Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
B..l.
Na minha opinião esqueçam os grandes nevões e a neve á beira mar, esse cenário apenas estará presente aqui tão perto de mim, o norte de Espanha.

Nem mais...
A realidade tantas vezes de outrora, naturalmente e mais uma vez, repetida...

Mas como temos a vivência de recentes brancas surpresas, nos últimos
4 Invernos, quer na VCI , quer na 2ª Circular,ficamos eufóricos e fazemos da excepção a regra.
Surpresas? Sim .Concerteza.Há-as sempre e estas , brancas, suaves,
serão sempre bem-vindas..
Expectante no que isto irá dar ?
Continuo.
Ele é tanta a advecção de ar, lá dos nortes e nordestes da Europa
( neste Inverno particularmente gelado nessas regiões) para a Ibéria ,
para tantos dias, tão consistente,
que a gente , a tantas horas,
fica a pensar no que " isto ainda poderá dar" ,
apesar de já ter sido anunciado que Ela ,( a Entrada Fria), chegará cá,
em princípio, " sequita".
Falta a certeza. Irá a surpresa avançar?
Entrementes, haja vida cá no fórum,
que posts não faltarão .
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Tal como referi e mais alguns membros do forum com mais idade(mais experiencia) precipitação era o problema e se pode ver pela previsão do IM!


Previsão para 4ª Feira, 6 de Janeiro de 2010

Regiões do Norte e Centro:
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na
região Norte.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), temporariamente moderado
(15 a 30 km/h) do quadrante norte no litoral.
Descida de temperatura, em especial da mínima.
Formação de gelo ou geada nas regiões do interior.

Região Sul:
Céu geralmente muito nublado.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), temporariamente moderado
(15 a 30 km/h) de quadrante norte no litoral.
Aguaceiros fracos, em especial no Algarve e mais prováveis a
partir da tarde.
Descida de temperatura, em especial da mínima.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental:
Ondas de noroeste com 2 a 3 metros.
Temperatura da água do mar: 15/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1,5 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 17ºC

Previsão para 5ª Feira, 7 de Janeiro de 2010

Tempo Frio, com céu pouco nublado, apresentando-se em geral
muito nublado na região Sul até ao início da manhã.
Vento de noroeste fraco a moderado (10 a 30 km/h), soprando
moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas.
Formação de gelo ou geada nas regiões do interior.
Previsão para 5ª Feira, 7 de Janeiro de 2010

Tempo Frio, com céu pouco nublado, apresentando-se em geral
muito nublado na região Sul até ao início da manhã.
Vento de noroeste fraco a moderado (10 a 30 km/h), soprando
moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas.
Formação de gelo ou geada nas regiões do interior.


Previsão para 6ª Feira, 8 de Janeiro de 2010

Continuação do tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo,
aumentando gradualmente de nebulosidade na região Norte a
partir da manhã.
Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) predominando de noroeste.
Aguaceiros nas regiões do Norte a partir da tarde, que serão
de neve acima 400 metros.
Formação de geada.

METEOROLOGISTA: Ilda Simões/Madalena

Actualizado a 5 de Janeiro de 2010 às 5:19 UTC


Como se pode ler só há precipitação na sexta feira!


Quanto ao que se segue deste episódio frio, se extremaram as posições dos dois modelos, e vai-se continuar a aceitar apostas de quem vai ganhar esta "guerra", e onde eu estou bastante expectante!
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Não contes muito com isso...isso ainda irá ser alterado...essa temperatura para Lisboa, por exemplo...mínima de 5º...ainda irá passar a 2º ou até mesmo 1º....na minha opinião...e sexta será ainda um pouco mais baixa..

Cumps

E dizias tu que a minima iria descer em Lisboa...

Ate subiu... ve la tu:lmao::lmao::angry:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Meus caros o tempo vai estar (até sexta) em geral bastante frio e seco, MAS, se repararem no satélite, a entrada de norte traz alguma nebulosidade fraca e baixa, de norte. Portanto vão haver alguns períodos de céu nublado.

