Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.

O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.

O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.

Vão lançar 2comunicados em menos de 24horas o que revela incertezas do que pode ou não acontecer. Acho correcta esta postura do IM :thumbsup:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Nós não podemos ver a última saída do ECM, mas este comunicado, e a hora a que foi lançado, dá a ideia clara que o ECM está na linha de todos os outros, com excepção do GFS.

Sim quase de certeza :)

Saliento (e porque o IM hoje já foi por demais criticado) que este comunicado é a meu ver esclarecedor e muito bem elaborado.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não creio que seja a terceira, mas sim a primeira a desagravar. Tenho andado a seguir as velocidades médias máximas das últimas runs para Sintra. Ontem às 12z era de 87 km/h, às 18z saiu um disparate típico desta run, pôs quase 100, às 0z voltou aos 87 e às 6z baixou para 83. Foram 3 runs em 4 praticamente iguais. Esta foi a dissidente, baixou muitíssimo. De resto, HIRLAM, GME, GEM, UKMO, COAMPS mantém o cavamento e percurso original. Para mim, e tendo em conta que o GFS está fora de forma, enquanto não vir o ECM ou o UKMO a recuarem, considero esta saída pouco credível.

Mesmo assim acho que a situação colocada pelo GFS não é muito tranquilizadora, até é parecida à prevista para 23 de Dezembro do ano passado. Pena que a próxima run do ECM seja secreta, acho que não há qualquer hipótese de ver as cartas a 48h. A única hipótese é consultar os sites de previsão que nele se baseiam, msn, Foreca ou Meteogroup.


Obrigado David, a tua observação tem lógica, se considerarmos a das 18z um exagero, a das 12z, 00z e 06z são apenas ligeiramente diferentes.
Agora dava jeito termos o ECM das 12z, dos globais na rodada dos modelos das 12z temos o GFS a desagravar, o UKM a manter. E nos restantes não confio muito.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sem dúvida correcta e prudente a postura do IM face a esta situação, comunicado esclarecedor com actualização prevista para amanhã..:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Obrigado David, a tua observação tem lógica, se considerarmos a das 18z um exagero, a das 12z, 00z e 06z são apenas ligeiramente diferentes.
Agora dava jeito termos o ECM das 12z, dos globais na rodada dos modelos das 12z temos o GFS a desagravar, o UKM a manter. E nos restantes não confio muito.

Mas pode-se comparar 72h, já sobre o Benelux:

GFS - 990 mb

gfs072.png


ECMWF - 970 mb

ecm172.gif


Deve ter sido uma saída louca do GFS.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sinceramente acho que esta tempestade não vai ser muito intensa.
Acho que vai ser fogo de vista.

O que eu acho, é a seguir à frente, vai ocorrer uma entrada polar significativa em toda a Europa. Já se está a sentir esse frio nos Açores; vejam no satélite a entrada.

Sim vai haver chuva forte, mas parece-me que vai passar rápido.
O pior é capaz de vir a ser o vento muito forte no pós-frontal.
E o Março vai começar com bastante frio.
 

Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
Bem, eu sinceramente, como moro numa zona cheia de pinheiros, tenho um pouco mais de receio e sei que vai haver madeira tombada. Só espero que não seja para cima da casa. Se for, olha, não há muito a fazer.

Eu bem disse à minha minha namorada que a casa dos meus pais ia ficar sem pinheiros dentro de 2 ou 3 anos :D:w00t:

Entre que horas será o período mais intenso, alguem me sabe dizer ? ( isto é, previsão )


P.S. E já agora, qual o modelo que está a usar o accuweather e qual a cadência de actualização daquele serviço, alguem sabe?
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Boas!
Esperemos que o GFS desta vez tenha razão, no entanto tenho dúvidas. Normalmente acompanho 3 modelos ECMWF, NOGAPS e o GFS, e dos três o americano NOGAPS na minha opinião é dos mais comedidos, por isso vejam a saida das 12h. Coloca às 7h de 27/2 a depressão ligeiramente mais distante da costa e a passar às 13h de 27/2 ao largo da Galiza e não sobre a Galiza como estava modelado anteriormente, com um "cavamento" entre 975 e os 965 hPa (já na Galiza). Não nos devemos seguir apenas pelo GFS até porque já demonstrou toda a sua fragilidade e desnorteio.
Impressionante é ainda a força com que chega ao sul do Reino Unido 955 hPa.
Tal como disse espero que o GFS acerte desta vez, no entanto duvido.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Bem, eu sinceramente, como moro numa zona cheia de pinheiros, tenho um pouco mais de receio e sei que vai haver madeira tombada. Só espero que não seja para cima da casa. Se for, olha, não há muito a fazer.

Eu bem disse à minha minha namorada que a casa dos meus pais ia ficar sem pinheiros dentro de 2 ou 3 anos :D:w00t:

Entre que horas será o período mais intenso, alguem me sabe dizer ? ( isto é, previsão )


P.S. E já agora, qual o modelo que está a usar o accuweather e qual a cadência de actualização daquele serviço, alguem sabe?

entre as 16horas 4 da manha sera o pico de sul para norte!