Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

Será que está ssim tão optimista? E o vento é em km/h

As cotas estão muito baixas, assim o algoritmo com dados do modelo (GFS) dita. Mas custa realmente a acreditar. Neste momento estou em Braga e está um tempo agradável e ameno, neblina ou chuva molha tolos, quase parece fisicamente impossível que daqui a 48 horas possa estar a nevar.

Tal como no último evento os modelos subestimaram o frio instalado e davam cotas muito mais altas do que o que ocorreu, agora penso que pode dar-se o contrário, subestimarem as temperaturas amenas à superfície, pelo menos nas zonas mais próximas do litoral. Será um dia muito interessante de seguir aqui pelo fórum.
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

As cotas estão muito baixas, assim o algoritmo com dados do modelo (GFS) dita. Mas custa realmente a acreditar. Neste momento estou em Braga e está um tempo agradável e ameno, neblina ou chuva molha tolos, quase parece fisicamente impossível que daqui a 48 horas possa estar a nevar.

Tal como no último evento os modelos subestimaram o frio instalado e davam cotas muito mais altas do que o que ocorreu, agora penso que pode dar-se o contrário, subestimarem as temperaturas amenas à superfície, pelo menos nas zonas mais próximas do litoral. Será um dia muito interessante de seguir aqui pelo fórum.

Ora aqui está um comentário com o qual concordo e acho merecedor de destaque. A temperatura instalada é algo muito importante, especialmente quando as variáveis para poder cair neve são próximas do limiar de tal suceder.
Esse inimigo ou amigo, consoante a situação, poderá ser realmente definidor do fenómeno. Imagine-mos que temos as condições todas, tal e qual elas se apresentam neste momento, mas temos uma temperatura à superfície, que tem rondado os 12 e 13 graus nos dias antecedentes. Ora será pois um grande contra para que os flocos cheguem ao solo. Eu estou igualmente, por este mesmo motivo, um pouco pessista em relação à 3ª feira. No entanto se ela aqui cair perto e o emprego assim o permita, estará cá registado ;).

Fique bem.
 

netfalcon

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
29
Local
Évora (307m)
ja chove por ca :D, e pena que seja ainda o molha parvos.

veremos se ainda passa a neve nos proximos dias :D
acham que ha probabilidades de nevar durante estes dias como nevou em 2006?

abraços
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Espero que o IM esteja a informar convenientemente as autoridades de protecção civil para se prepararem...terça vejo praticamente todas as serras e montes do Norte e Centro a ficarem cobertas de neve e tendo em conta o relevo da zona e a quantidade de estradas algumas principais a atravessar serras posso imaginar o caos :rolleyes:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Espero que o IM esteja a informar convenientemente as autoridades de protecção civil para se prepararem...terça vejo praticamente todas as serras e montes do Norte e Centro a ficarem cobertas de neve e tendo em conta o relevo da zona e a quantidade de estradas algumas principais a atravessar serras posso imaginar o caos :rolleyes:

De certeza que sim... O problema é a falta de meios, nomeadamente limpa-neves, espalhadores de sal...e aí não há milagres!:rolleyes:
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Verifica-se também que esta entrada trás mais precipitação que outras. Nas zonas onde nevar vai nevar mais com mais intensidade que noutras entradas anteriores.
Repararam como esta entrada com isos tão baixas só se verifica dado o frio muito intenso na América do Norte. No Meteociel parece uma autoestrada de Noroeste da América do Norte a Portugal, atravessa o Atlântico Norte e consegue chegar com -35ºc a 500 hpa
 

ruiadam

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
139
Local
Guarda - Altitude 1010 m - Neste momento estou em
Comunicado da ANPC:

"No seguimento do briefing técnico operacional realizado hoje (18/01/2009) no Comando Nacional de Operações de Socorro, da Autoridade Nacional de Protecção Civil, com o Instituto de Meteorologia e de acordo com as informações disponibilizadas, o estado do tempo, nos próximos dias, no território de Portugal Continental, irá ser influenciado pela passagem sucessiva de superfícies frontais, pelo que as condições meteorológicas caracterizar-se-ão por uma grande variabilidade, nomeadamente chuva, descida de temperaturas, queda de neve acima dos 600 metros, agitação marítima e ventos por vezes fortes.

