Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Estou embasbacado...com a RUN das 18H... :surprise:

Mete muito frio a 850 hPa...a -8...na região de Lisboa...na madrugada de segunda...claro que ainda vai ser a retirar frio...mas mesmo assim...

Cumps

De facto tenho de dar a mão à palmatoria...

fiquei impressionado sobretudo com a distancia temporal...

ainda pode mudar qualquer coisa... mas não sei se será assim muito...
Daqui a 3 dias o gfs preve isto :cold::cold::cold::cold::cold::cold::cold:

 


cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Boas noites.
Os proximos dias serão caracterizados por tempo tipicamente invernal:
Dias muito frios (nada de anormal para este mês em especial no norte e centro) e possibilidade de aguaceiros fracos mais frequentes quanto mais a norte e vertente atlântica. Esses aguaceiros serão de neve em cotas relativamente baixas, essas cotas oscilarão entre os 200m no norte e os 700m no sul podendo esporadicamente baixar destes valores em especial no interior, onde poderá nevar á cota 0 no norte.
De realçar a possibilidade de as temperaturas se manterem baixas bastante tempo (5/6 dias ou mais) que aliadas á possivel queda de neve em alguns locais poderá dificultar a sua limpeza em especial em estradas secundárias dificultando o dia-a-dia do comum mortal.
Na minha opinião esqueçam os grandes nevões e a neve á beira mar, esse cenário apenas estará presente aqui tão perto de mim, o norte de Espanha.


eu acho que nesta altura tudo é possível.... se o gfs continuasse assim até domingo a noite até lisboa ia ficar cheia de neve
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Mas se não há precipitação como é que Lisboa fica com neve?

Da maneira como está por exemplo para a madrugada do dia 12 de janeiro...Lisboa com quase -8 a 850 hPa e com precipitação...ia cair um grande nevão em Lisboa...:lmao:...mas é obvio que toda aquela precipitação...ou todo aquele frio um deles vai sair...e muito!

Agora para a madrugada de dia 6 para dia 7 em Lisboa se acontecer algo talvez apenas uma "água-neve"...mas tudo pode acontecer...as cotas irão andar muito baixas...


Cumps
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece exagerada a saída das 18z, quando sair o diagrama do ensemble quase de certeza que a linha da run é um outlier frio a partir de Domingo.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Da maneira como está por exemplo para a madrugada do dia 12 de janeiro...Lisboa com quase -8 a 850 hPa e com precipitação...ia cair um grande nevão em Lisboa...:lmao:...mas é obvio que toda aquela precipitação...ou todo aquele frio um deles vai sair...e muito!

Cumps

tal e qual.... é isso que eu estava a ver no gfs e me enganei a pouco ao dizer que Lisboa ia estar cheia de neve no domingo.....
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Os espanhóis são práticos nisto da cota de neve: o AEmet prevê para o próximo sábado "LAS PRECIPITACIONES SERAN PROBABLEMENTE EN FORMA DE NIEVE AL NIVEL DEL MAR EN EL CANTABRICO, CATALUNA Y BALEARES Y AL NIVEL DEL SUELO EN CASI TODAS LAS ZONAS DEL INTERIOR DE LA PENINSULA.":p
 
Estado
Fechado para novas mensagens.