Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Mas isso nao vai acontecer .. ou vai??

Neste momento é o único modelo a mostrar isso!! nenhum mostra um novo centro depressionário que iria aumentar em muito os ventos para o inicio da madrugada de domingo, mas se queres que te diga abriu-se esta possibilidade que pode acontecer ou não! Até pode nem ser mostrado mais e acontecer! mas para isso só se vai conseguir ver na altura olhando para a imagem de Satélite.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por esta é que ninguém esperava :p Isto sim seria alerta vermelho para vento :D



Vermelho não me parece , mas laranja sim, não acredito que as rajadas durante a aproximação da depressão e passagem da frente ultrapassem os 120 km /h e isto para ( algumas zonas) do litoral e terras altas...mas vamos aguardar já falta pouco !:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Aqui fica o mapa actualizado do umko para as 0 horas de 1 fevereiro 2009:

mapa1ku8.png


De facto a circulação sul que precede a frente é bastante marcada e o vento soprará bastante forte!

Outro mapa do ukmo para comparação mas desta vez de 7 Dezembro 2000:

mapa2uc4.gif


Neste dia registei a mais alta rajada da minha estação : 118 km /h pelas 00: 26 do dia 7! Foi um grande temporal de chuva e vento em especial aqui no Norte!Acumulei em 24 horas cerca de 89 mm de chuva

Será que amanhã vou bater o record?:D As situações sinópticas ( em termos de gradiente pressão) são algo parecidas...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Snifa com este mapa que meti tinhas rajadas de 140 ou 150km/h laranja acredito que já o vamos ver amanha com o cenário do GFS ;)[/QUOTE

Olá!!
Por falar nisso...na vossa opinião e tendo em conta a vossa experiência qual dos modelos ou modelo é o mais fiavel

O GFS e o ECMWF são os mais fiáveis sem duvida...não descartando nunca modelos como o UKMO ou o GME :thumbsup:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Este Inverno está inverosímil.Já pensava que Invernos assim não voltassem.
Estamos todos aqui a conjecturar quais os cenários que iremos constatar amanhã e não é que para a semana pode haver cenários de neve bem consistentes?
As últimas actualizações do GFS E ECMWF para 5 de Fevº são muito favoráveis à queda de precipitação que não será escassa a "cotas relativamente baixas"

5dejunhotx3.png
[/URL][/IMG]

semttulokf7.png
[/URL][/IMG]


Depois do temporal de chuva e vento de amanhã e madrugada seguinte absolutamente invulgar (veremos como tudo ir-se-á desenrolar)
depois de uns já não sei quantos nevões ,um deles aqui a 10 Km de P.Rubras depois de valentes chuvadas
eu já nem sei que diga.Até estou meio aparvalhado.
Ainda falta, bem sei , mas são os dois modelos a apontar a apenas para 140 horas e quando assim é as possibilidades de concretização aumentam.
Para já, venha de lá essa Érica. Depois trataremos do resto...