Perante a situação prevista pelo Instituto de Meteorologia, determinou-se aos Comandantes Operacionais Distritais (CODIS) e respectivos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS):



1. A passagem ao nível de ALERTA AMARELO desde as 18.00 horas de amanhã (segunda-feira, 19 de Janeiro) e as 20.00 horas do dia 21 de Janeiro, quarta-feira, de todo o dispositivo de coordenação, comando e intervenção, sob a coordenação da ANPC, de escalão distrital e municipal, dos Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre;
(...)"

Por aqui para já o nevoeiro voltou a descer, cai uma chuvinha miudinha e a temperatura mantem-se nuns agradáveis 6ºC:p
 

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
Espero que o IM esteja a informar convenientemente as autoridades de protecção civil para se prepararem...terça vejo praticamente todas as serras e montes do Norte e Centro a ficarem cobertas de neve e tendo em conta o relevo da zona e a quantidade de estradas algumas principais a atravessar serras posso imaginar o caos :rolleyes:

completamente de acordo.

realmente as nossas autoridades ainda não estão preparadas para
estes acontecimentos...
deveriam informar as pessoas com antecedência a tomarem as devidas precauções e em especial aos automobilistas
que por essas bandas vão passar, para não aconteceram as
já habituas "surpresas" de pessoas bloqueadas nas estradas.


cumps
Nashville
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Outro destaque é o choque térmico brutal que se vai dar de segunda para terça em que as máximas segunda são bastante amenas a rondar os 15ºC e na terça em quase todo o norte e centro pouco passa os 5ºc de máxima :surprise: e até no sul vai ter dificuldade em subir acima dos 10ºC :w00t:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
De certeza que sim... O problema é a falta de meios, nomeadamente limpa-neves, espalhadores de sal...e aí não há milagres!:rolleyes:

os meios existem é preciso é saber mobiliza-los na altura certa e para o local certo ;)


lindo de se ver :D

brack0.gif
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Isto a partir dos 400, 500m vai ser um fartote de neve a acreditar nos últimos modelos. Abaixo disso continuo na dúvida, já que temos temperaturas elevadas dos dias anteriores e isso poderá condicionar um pouco as cotas de neve em sítios mais baixos.

Ainda assim não será de excluir que localmente possa nevar em altitudes bem mais baixas que os 400, 500 metros, já que o frio previsto tanto a 500hPa como a 850hPa permite que neve a partir talvez dos 200m no Norte...
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

As cotas estão muito baixas, assim o algoritmo com dados do modelo (GFS) dita. Mas custa realmente a acreditar. Neste momento estou em Braga e está um tempo agradável e ameno, neblina ou chuva molha tolos, quase parece fisicamente impossível que daqui a 48 horas possa estar a nevar.

Tal como no último evento os modelos subestimaram o frio instalado e davam cotas muito mais altas do que o que ocorreu, agora penso que pode dar-se o contrário, subestimarem as temperaturas amenas à superfície, pelo menos nas zonas mais próximas do litoral. Será um dia muito interessante de seguir aqui pelo fórum.

Também me está a fazer especie... Porque amanhã vamos ter temperaturas minimas a volta dos 10ºC, mesmo no interior, o que até se pode considerar uma temperatura minima relativamente alta para a epoca, no evento passado o frio ja estava intalado e a Humidade era inferior, lembro-me que aqui a HR na noite que cairam uns flocos andava 50% aumentado depois para 60% a 70%. Desta vez temos temperaturas amenas e HR entre os 95% e os 100%. Será suficiente o tal arrefecimento acentudo das temperaturas que se preve?:huh:
Fica a questao!!!

Eu sou um leigo, mas questiono-me sobre esta situação.