Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Agora com esta das isos altas perdi-me!:huh: Qual é a influência das isos altas a 850 hPa na severidade da situação? Não sei se será offtopic, mas alguém poderia explicar-me esse influência? Tem a ver com a subida rápida da temperatura a essa altura e aos gradientes provocados??:huh:

É um contraste térmico nada usual aqui na nossa zona. Três massas de ar distintas, fria, quente e ainda a húmida.
 


Ti_Alex

Cirrus
Registo
24 Dez 2009
Mensagens
10
Local
Castelo Branco
O estranho é oficialmente ainda não haver um comunicado a alertar a população do que vai ocorrer sábado... Mesmo que não ativassem nenhum aviso, era importante o povo ser informado do que eventualmente poderá acontecer!!!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Carta de superfície do UKMO para Sábado:shocking::unsure:

ppvm89.png


A seguir com atenção, bastante ameaçadora a depressão que está a ser modelada agora.. vem de latitudes baixas praticamente "tropicais" e cava muito às nossas "portas" ...que situação estranha e invulgar....
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
É um contraste térmico nada usual aqui na nossa zona. Três massas de ar distintas, fria, quente e ainda a húmida.


A depressão a transportar ar quente e humido de latitudes cujo a temp. da água do mar é mais elevada, essa mesma depressão a levar uma injecçao de ar frio catapultada de um nucleo de 990\995 hpa possicionada a Nw de portugal. Favorece sem duvida a ciclogenese intensa e rápida da mesma!
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Carta de superfície do UKMO para Sábado:shocking::unsure:

ppvm89.png


A seguir com atenção, bastante ameaçadora a depressão que está a ser modelada agora.. vem de latitudes baixas praticamente "tropicais" e cava muito às nossas "portas" ...que situação estranha e invulgar....

sim
o IM prevê chuva e vento extremamente forte
mas sinceramente estão a desiludir
nunca avisam de nada
depois vão para a tv explicar o que aconteceu
enfim
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
As várias propostas, hoje disponíveis, apontam para um cenário preocupante que se espera não aconteça...todo o cuidado é pouco...mas atempadamente devem-se tomar precauções.
Em termos meteorológicos, apresenta-se um cenário de ciclogénese explosiva, em que, associado ao vento muito forte com rajadas, se tem de ter em conta o estado do mar (maré barométrica incluida).
O constactar a possibilidade de ocorrência de um fenómeno severo não é lançar panico é ajudar a tomar precauções.
Aguardemos as próximas propostas dos modelos...os avisos do I.M. e os alertas da Protecção Civil, pois ainda faltam alguns dias...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
sim
sim
o IM prevê chuva e vento extremamente forte
mas sinceramente estão a desiludir
nunca avisam de nada
depois vão para a tv explicar o que aconteceu
enfim

Os avisos por parte do IM só acontecerão quando a previsão estiver mais consolidada..de momento são apenas previsões dos modelos a uma distãncia não muito grande é certo mas de momento ainda não há certezas sobre localização exacta e intensidade do evento...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Os avisos por parte do IM só acontecerão quando a previsão estiver mais consolidada..de momento são apenas previsões dos modelos a uma distãncia não muito grande é certo mas de momento ainda não há certezas sobre localização exacta e intensidade do evento...

Nem mais, situações destas são de dificil modelagem! Ainda é cedo para preocupações que a esta distância ainda não são, nem podem ser preocupantes!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os avisos por parte do IM só acontecerão quando a previsão estiver mais consolidada..de momento são apenas previsões dos modelos a uma distãncia não muito grande é certo mas de momento ainda não há certezas sobre localização exacta e intensidade do evento...

O IM e provavelmente todos as instituições do género em todo o mundo, só quando se entra nas 72 horas é que há mais confiança nas previsões de modelos. É fácil para privados ou amadores estarem sempre uns dias à frente (até para se vangloriarem das previsões ignorando os muitos falhanços), não tem responsabilidades nem pressão social em cima, mas uma instituição com responsabilidade não pode estar sempre a disparar alertas a mais do que essa distância.
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Nem mais, situações destas são de dificil modelagem! Ainda é cedo para preocupações que a esta distância ainda não são, nem podem ser preocupantes!

mas mais vale prevenir
na madeira no dia antes o IM não fezz nenhum alerta de especial
quando acordo no dia a seguir vou ao site e tava alerta vermelho
acho que no dia já nao fazia falta depois de o mal tar feito
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Bem, não deixa de ser curioso o facto de a previsão detalhada do IM apontar para sexta feira uma melhoria do estado de tempo geral quando aqui está mais que provado que os modelos indicam o contrário. E mais: hoje durante madrugada e todo o dia o grande Porto esteve a ser bombardeado com um forte temporal, com valores registados que tocaram no laranja para precipitação, e amarelo e laranja para trovoadas (frequentes e dispersas; frequentes e concentradas); vento com rajadas acima dos 70 km/h no litoral. Um espectáculo que muita gente daqui teve oportunidade de assistir e registar (ver litoral norte)

Tudo o que esteve em vigor durante o dia de hoje, alias, durante a tarde, foi o amarelo e laranja de vento para as terras altas e laranja para agitação maritima, tendo estado de manhã em vigor o amarelo para precipitação - isto no Distrito do Porto.

Onde quero chegar? é que se os avisos existem e estão devidamente classificados, porque é que o IM também não é rigoroso na sua utilização? Apesar de ter sido essencialmente um dia bonito e único para muita gente (e para mim), ha quem tenha tido dificuldades com aquilo que não contava.

Espero não estar a ser excessivo, mas hoje assim foi :confused:
 
Última edição:

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
mas mais vale prevenir
na madeira no dia antes o IM não fezz nenhum alerta de especial
quando acordo no dia a seguir vou ao site e tava alerta vermelho
acho que no dia já nao fazia falta depois de o mal tar feito

Vai-me desculpar mas penso que está a ver mal o problema.
1 - O parâmetro quantidade da precipitação é muito dificil de quantificar em termos de previsão.
2 - A orografia da ilha tem um papel extraordinário na diferenciação das quantidades da precipitação...numa ilha relativamente pequena as quantidades de precipitação no Pico do Areeiro ou na Bica da Cana não têm nada a ver com os valores da precipitação na Ponta de S. Lourenço ou na ilha do Porto Santo.
3 - Nas condições actuais, a previsão das quantidades de precipitação, posteriormente registadas, era impossível de ser feita.
4 - O I.M. não faz alertas mas sim avisos Meteorológicos...se o fenómeno meteorológico extremo não afectar populações, não deixa de ser um fenómeno relevante. Compete à Protecção Civil, perante determinado aviso e tendo em conta determinados contextos fazer alertas à população.
5 - Dadas as circunstâncias, não acho justas as referências ou insinuações que são feitas ao I.M. e estou à vontade para dizer isto.

Cumpts
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Essas depressões quase que vos posso garantir, que trazem mais vento do que chuva.

Pontualmente pode trazer chuva forte acompanhada por ventos muitos fortes aquando da passagem do sistema frontal mas posteriormente da sua passagem acreditem que é mais vento do que outra coisa.

Eventualmente as povoações litorais e/ou costeiras podem é sofrer algum dano com a ondulação mas regra geral é mais vento do que chuva.

Espero não estar enganado...