Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

sunny

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
40
Local
Amadora
Bem, antes demais, boa tarde a todos. Embora só hoje me tenha registado e claro, coincide com o "Salve-me por amor de ... Deus ou alguem que seja", porém gostaria apenas de dar uma "achega".

Embora não sabia ler, muito bem, mapas, sigo sempre o tempo pelo Windguru. Não sei qual é a fiabilidade deste serviço, mas face ao que já foi dito anteriormente, a previsão de ventos muito fortes diminui de intensidade ( com uma média de 65km/h) e aumentou significativamente a precipitação.

Mas o que me leva a escrever foi o que já foi dito. Ora pelas respostas que aqui vejo, noto que as pessoas entram elas próprias " em depressão " pelo que lêm, escrevem e analizam.

Sinceramente, eu ao ler muita coisa, pensei ... bolas, isto vai ser um furacão de grau 3 praí ...

Eu sou da zona Oeste, mais propriamente Ericeira. Esta zona, por natureza, é muito ventosa. E no fatídico dia da tal "depressão não programada" registamos ventos na ordem dos 200km/h. Mafra registou a rajada mais forte de 176km/h.

O IM continuou a dizer que só tinha registado ventos com rajadas máximas de 140km/h.

Ora uma rajada de 140km/h não é brincadeira, fora disso, mas também não é o causador de tamanha destruição.

Por isso, eu penso que deveriamos ter calma. O tempo é tão volátil como ... bem, acho que não existe nada mais volátil como o tempo. Lembro-me aqui à coisa de 5 anos, uma tempestade tropical apróximava-se de Portugal e chegando perto do continente foi-se dissipando. Mas também existe o outro revés da medalhe que foi o que aconteceu na zona Oeste.

Por isso, sim, vamos analisando e continuando a analisar mas com algum tento na ponta dos dedos, senão antes de chegar a "depressão" entramos nós em depressão :)

Agradeço a todos os utilizadores que fazem deste forum um verdadeiro meio culturamente rico para a aprendizagem e enriquecimento cultural de como ver o nosso clima.

Desculpe a correcção mas o IM fez um extenso relatório para esse evento(passado cerca de 1 mês) e reconheceu picos de 250 Km/h na zona mais a norte. Conheço bem a zona e vários pinhais foram totalmente abaixo. Só não morreu gente porque foi de noite mas muitas casas ficaram danificadas(arvores caidas em cima) inclusive a minha. As tampas das chaminés voaram e alguns vidros partiram-se. Concordo consigo: não vale a pena entrar em depressão antes da própria depressão cair em cima de nós. Vamos aguardadndo com calma.
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Vejo ainda a mesma coisa nos modelos, tempestade muito poderosa a passar muito perto da nossa costa.

Este não é um jornal qualquer:
http://www.elmundo.es/elmundo/2010/02/25/espana/1267112195.html

PS: não entendo como vejo logo pessoal a deitar a toalha ao chão só por uma saída de um modelo :disgust: ainda é uma situação delicada

Acho que toda a gente que falou no desagravamento disse logo a seguir que poderia piorar no mesmo post. Devemos hoje ainda esperar por agravamento ou desagravamento,mas olhar sempre para as 2 hipóteses.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Com esta é a 3ª saída consecutiva do GFS a desagravar a situação. Tal como antes se deveria ser cauteloso e calmo nas preocupações, agora acho que ainda não se pode dar a situação como amenizada. De qualquer forma é uma tendência relevante nesta altura do campeonato.

Não creio que seja a terceira, mas sim a primeira a desagravar. Tenho andado a seguir as velocidades médias máximas das últimas runs para Sintra. Ontem às 12z era de 87 km/h, às 18z saiu um disparate típico desta run, pôs quase 100, às 0z voltou aos 87 e às 6z baixou para 83. Foram 3 runs em 4 praticamente iguais. Esta foi a dissidente, baixou muitíssimo. De resto, HIRLAM, GME, GEM, UKMO, COAMPS mantém o cavamento e percurso original. Para mim, e tendo em conta que o GFS está fora de forma, enquanto não vir o ECM ou o UKMO a recuarem, considero esta saída pouco credível.

Mesmo assim acho que a situação colocada pelo GFS não é muito tranquilizadora, até é parecida à prevista para 23 de Dezembro do ano passado. Pena que a próxima run do ECM seja secreta, acho que não há qualquer hipótese de ver as cartas a 48h. A única hipótese é consultar os sites de previsão que nele se baseiam, msn, Foreca ou Meteogroup.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vejo ainda a mesma coisa nos modelos, tempestade muito poderosa a passar muito perto da nossa costa.

Este não é um jornal qualquer:
http://www.elmundo.es/elmundo/2010/02/25/espana/1267112195.html

PS: não entendo como vejo logo pessoal a deitar a toalha ao chão só por uma saída de um modelo :disgust: ainda é uma situação delicada


Excato , acredita-se demasiado num modelo..e esquecem-se que outros existem...como por exemplo o ECM no qual o IM se baseia...

eu também acredito numa situação que poderá ser complicada...se não for ao nivel dos ventos pode muito bem ser ao nivel de chuvas intensas.. ou até as duas coisas....penso que amanhã já teremos melhores " certezas".. e sinceramente os modelos a partir de amanhã pouco contam..é mais seguir a evolução da situação no satélite...
 

Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
Uma dúvida, por ser uma situação tão atípica de acontecer, também não a torna bastante instável e imprevisivél ? Apenas pergunto isto, porque, algo aconteceu para haver esta alteração no modelo...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Para a Madeira e sobre o modelo CMC está previsto chuva fraca para a noite de hoje já (aliás as nuvens já se vão chegando a costa) piorando no amanhecer de sexta feira passando a moderada, ficando mais fraca no período da tarde de sexta feira.

Sobre a Madrugada de Sábado teremos pela minha leitura chuva forte principalmente na zona oeste passando a moderada para a tarde.

Está é a minha leitura, vou actualizando quando possa tenho reunião de junta de freguesia.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E para provar que existem outros modelos... aqui fica fax chart actualizada para Sábado.. a depressão cavada a Oeste de Portugal, isobaras muito juntas que indicam ventos fortes e provavelmente fortes condições de instabilidade associadas à depressão...mares revoltos...isto claro segundo esta carta...

ppvi89e.png
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Independentemente do comportamento dos modelos seria bom que a tendência de desagravamento se generalizasse. Ventos de 120 km/h ou mais poderiam causar problemas indesejados e que de todo são dispensáveis. Agora também não convém dormir sobre o problema. Continuamos, e mesmo na versão do GFS com ventos sustentados na ordem dos 50km/h com rajadas máximas certamente significativas. Por outro lado a chuva pode começar a ser um problema.

Vamos acompanhar com a cautela que se recomenda desde o primeiro minuto. A falta de calma neste caso é inimiga de um diagnóstico acertado ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Na minha curta e simples opinião, fora de polémicas e tentando não repetir demasiado coisas já aqui ditas ou desditas:

- A situação é potencialmente perigosa, tanto na Madeira como no Continente, e não é por acaso que ENTIDADES OFICIAIS vão começando a "mexer-se", a precaver-se, mas com a cautela dada alguma incerteza.

- Esta incerteza, a situação está ainda algo indefinida, como mostra esta saída muito diferente do GFS tão perto do evento. Afinal não falamos de uma depressão já madura, mas sim que ainda vai quase "nascer". O grau de incerteza é imenso. E mesmo assim muito surpreendente consenso para o que é tem havido!

- Na Madeira os modelos apontam no geral para passar o pior da chuva (maior problema) ao largo, mas uma ou outra saída aproximam muito, por isso não se pode baixar guarda, lembrando ainda mais o efeito orográfico.

- No Continente a tendência é para maior perigo do vento que da chuva, como todos já vimos, e como foi dito, uma saída do GFS fora está ainda a perder para a maioria. Existe um risco elevado para já de ventos muito fortes no litoral Oeste.

Os factos dos modelos (o que temos) são estes, e a maioria vai numa linha. Podem falhar, mas a chance de 3 falharem e 1 que só numa saída virou acertar é reduzida. Mas possível.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Uma dúvida, por ser uma situação tão atípica de acontecer, também não a torna bastante instável e imprevisivél ? Apenas pergunto isto, porque, algo aconteceu para haver esta alteração no modelo...




a unica coisa que mudou no gfs e tornou a depressao menos cavada foi a rota da mesma o gfs é um bom modelo mas costuma formular varias hipoteses a curtas horas de distancia na minha opiniao a depressao vai passar mais longe da costa mas mais cavada o que fara aumentar o vento e diminuir a precipitacao alias a maior parte dos modelos apontam para isso.


nenhum de nos esta habituados a analisar este tipo de situacao por isso se torna tao dificil arrriscar a dizer se vai ser grave ou nao se o gfs voltar a cavar a depressao eu penso que existira um grau alto de gravidade com que consequencias é que nao sei?



a alta temperatura e humidade desta depressao nao me agrada nada
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Para a Madeira e sobre o modelo CMC está previsto chuva fraca para a noite de hoje já (aliás as nuvens já se vão chegando a costa) piorando no amanhecer de sexta feira passando a moderada, ficando mais fraca no período da tarde de sexta feira.

Sobre a Madrugada de Sábado teremos pela minha leitura chuva forte principalmente na zona oeste passando a moderada para a tarde.

Está é a minha leitura, vou actualizando quando possa tenho reunião de junta de freguesia.

Concordo plenamente, e confirmou sobre a chegada dos primeiros pingos de chuva aqui na Madeira. O vento é moderado mas por momento esta calmo!!! A minha opinião sobre o assunto de sábado, diz que o pico será entre as 3h e 6h da madrugada, mas penso que que existira uma anticipação da sua chegada, o que é bom para a Madeira, devido que no momento que ao passar por cá terá uma pressão um pouco acima dos 1000mb, e o seu maior cavamento acontecerá já com alguma distancia da ilha. E ademais acontecerá em horas mas decentes quando a população ainda encontra-se acordada. Porque as 3h e as 6h segundo os modelos indicam, se for assim muitos passarão um noite de um mau dormir!!!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.

O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.

O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.

O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.

O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.

Nós não podemos ver a última saída do ECM, mas este comunicado, e a hora a que foi lançado, dá a ideia clara que o ECM está na linha de todos os outros, com excepção do GFS.