é importante para perceber realmente a tendência deste modelo que foi o único a mostrar desagravamento do vento.

Amanhã run a run começa a ficar composto o cenário.