Isto poderá resultar nalguns flocos temporários em alguns locais, nada de muito intenso, mas parece uma situação semelhante à de 10 de Janeiro de 2009.
Aliás, alguma desta nebulosidade deverá chegar já amanhã.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E tudo o vento levou...:sad:

Há mais modelos.

ECM é neve certa para Bragança:

ecm1120.gif


ecm1144.gif


UKMO também poderá ser:

uw14421.gif


É incrível a diferença entre os dois grandes modelos. O GFS mantém-se na sua previsão de onda de frio, com cerca de uma semana com isos negativas a 850 hpa, o ECM carregou ainda mais na instabilidade atlântica nesta última saída. No diagrama de ensembles, o GFS operacional é cada vez menos um outlier frio. Aposto por uma solução mista, com aquela depressão que o GFS põe na Madeira, e que o ECM centra em Lisboa, a ficar pela costa algarvia, Golfo de Cadiz, assim como mostra a run de controle do GFS:

gens01150.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
A grande maioria de vós tem memória meteo muito curta estas entradas frias são quase sempre secas, estamos condenados a ver isto acontecer na grande maioria das vezes, esqueçam os grandes nevões nas terras baixas, talvez uns flocos e pouco mais... Nevar em Portugal ao nivel do mar é muito raro metam isso na cabeça, RARISSIMO;).

Quanto ao frio parece que vai ser intenso mas nada de extraordinário a ponto de bater recordes, penso eu:huh:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
ok.... acho que tens razão..... pode ser que uma nuvem perdida passe por cima de lisboa e deixe lá neve com fartura

sonhar não custa

Era muito bom isso acontecer... Mas isto não é um tópico de sonhos mas sim de previsões... :D
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
A grande maioria de vós tem memória meteo muito curta estas entradas frias são quase sempre secas, estamos condenados a ver isto acontecer na grande maioria das vezes, esqueçam os grandes nevões nas terras baixas, talvez uns flocos e pouco mais... Nevar em Portugal ao nivel do mar é muito raro metam isso na cabeça, RARISSIMO;).

Quanto ao frio parece que vai ser intenso mas nada de extraordinário a ponto de bater recordes, penso eu:huh:

Não falo de nevões, nunca falei. Apenas digo que continuo a não achar impossível que caiam aguaceiros fracos de neve em locais pouco habituais.

O que me baseio...enquanto o CAPE Não seja um redondo 0, acho que não é nada de impossível!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não falo de nevões, nunca falei. Apenas digo que continuo a não achar impossível que caiam aguaceiros fracos de neve em locais pouco habituais.

O que me baseio...enquanto o CAPE Não seja um redondo 0, acho que não é nada de impossível!

Eu subscrevo mirones. Nestas fases é difícil por vezes dosear desejos e previsões. Constantemente passamos para dois cenários EUFORIA ou PESSIMISMO. Obviamente que aqui falamos de previsões e, penso, teremos todos a consciência de que estamos a falar de pequenas probabilidades. Têm razão todos aqueles que dizem que esta entrada é seca. É de facto, e daí ser de destaque o frio previsto. É pouco normal por estas latitudes e com esta localização termos, por exemplo, a iso -2 a abraçar o território horas a fio.

Quanto a precipitação talvez o IM esteja a olhar aos output's do ECM. São de facto secos no período de mais frio. Mas esta não é uma entrada seca clássica. Existe e como referiste alguma instabilidade à volta. Cenários aqui ditos com o entusiasmo e a paixão que caracteriza por vezes este tópico tem menos de 1% de possibilidade. Lisboa (ou Coimbra, para puxar a brasa à sardinha) brancos... claramente não acredito. Agora possibilidade de um ou outro aguaceiro isolado poderem deixar uns flocos em locais pouco prováveis acredito. Proximidade de cota 0 em caso de precipitação é uma realidade. Temperaturas muito baixas tanto a 850 como a 500 hPa e geopotencial também ele baixo. Agora não esqueçamos: Probabilidade muito baixa exige expectativas também baixas. Mas IMPOSSÍVEL é uma palavra que não pode ser usada de todo para já :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.