Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

meo

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
62
Local
caneças
bom dia
de facto o IM esta muito confiante nas sua previsoes hoje de manha nas noticias da radio dao queda de neve a partir da tarde de hoje com cotas de 500 m e em sitios pouco abituais:shocking::thumbsup:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
gfs-2009012300-0-24.png


gfs-0-66.png


Bom dia, eu não sou nenhum pró em meteorologia mas ao olhar para a depressão que ai vem faz-me lembrar a tempestade que afectou Espanha e França na semana passada.
Espero estar enganado e quero que me digam que estou enganado pois Portugal não está preparado para ventos de 150 ou mais:shocking::shocking::shocking:
é que eu tou com medo:unsure:


Calma , trata-se apenas de uma depressão cavada com bastante chuva e ventos, ventos estes que diminuirão rápidamente á medida que ela avança sobre nós...não é nenhum furacão...:)

A situação no Norte de Espanha e França foi diferente pois a depressão teve uma ciclogenesis explosiva ( cavou muito em pouco tempo) e os gradientes de pressão eram muito marcados naquela zona provocando os tais ventos de 150 km /h...esta tem gradientes mais relaxados como já referiu o Vince...e as rajadas não ultrapassarão os 100/km /h na minha opinião ( o que também é significativo mas longe de provocar aqueles estragos como foi em Espanha e França):thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Outra coisa para a qual chamo desde já a atenção é para as chuvas que podem cair dias 5 e 6 em que vem de SW e poderá ser complicado pela sua persistência :shocking:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Exactamente, estava a pensar nisso precisamente :) E nesse aspecto é grande a convergência ECM/GFS.

É realmente impressionante a injecção de ar frio que ambos os modelos apontam para a semana e que provocará a alimentação contínua da depressão a noroeste da P.I. com eventuais sucessivas frentes a atravessar de lés-a-lés o territótrio continental.Mas a convergência fica-se pelo dia 6. A partir daí o ECMWF retira a máquina alimentadora de tal injecção/advecção
( a aliança do A da Gronelândia com o dos Açores) mas o GFS eterniza até ao limite essa situação o que a verificar-se poder-se-ía desde já pensar em precipitações bíblicas.
Mas isso são cenários a muita , muita distância e às vezes até para o dia seguinte as coisas não correm como o previsto:
-veja-se o caso desta frente de hoje que parece que se atrasou um pouco.
Quanto à Érica , confesso que estou curiosíssimo para ver que manifestações se revestirá.
Não é em todos os Invernos , sabemos bem,que surgem depressões tão cavadas junto à P.I..
Chuva e ventos fortes estão garantidos.Trovoadas e granizadas com quase toda a certeza.Cotas de neve? O IM continua a colocar a fasquia demasiado alta ( cotas a meu ver, demasiado baixas) mas , quem sou eu?
Enfim lá para o final de Domingo far-se-á aqui o balanço da Érica e de olhos postos nessa semana que promete , mas não há já dúvidas que este Inverno que já estaria na vitrina dos mais movimentados das ultimas 2 décadas sem contar com o que aí vem,está sensacional para quem vive intensamente a Meteorologia.
Habemos Inverno, finalmente...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Continuo a achar a cota do IM descabida pois "Queda de neve acima dos 1200 metros, baixando gradualmente a cota para 500 metros a partir da tarde" pois neste momento Bragança está com 8.6ºc eu estou com 7.1ºc será que a temperatura vai descer 7ºc pelo menos durante a tarde :D
custa-me a acreditar

gfs-1-12.png


O que eles estão a ver que nos não estamos :rolleyes::confused:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
bom dia
de facto o IM esta muito confiante nas sua previsoes hoje de manha nas noticias da radio dao queda de neve a partir da tarde de hoje com cotas de 500 m e em sitios pouco abituais:shocking::thumbsup:

Eu só vos digo isto:

Segundo o GFS, em Lisboa deveriam estar agora 14,5ºC e vento forte de Sul. Segundo esse mesmo modelo, o vento só rodaria para Oeste a partir das 15h em Lisboa.

GFS meteoPT.com, run das 6h



Ora pouco passa do meia dia, a «Dina» ainda nem se instalou totalmente, e o vento já está de ONO/NO, e a temperatura aqui em Odivelas nos 9,6ºC.

Querem ver que o IM tem mesmo razão?!
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Eu só vos digo isto:

Segundo o GFS, em Lisboa deveriam estar agora 14,5ºC e vento forte de Sul. Segundo esse mesmo modelo, o vento só rodaria para Oeste a partir das 15h em Lisboa.

GFS meteoPT.com, run das 6h



Ora pouco passa do meia dia, a «Dina» ainda nem se instalou totalmente, e o vento já está de ONO/NO, e a temperatura aqui em Odivelas nos 9,6ºC.

Querem ver que o IM tem mesmo razão?!

Coloco a questão ao contrário eles dizem que a cota de neve seria inicialmente acima dos 1200m , a esta hora estão 2ºc nas Penhas da Saúde a 1600m a 1200m deve estar muito mais não acham :D
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
As temp. vao baixar concerteza! Mas em relaçao a cotas de neve que o nosso IM aponta acho exagerado! Mas se por acaso acontecer (melhor) serei eu o primeiro a dar a mao a palmatória e reconhecer que errei! Nao nos esquecemos que eles sao profissionais! Terao portanto mais dados do que nós certamente! Mas pelas caracteristicas desta frente! :unsure: Nao me parece!

Mas nao nos concentremos na neve por enquanto! Concentremos sim nestes fenomenos que ainda mal começaram!

Of.topic... Começa se a notar os solos algo saturados! E isso é mau sinal tendo em conta o que ainda vem!
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
As temp. vao baixar concerteza! Mas em relaçao a cotas de neve que o nosso IM aponta acho exagerado! Mas se por acaso acontecer (melhor) serei eu o primeiro a dar a mao a palmatória e reconhecer que errei! Nao nos esquecemos que eles sao profissionais! Terao portanto mais dados do que nós certamente! Mas pelas caracteristicas desta frente! :unsure: Nao me parece!

Mas nao nos concentremos na neve por enquanto! Concentremos sim nestes fenomenos que ainda mal começaram!

Of.topic... Começa se a notar os solos algo saturados! E isso é mau sinal tendo em conta o que ainda vem!

Ontem reparei no mesmo, com a chuva deste fim de semana e vento, quem mora perto de cursos de água vai ter umas horas bem complicadas.

PS: pode ser desta que encha a barragem dos minutos :lol:
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Olá a todos,

Por norma não comenta as decisões do IM, pois, para além de serem profissionais, possuem outros recursos. Por exemplo, o acesso ao ECMWF é muito limitado para nós, e seria interessante podermos acompanhar os dados do ecmwf da mesma forma que o fazemos com o gfs.

Porém, o gfs raramente nos deixa mal :D

E analisando os dados de que dispomos, é um pouco dificil acreditar que a cota baixe tanto. Situação mais grave poderá ser a de 1 de Fevereiro, contudo, dou todo o crédito aos avisos do IM, nunca fez mal a ninguém estar prevenido.
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Bem se nevar em Bragança e na Guarda, ou seja locais mais habituais, mesmo assim ia ser interessante porque desta vez tinhamos muita precipitação, o que por vezes nao tem acontecido nos ultimos eventos. E boas reportagens, visto que temos la bons "reporters". Mas desta vez, nem o freemeteo que costuma ser muito generoso na neve, não preve esta para nenhuma destas cidades.

http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2742027
http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2738785

Bem, mas como a meteorologia não se faz só de neve, vamos ver as quantidades de precipitação e vento que se vão registar.