Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Bom dia, o IM preve queda de para castelo branco no dia 20 janeiro!! Mas com uma temperatura mínima de 5 graus gostaria de saber como é possível nevar nessas condições??!!
:huh::huh::huh:
 


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom dia, o IM preve queda de para castelo branco no dia 20 janeiro!! Mas com uma temperatura mínima de 5 graus gostaria de saber como é possível nevar nessas condições??!!
:huh::huh::huh:


Pois, com essa temperatura não é fácil...
De qualquer forma, essa previsão terá a ver com a forma como o IM categoriza as suas previsões, por distrito, com todos os inconvenientes que isso acarreta.
Ou seja, os distritos em Portugal são vastos, com muitas variantes climatéricas, quer derivem de diferenças orográficas ou outras, e nem sempre as capitais de distrito reflectem o clima no próprio distrito em causa. O distrito do Porto é um bom exemplo disso... (veja-se o que se passou em Paços de Ferreira, por exemplo).
Mas é o sistema que adoptam, com as vantagens e inconvenientes que têm...

Em relação a algo que foi dito por um dos nossos companheiros foristas, em relação a não se criticar o IM, não posso deixar de comentar tal afirmação.
Eu nem sou particularmente crítico do IM, pois quem lá trabalha, é concerteza particularmente qualificado e competente para o fazer, e as previsões metereológicas são isso mesmo, previsões e não uma ciência exacta, existindo sempre uma considerável margem de erro. Agora, isentar o IM das críticas, estando nós num forum de metereologia, não me parece a melhor alternativa.
Creio não ser necessário saber o que se passa dentro do IM para nos legitimar a criticar (dentro dos limites da razoabilidade, claro, sem nunca cair no insulto ou no vilipendiar fácil), pois o IM, tal como qualquer outro serviço da Administração Pública, é susceptível de crítica quando falha, por ocasionais e legítimas que sejam essas falhas. E, de facto falhou, como tem falhado por diversas vezes. Temos nós que compreender essas falhas, como têm o IM e os seus defensores que aceitar a crítica, pois quantas vezes falhamos nós, e temos que reconhecer razão a quem nos critica, não só em relação à metereologia, como em relação a tudo na vida?
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Caros amigos,

Essa probabilidade de neve com essa mínima deverá ter certamente em conta a convectividade associada a este pós W-NW com CAPE propício à formação de trovoadas. Se veres a carta a 500hPa facilmente verificas que temos quase em Lisboa a iso -35º e esta situação associada a fenómenos locais de trovoadas poderá levar à queda bruta da temperatura em certos locais e durante o fenómeno (trovoada). Com esta situação e com uma trovoada, facilmente esses 5ºC se tornam em 2, 1 ou mesmo 0º. O último grande fenómeno deste estilo terá acontecido no dia 29 de Janeiro de 2006.

Acrescento que esta é apenas a minha leitura do facto.

Cumprimentos
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Previsão para 2ª Feira, 19 de Janeiro de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, mais frequentes a norte do sistema montanhoso
Montejunto-Estrela, passando a regime de aguaceiros durante a tarde.
Queda de neve acima dos 1800 metros, diminuindo gradualmente a
cota para 800 metros ao longo do dia.
Vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando por vezes forte
(35 a 45 km/h) no litoral, e muito forte (55 a 75 km/h) com rajadas
da ordem dos 100 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para
noroeste a partir da manhã.
Pequena subida de temperatura mínima, em especial nas regiões do interior.
Descida acentuada da temperatura a partir da tarde.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental a norte do Cabo Carvoeiro: Ondas de noroeste com
5 a 6 metros, aumentando para 6 a 7 metros.
Costa Ocidental a sul do Cabo Carvoeiro: Ondas de noroeste com
4 a 5 metros, aumentando para 5 a 6 metros.

Temperatura da água do mar: 12/14ºC

Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros.
Temperatura da água do mar: 15ºC


METEOROLOGISTA: Maria joão Frada/Elvira Palma/Ricardo Tavares

Muito interessante a situação nas nossas costas. Olhando para os modelos até nem será o pior dia. :eek:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pois, com essa temperatura não é fácil...
De qualquer forma, essa previsão terá a ver com a forma como o IM categoriza as suas previsões, por distrito, com todos os inconvenientes que isso acarreta.
Ou seja, os distritos em Portugal são vastos, com muitas variantes climatéricas, quer derivem de diferenças orográficas ou outras, e nem sempre as capitais de distrito reflectem o clima no próprio distrito em causa. O distrito do Porto é um bom exemplo disso... (veja-se o que se passou em Paços de Ferreira, por exemplo).
Mas é o sistema que adoptam, com as vantagens e inconvenientes que têm...

