Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 1 Fev 2010 às 01:31.

  1. sunny

    sunny
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    25 Dez 2009
    Mensagens:
    40
    Local:
    Amadora
    Desculpe a correcção mas o IM fez um extenso relatório para esse evento(passado cerca de 1 mês) e reconheceu picos de 250 Km/h na zona mais a norte. Conheço bem a zona e vários pinhais foram totalmente abaixo. Só não morreu gente porque foi de noite mas muitas casas ficaram danificadas(arvores caidas em cima) inclusive a minha. As tampas das chaminés voaram e alguns vidros partiram-se. Concordo consigo: não vale a pena entrar em depressão antes da própria depressão cair em cima de nós. Vamos aguardadndo com calma.
     
  2. meteo

    meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    15 Fev 2008
    Mensagens:
    1,943
    Local:
    Oeiras
    Acho que toda a gente que falou no desagravamento disse logo a seguir que poderia piorar no mesmo post. Devemos hoje ainda esperar por agravamento ou desagravamento,mas olhar sempre para as 2 hipóteses.
     
  3. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,023
    Local:
    Oeiras / Portel
    Não creio que seja a terceira, mas sim a primeira a desagravar. Tenho andado a seguir as velocidades médias máximas das últimas runs para Sintra. Ontem às 12z era de 87 km/h, às 18z saiu um disparate típico desta run, pôs quase 100, às 0z voltou aos 87 e às 6z baixou para 83. Foram 3 runs em 4 praticamente iguais. Esta foi a dissidente, baixou muitíssimo. De resto, HIRLAM, GME, GEM, UKMO, COAMPS mantém o cavamento e percurso original. Para mim, e tendo em conta que o GFS está fora de forma, enquanto não vir o ECM ou o UKMO a recuarem, considero esta saída pouco credível.

    Mesmo assim acho que a situação colocada pelo GFS não é muito tranquilizadora, até é parecida à prevista para 23 de Dezembro do ano passado. Pena que a próxima run do ECM seja secreta, acho que não há qualquer hipótese de ver as cartas a 48h. A única hipótese é consultar os sites de previsão que nele se baseiam, msn, Foreca ou Meteogroup.
     
  4. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,585
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

    Excato , acredita-se demasiado num modelo..e esquecem-se que outros existem...como por exemplo o ECM no qual o IM se baseia...

    eu também acredito numa situação que poderá ser complicada...se não for ao nivel dos ventos pode muito bem ser ao nivel de chuvas intensas.. ou até as duas coisas....penso que amanhã já teremos melhores " certezas".. e sinceramente os modelos a partir de amanhã pouco contam..é mais seguir a evolução da situação no satélite...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Addictif

    Addictif
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    25 Fev 2010
    Mensagens:
    42
    Local:
    Ericeira
    Uma dúvida, por ser uma situação tão atípica de acontecer, também não a torna bastante instável e imprevisivél ? Apenas pergunto isto, porque, algo aconteceu para haver esta alteração no modelo...
     
  6. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,040
    Local:
    Madeira - Funchal
    Para a Madeira e sobre o modelo CMC está previsto chuva fraca para a noite de hoje já (aliás as nuvens já se vão chegando a costa) piorando no amanhecer de sexta feira passando a moderada, ficando mais fraca no período da tarde de sexta feira.

    Sobre a Madrugada de Sábado teremos pela minha leitura chuva forte principalmente na zona oeste passando a moderada para a tarde.

    Está é a minha leitura, vou actualizando quando possa tenho reunião de junta de freguesia.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,585
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    E para provar que existem outros modelos... aqui fica fax chart actualizada para Sábado.. a depressão cavada a Oeste de Portugal, isobaras muito juntas que indicam ventos fortes e provavelmente fortes condições de instabilidade associadas à depressão...mares revoltos...isto claro segundo esta carta...

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,411
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Independentemente do comportamento dos modelos seria bom que a tendência de desagravamento se generalizasse. Ventos de 120 km/h ou mais poderiam causar problemas indesejados e que de todo são dispensáveis. Agora também não convém dormir sobre o problema. Continuamos, e mesmo na versão do GFS com ventos sustentados na ordem dos 50km/h com rajadas máximas certamente significativas. Por outro lado a chuva pode começar a ser um problema.

