Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Dourado

Cirrus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
48
Local
S.Brás de Alportel - Entre a serra de Monte Figo e
calma amigo :lol:
Então no Algarve o que temos melhor é o Sol e a praia aquilo que todos procuram e tu estás chateado por não chover ? O Algarve é único e não o trocava por nada deste mundo ;)
Eu também gosto de neve e sei que a chuva faz falta mas cada coisa no seu lugar. O Norte é mais chuvoso e frio e o sul mais ameno e seco. É a lei da Natureza :lol:
 


ruiadam

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
139
Local
Guarda - Altitude 1010 m - Neste momento estou em
calma amigo :lol:
Então no Algarve o que temos melhor é o Sol e a praia aquilo que todos procuram e tu estás chateado por não chover ? O Algarve é único e não o trocava por nada deste mundo ;)
Eu também gosto de neve e sei que a chuva faz falta mas cada coisa no seu lugar. O Norte é mais chuvoso e frio e o sul mais ameno e seco. É a lei da Natureza :lol:


Só se está bem onde não se está...:lmao:
Eu também fico com inveja de vocês no Algarve terem esplanadas todo o ano e um guarda-fatos muito mais económico, isto de passar semanas seguidas com temperaturas negativas e geadas não é lá muito agradável e para ser sincero a neve também não é das coisas que aprecie mais, gosto de ver cair mas rápidamente transforma a cidade num "pantanal" de neve e lama misturados...:p
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E agora que o Bóris já estará a fazer as malas quase pronto para partir e que polvilhou Portugal Continental uma vez mais neste Inverno de paixões exaltadas com tanta fartura de fenómenos invulgares,
agora depressa a temperatura voltará a subir e é anunciada mais chuva.
Muita chuva e vento a Norte :



À entrada do próximo fim de semana a chuva de quinta e sexta não cessará tão depressa quanto este Bóris.
O ECMWF também o confirma.



Já tivemos várias entradas frias este Inverno.
Será que agora vamos ter cheias em pequenos ou médios cursos de água a Norte?
Com o Inverno que vai, já não nada me surpreenderá...
 

tpais

Cirrus
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
18
Local
Oeiras
A proposito de precipitação em forma de neve tenho uma duvida, talvez idiota mas aqui vai:
-sempre que cai precipitação em forma de neve o site do nosso INM mostra 0mm de acumulação no gráfico de registo para a estação das Penhas Douradas!Questão:Como contabiliza o INM esta precipitação? Tem de ir lá alguem?Existe um aparelho próprio para isto?Espera que derreta:lol:?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pelas imagens de radar e de satélite, a Bóris já está a partir...


E quinta-feira, novidades? Muita chuva ou será que nos vai passar ao lado?


Para completar o Inverno, só faltava agora uma bela depressão vinda de sul à moda antiga...:rain::thumbsup:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Aqui para a região Sul estão previstos cerca de 5 a 20 mm de precipitação de 20-27 deste mês!!!
Realmente impressionante .... :mad::angry::angry::angry: !!

Este ano é só "chupar" no dedo, aqui no sul do país, e se as prespectivas se vierem a confirmar então este mês não passará dos 40 mm aqui no Sotavento algarvio ... de modo a manter a média deste ano pois claro !!

Quem vive no Minho e Douro Litoral são uns sortudos ... é só vento, ondulação, chuva, trovoada, neve .... o que se deve manter por uns 15 dias !!



Calma às vezes há surpresas... E quando dizes Sotavento algarvio não generalizes, porque pelas minhas contas Castro Marim já deve ir pelos 50 mm, e poderá chegar com sorte aos 70 mm até ao final do mês e assim ultrapassar os valores médios 1961-1990.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Calma às vezes há surpresas... E quando dizes Sotavento algarvio não generalizes, porque pelas minhas contas Castro Marim já deve ir pelos 50 mm, e poderá chegar com sorte aos 70 mm até ao final do mês e assim ultrapassar os valores médios 1961-1990.


Não vai haver qualquer supresas porque as linhas depressionárias propriamente ditas não existem aqui no Sul ... e pelas imagens de precipitação previstas toda a precipitação que vier a ocorrer até final do mês será Fraca.

Não generalizando desta vez todo o sotavento algarvio então posso dizer que na região central do Algarve caiu cerca de 30 mm este mês ...Parece que em Castro Marim no outro dia caiu 30 mm
E este já é o 4º mes consecutivo em que nem cai por estas bandas nem metade da média mensal !!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pode ser que seja em Fevereiro que haja alguma surpresa !!!

Em Janeiro não vai haver nada ... porque geralmente quando as depressões atingem fortemente toda a Europa do Norte e o Norte de Portugal o AA dos Açores ruma ao Sul de Portugal e Madeira!!

É o que vai acontecer até final deste mês !!
Em termos de precipitação e de acordo com as runs esta cada vez mais se confina ás regiões do Norte e em especial Minho e Douro Litoral !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Agora mais Off-Topic ... no outro dia estive a analisar as imagens de satélite (horário happy hour :D) de todos os dias do Outono/Inverno de 1989 (o ano mais chuvoso) no Sul e confesso que nunca vi tanta nebulosidade num Outono !!
Foi rarissimo ver um dia em que pudesse dizer que estava Sol !!!
E as manchas nebulosas ... meu Deus nunca vi manchas nublosas tão grandes ...


Pena que não saiba onde ir buscar as imagens da precipitação relativamente a esse ano !!!
Alguém sabe onde posso encontrar imagens de precipitação de 1989 ??