Em relação a algo que foi dito por um dos nossos companheiros foristas, em relação a não se criticar o IM, não posso deixar de comentar tal afirmação.
Eu nem sou particularmente crítico do IM, pois quem lá trabalha, é concerteza particularmente qualificado e competente para o fazer, e as previsões metereológicas são isso mesmo, previsões e não uma ciência exacta, existindo sempre uma considerável margem de erro. Agora, isentar o IM das críticas, estando nós num forum de metereologia, não me parece a melhor alternativa.
Creio não ser necessário saber o que se passa dentro do IM para nos legitimar a criticar (dentro dos limites da razoabilidade, claro, sem nunca cair no insulto ou no vilipendiar fácil), pois o IM, tal como qualquer outro serviço da Administração Pública, é susceptível de crítica quando falha, por ocasionais e legítimas que sejam essas falhas. E, de facto falhou, como tem falhado por diversas vezes. Temos nós que compreender essas falhas, como têm o IM e os seus defensores que aceitar a crítica, pois quantas vezes falhamos nós, e temos que reconhecer razão a quem nos critica, não só em relação à metereologia, como em relação a tudo na vida?


Concordo a 100 %!

Sendo O IM o organismo oficial das previsões meteorológicas é de esperar um bocado mais de rigor nas previsões e porque não no aspecto gráfico do site?É que da forma como apresentam os alertas , parece tudo muito confuso...por exemplo para amanhã todos os distritos em volta do Porto ( com a excepção de Aveiro ) estão em alerta laranja devido a vento e mar....e o Porto e Aveiro só mar...quer dizer então que o vento vai fazer uma curva e passar ao lado do Porto e Aveiro..???:huh:

Desculpem mas é tudo muito confuso ....:disgust:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É ja a correr!!!

É pena. Antes de transformarem hoje o tópico em mais uma caixa de reclamações contra o IM como ontem sucedeu, pergunto quantas dessas pessoas realmente se dão ao trabalho de fazerem chegar ao IM as suas críticas quando acham que algo não estará bem ? Foi o próprio IM que uma vez pediu ao fórum que críticas e sugestões desta comunidade lhes fossem dirigidas, e muitas sugestões foram postas em prática no ano passado.

Somos historicamente um país de escárnio e mal dizer, critica-se por tudo e por nada, mas a grande maioria (haverá honrosas excepções) é o típico português hipercrítico mas de mãos nos bolsos. Se calhar se as pessoas em vez de tanto criticarem movessem uma pequena palha por pequena que fosse, talvez o país fosse um pouco mais decente. Uma coisa tão simples como fazer chegar a crítica ao seu destinatário se calhar já ajudava.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Alguém me sabe dizer a descrição do alerta laranja para Bragança, é que não consigo visualizar essa página...só me aparcem os alertas costeiros.

Creio que o alerta laranja está para amanhã, exeprimenta ver nos avisos para amanhã.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguém me sabe dizer a descrição do alerta laranja para Bragança, é que não consigo visualizar essa página...só me aparcem os alertas costeiros.

22636284do4.jpg
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Meteo: Alertas laranja e amarelo para região costeira continental e Madeira
18 de Janeiro de 2009, 10:20

Lisboa, 18 Jan (Lusa) - O Instituto de Meteorologia lançou hoje um alerta de mau tempo no litoral continental e na Madeira, advertindo ainda para ventos fortes nas terras altas no final da tarde.

A costa dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria está em alerta laranja (segundo mais grave) devido a agitação no mar, que pode provocar ondas de até seis metros.

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob alerta amarelo na região costeira.
Na Madeira, foi emitido um alerta amarelo devido à agitação marítima.

A partir das 18:00, os ventos fortes vão atingir as terras altas dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança.

Os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra sofrerão com os ventos fortes somente a partir das 21:00.

Segundo a previsão do Instituto de Meteorologia, o céu permanecerá nublado em todo o território continental, com períodos de chuva fraca em alguns pontos do país.

Na Madeira, o céu estará nublado durante o dia, com períodos de nebulosidade fraca na vertente norte da ilha.

O Arquipélago dos Açores terá períodos de chuva fraca e abertura do tempo. O mar estará um pouco agitado no grupo central e ocidental das ilhas, ainda segundo as previsões.

As temperaturas máximas previstas para hoje em Portugal continental oscilam entre 9 graus Celsius em Bragança e 17 graus em Faro, enquanto na Madeira poderão chegar aos 22 graus no Funchal e nos Açores aos 20 graus em Santa Cruz.

CSR.

Lusa/Fim


PS: em que site posso ver as remperaturas a 500hPa?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Alguém me sabe dizer a descrição do alerta laranja para Bragança, é que não consigo visualizar essa página...só me aparcem os alertas costeiros.


Tens que clicar em amanhã...

Segundo o IM para Bragança é de esperar :Vento Sudoeste 75 km h com rajadas 100 km /h isto para as terras mais altas e rodando para Noroeste a partir do fim da manhã.

O Alerta é válido entre 19/01 ás 00: 00 horas e vai até 19/01 ás 23:59.
 
Última edição: