Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Gostava de ver o modelo meteopt mas nesta run a depressão na parte mais activa deve andar perto dos 976hpa :w00t:

É a saída mais cavada de sempre (uns 974 no centro ? em frente a Portugal), pode ser memorável para tirar o pó aos barómetros, mas curiosamente já houve saídas com mais vento do que estas últimas. Lá está, a pressão só por si não diz tudo, interessa também é os gradientes, e a Érica é um bocado relaxada nos mesmos precisamente do lado leste , sobre terra.


animrv0.gif
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Assim como as Runs mudaram muito de ontem para hoje, puderão mudar de hoje para amanhã...é preciso calma e penso que se a situação justificar irão ser difundidos avisos na comunicação social, porque apesar de tudo penso que o IM também não está a dormir!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
É a saída mais cavada de sempre (uns 974 no centro ? em frente a Portugal), pode ser memorável para tirar o pó aos barómetros, mas curiosamente já houve saídas com mais vento do que estas últimas. Lá está, a pressão só por si não diz tudo, interessa também é os gradientes, e a Érica é um bocado relaxada nos mesmos precisamente do lado leste , sobre terra.


animrv0.gif

Aínda bem...penso que o vento só serve para uma coisa, fazer estragos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mesmo assim temos aí a 54h ventos que não são de brincar...

Sim, são possíveis rajadas de 100 km /h em alguns locais sobertudo durante a aproximação e passagem da frente! 100 km /h já é um vento considerável e que faz alguns estragos!
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Eu desde que ando por estas andanças que nunca tinha visto nada assim!!:surprise::surprise:
Este panorama é de facto impressionante!:eek:
Como já anteriormente falaram, o cenário de seca meteorológica não vai ser falado nos próximos tempos!

78724344ie9.jpg
[/URL][/IMG]

Vão ser dias dificeis para algumas pessoas. Espero que todos os organismos estejam preparados para o que aí vem.
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Eu desde que ando por estas andanças que nunca tinha visto nada assim!!:surprise::surprise:
Este panorama é de facto impressionante!:eek:
Como já anteriormente falaram, o cenário de seca meteorológica não vai ser falado nos próximos tempos!

78724344ie9.jpg
[/URL][/IMG]

Vão ser dias dificeis para algumas pessoas. Espero que todos os organismos estejam preparados para o que aí vem.

Não sei não. Em Portugal...:disgust:
Quando contei o que vinha aí à minha mãe ela começou a dizer que eu era tonto e para não andar por aí a assustar ninguém. :angry:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não sei não. Em Portugal...:disgust:
Quando contei o que vinha aí à minha mãe ela começou a dizer que eu era tonto e para não andar por aí a assustar ninguém. :angry:

Não te preocupes que depressa vai mudar de opnião :D:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu desde que ando por estas andanças que nunca tinha visto nada assim!!:surprise::surprise:
Este panorama é de facto impressionante!:eek:
Como já anteriormente falaram, o cenário de seca meteorológica não vai ser falado nos próximos tempos!

78724344ie9.jpg
[/URL][/IMG]

Vão ser dias dificeis para algumas pessoas. Espero que todos os organismos estejam preparados para o que aí vem.


Não vejo nada de muito extremo, com toda a sinceridade. Se caíssem os +109m todos de uma vez num par de horas como pode acontecer na primavera ou outono com sistemas convectivos de mesoescala seria preocupante, mas isso é precipitação distribuída ao longo de muitas horas e dias. Estamos no Inverno,terá que cair assim de vez em quando, surpreendeu-me foi no Outono não termos tido precipitação desse género. Se calhar agora está a corrigir com uma situação mais de primavera do que de Inverno, ou um misto de temporal de vento de inverno com precipitação mais intensa de primavera.