    Vamos acompanhar com a cautela que se recomenda desde o primeiro minuto. A falta de calma neste caso é inimiga de um diagnóstico acertado ;)
     
  9. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,406
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Na minha curta e simples opinião, fora de polémicas e tentando não repetir demasiado coisas já aqui ditas ou desditas:

    - A situação é potencialmente perigosa, tanto na Madeira como no Continente, e não é por acaso que ENTIDADES OFICIAIS vão começando a "mexer-se", a precaver-se, mas com a cautela dada alguma incerteza.

    - Esta incerteza, a situação está ainda algo indefinida, como mostra esta saída muito diferente do GFS tão perto do evento. Afinal não falamos de uma depressão já madura, mas sim que ainda vai quase "nascer". O grau de incerteza é imenso. E mesmo assim muito surpreendente consenso para o que é tem havido!

    - Na Madeira os modelos apontam no geral para passar o pior da chuva (maior problema) ao largo, mas uma ou outra saída aproximam muito, por isso não se pode baixar guarda, lembrando ainda mais o efeito orográfico.

    - No Continente a tendência é para maior perigo do vento que da chuva, como todos já vimos, e como foi dito, uma saída do GFS fora está ainda a perder para a maioria. Existe um risco elevado para já de ventos muito fortes no litoral Oeste.

    Os factos dos modelos (o que temos) são estes, e a maioria vai numa linha. Podem falhar, mas a chance de 3 falharem e 1 que só numa saída virou acertar é reduzida. Mas possível.
     
  10. cova beira

    cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    29 Dez 2008
    Mensagens:
    539
    Local:
    Tortozendo



    a unica coisa que mudou no gfs e tornou a depressao menos cavada foi a rota da mesma o gfs é um bom modelo mas costuma formular varias hipoteses a curtas horas de distancia na minha opiniao a depressao vai passar mais longe da costa mas mais cavada o que fara aumentar o vento e diminuir a precipitacao alias a maior parte dos modelos apontam para isso.


    nenhum de nos esta habituados a analisar este tipo de situacao por isso se torna tao dificil arrriscar a dizer se vai ser grave ou nao se o gfs voltar a cavar a depressao eu penso que existira um grau alto de gravidade com que consequencias é que nao sei?



    a alta temperatura e humidade desta depressao nao me agrada nada
     
  11. alex vieria

    alex vieria
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    31 Dez 2009
    Mensagens:
    730
    Local:
    Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
    Concordo plenamente, e confirmou sobre a chegada dos primeiros pingos de chuva aqui na Madeira. O vento é moderado mas por momento esta calmo!!! A minha opinião sobre o assunto de sábado, diz que o pico será entre as 3h e 6h da madrugada, mas penso que que existira uma anticipação da sua chegada, o que é bom para a Madeira, devido que no momento que ao passar por cá terá uma pressão um pouco acima dos 1000mb, e o seu maior cavamento acontecerá já com alguma distancia da ilha. E ademais acontecerá em horas mas decentes quando a população ainda encontra-se acordada. Porque as 3h e as 6h segundo os modelos indicam, se for assim muitos passarão um noite de um mau dormir!!!
     
  12. sunny

    sunny
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    25 Dez 2009
    Mensagens:
    40
    Local:
    Amadora
    Aí está o Comunicado do IM para o Continente.....
     
  13. Chasing Thunder

    Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Mai 2008
    Mensagens:
    4,285
    Local:
    Couço
    Em relação ao gfs nesta saida é que ele deve de estar é ás "aranhas" com esta depressão:lol:.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. HotSpot

    HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,613
    Local:
    Moita, Setubal
    Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente
    De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.

    O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

    Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

    Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.

    O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

    Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,023
    Local:
    Oeiras / Portel
    Nós não podemos ver a última saída do ECM, mas este comunicado, e a hora a que foi lançado, dá a ideia clara que o ECM está na linha de todos os outros, com excepção do GFS.
     

Partilhar esta Página