Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Actualizaram os alerta no IM. Para Portalegre inicialmente a previsão de neve estava nos 500m. Agora corrigiram para 700m a partir das 22h. E desconfio que deverão continuar a subi-la. :sad:
 


jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Ao que parece nesta run das 12z houve uma pequena intensificação do vento no litoral Norte e Centro. O que acham?
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Com esta run na mão eu diria vento muito forte no Litoral Sul (60 a 75km/h) com rajadas de 100 a 120km/h :) entre as 22h de Sábado e as 5h de Domingo
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Com esta run na mão eu diria vento muito forte no Litoral Sul (60 a 75km/h) com rajadas de 100 a 120km/h :) entre as 22h de Sábado e as 5h de Domingo

Concordo. Para o litoral Norte e centro talvez entre 50 a 60km/h a velocidade média, com rajadas na casa dos 90km/h poderando chegar em alguns locais aos 100km/h.



Já fui comprar velas :) aqui falta a luz por tudo e por nada, portanto vai ser uma noite à antiga:)
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Os dados em texto do GFS que por vezes divulgamos, são dados que correm dentro do servidor meteoPT.com e que ainda precisam de alguns ajustes. Daí não serem ainda postos em público.

De qualquer forma, sempre que necessário, podem perguntar por eles. :)

A tabela em baixo são os dados em texto do GFS meteoPT.com da run das 6h para a cidade de Portalegre.


Quando tiveres disponibilidade podes enviar-me a run das 12h. pf. ?Obrigado
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Eu só fico triste por uma coisa, hoje passei o dia a ouvir pessoas a dizer " que chatice estava para ir de fim-de-semana esta tarde mas já não vou que vai nevar muito..." Sinceramente foi feita uma publicidade ao nevão desta tarde por parte do IM...Já reclamei com eles e fico indignado por tal acontecer:angry:
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Actualizaram os alerta no IM. Para Portalegre inicialmente a previsão de neve estava nos 500m. Agora corrigiram para 700m a partir das 22h. E desconfio que deverão continuar a subi-la. :sad:

sinceramente parece-me muita fruta, 500/700 m ???

a temperatura a 1000 m rondava às 15h00 os 6ºC (Montalegre e Guarda)

a temperatura vai descer cerca de 5ºC em 5 horas :huh:

às 16h55 no centro de limpeza da serra da estrela (1600m) a temp era de 2ºC :huh:

desta vez exageraram imenso
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
sinceramente parece-me muita fruta, 500/700 m ???

a temperatura a 1000 m rondava às 15h00 os 6ºC (Montalegre e Guarda)

a temperatura vai descer cerca de 5ºC em 5 horas :huh:

às 16h55 no centro de limpeza da serra da estrela (1600m) a temp era de 2ºC :huh:

desta vez exageraram imenso

não vás por aí, que aqui em 2h desceu 3/4º.. Por isso seria possível claro essa descida..
Mas sim, acho que exageraram nas cotas.. Acho.. Até ver!
E além das cotas, penso que poderá faltar precipitação em alguns locais na altura mais fria..
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Meteogramas meteoPT.com da run das 12z do GFS, para as 60h.

Beja
Beja.png


Braga
Braga.png


Bragança
Bragana.png


Castelo Branco
CasteloBranco.png


Coimbra
Coimbra.png


Évora
vora.png


Faro
Faro-1.png


Guarda
Guarda.png


Leiria
Leiria.png


Lisboa
Lisboa.png


Portalegre
Portalegre.png


Porto
Porto-1.png


Setúbal
Setubal.png


Tomar
Tomar.png


Vila Real
VilaReal.png


Viseu

Viseu-2.png


-------------------------------

NOTAS
Os meteogramas meteoPT.com resultam de dados tirados directamente do modelo de previsão GFS.
Não têm em conta a altura de cada localidade, e muito menos os seus respectivos micro-climas.

Os meteogramas não devem ser tomados ao pormenor. Servem apenas para termos uma ideia daquilo que poderá vir a desenrolar-se meteorogicamente.

Por ainda estarem em afinação, os modelos não se encontram disponíveis ao público. Pelo que apenas serão divulgados, caso se justifique. ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Malandros estão a usar o mesmo ponto da malha para Lisboa e Setúbal! :p

Bem, está um pouco mais agravado o cenário aqui na região ou é impressão minha?
:shocking:

Engraçadas as cotas de neve mais baixas mais a Sul.. ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Malandros estão a usar o mesmo ponto da malha para Lisboa e Setúbal! :p


É verdade! O Hotspot anda a tentar fazer uma interpolação dos dados para conseguir localizações mais específicas.

Percebem porque digo que são dados indicativos e que ainda estão em processo de afinação? :p
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não gostei nada desta run .... tiraram chuva que se fartaram para a proxima semana e dá AA a partir das 180 horas até ás 360h, muito má run a longo prazo !!