Nem mais... A realidade tantas vezes de outrora, naturalmente e mais uma vez, repetida... Mas como temos a vivência de recentes brancas surpresas, nos últimos 4 Invernos, quer na VCI , quer na 2ª Circular,ficamos eufóricos e fazemos da excepção a regra. Surpresas? Sim .Concerteza.Há-as sempre e estas , brancas, suaves, serão sempre bem-vindas.. Expectante no que isto irá dar ? Continuo. Ele é tanta a advecção de ar, lá dos nortes e nordestes da Europa ( neste Inverno particularmente gelado nessas regiões) para a Ibéria , para tantos dias, tão consistente, que a gente , a tantas horas, fica a pensar no que " isto ainda poderá dar" , apesar de já ter sido anunciado que Ela ,( a Entrada Fria), chegará cá, em princípio, " sequita". Falta a certeza. Irá a surpresa avançar? Entrementes, haja vida cá no fórum, que posts não faltarão .
Tal como referi e mais alguns membros do forum com mais idade(mais experiencia) precipitação era o problema e se pode ver pela previsão do IM! Previsão para 4ª Feira, 6 de Janeiro de 2010 Regiões do Norte e Centro: Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Norte. Vento fraco (inferior a 15 km/h), temporariamente moderado (15 a 30 km/h) do quadrante norte no litoral. Descida de temperatura, em especial da mínima. Formação de gelo ou geada nas regiões do interior. Região Sul: Céu geralmente muito nublado. Vento fraco (inferior a 15 km/h), temporariamente moderado (15 a 30 km/h) de quadrante norte no litoral. Aguaceiros fracos, em especial no Algarve e mais prováveis a partir da tarde. Descida de temperatura, em especial da mínima. ESTADO DO MAR: Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 2 a 3 metros. Temperatura da água do mar: 15/16ºC Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1,5 a 2 metros. Temperatura da água do mar: 17ºC Previsão para 5ª Feira, 7 de Janeiro de 2010 Tempo Frio, com céu pouco nublado, apresentando-se em geral muito nublado na região Sul até ao início da manhã. Vento de noroeste fraco a moderado (10 a 30 km/h), soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas. Formação de gelo ou geada nas regiões do interior. Previsão para 5ª Feira, 7 de Janeiro de 2010 Tempo Frio, com céu pouco nublado, apresentando-se em geral muito nublado na região Sul até ao início da manhã. Vento de noroeste fraco a moderado (10 a 30 km/h), soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas. Formação de gelo ou geada nas regiões do interior. Previsão para 6ª Feira, 8 de Janeiro de 2010 Continuação do tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade na região Norte a partir da manhã. Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) predominando de noroeste. Aguaceiros nas regiões do Norte a partir da tarde, que serão de neve acima 400 metros. Formação de geada. METEOROLOGISTA: Ilda Simões/Madalena Actualizado a 5 de Janeiro de 2010 às 5:19 UTC Como se pode ler só há precipitação na sexta feira! Quanto ao que se segue deste episódio frio, se extremaram as posições dos dois modelos, e vai-se continuar a aceitar apostas de quem vai ganhar esta "guerra", e onde eu estou bastante expectante!
adeus neve..... frio e geada com fartura ..... enfim sempre a mesma coisa aqui em Portugal..... se querem ver neve a sério vão até ao Norte da Europa!!!!
Meus caros o tempo vai estar (até sexta) em geral bastante frio e seco, MAS, se repararem no satélite, a entrada de norte traz alguma nebulosidade fraca e baixa, de norte. Portanto vão haver alguns períodos de céu nublado. Isto poderá resultar nalguns flocos temporários em alguns locais, nada de muito intenso, mas parece uma situação semelhante à de 10 de Janeiro de 2009. Aliás, alguma desta nebulosidade deverá chegar já amanhã.
Há mais modelos. ECM é neve certa para Bragança: UKMO também poderá ser: É incrível a diferença entre os dois grandes modelos. O GFS mantém-se na sua previsão de onda de frio, com cerca de uma semana com isos negativas a 850 hpa, o ECM carregou ainda mais na instabilidade atlântica nesta última saída. No diagrama de ensembles, o GFS operacional é cada vez menos um outlier frio. Aposto por uma solução mista, com aquela depressão que o GFS põe na Madeira, e que o ECM centra em Lisboa, a ficar pela costa algarvia, Golfo de Cadiz, assim como mostra a run de controle do GFS:
olhem para isto, vai ser lindo vai quanto a neve não vai dar para nada o freemeto dá neve que é uma fartura, mas já sabem que não bate bem da pinha lol
A grande maioria de vós tem memória meteo muito curta estas entradas frias são quase sempre secas, estamos condenados a ver isto acontecer na grande maioria das vezes, esqueçam os grandes nevões nas terras baixas, talvez uns flocos e pouco mais... Nevar em Portugal ao nivel do mar é muito raro metam isso na cabeça, RARISSIMO. Quanto ao frio parece que vai ser intenso mas nada de extraordinário a ponto de bater recordes, penso eu
ok.... acho que tens razão..... pode ser que uma nuvem perdida passe por cima de lisboa e deixe lá neve com fartura sonhar não custa
Não falo de nevões, nunca falei. Apenas digo que continuo a não achar impossível que caiam aguaceiros fracos de neve em locais pouco habituais. O que me baseio...enquanto o CAPE Não seja um redondo 0, acho que não é nada de impossível!
Eu subscrevo mirones. Nestas fases é difícil por vezes dosear desejos e previsões. Constantemente passamos para dois cenários EUFORIA ou PESSIMISMO. Obviamente que aqui falamos de previsões e, penso, teremos todos a consciência de que estamos a falar de pequenas probabilidades. Têm razão todos aqueles que dizem que esta entrada é seca. É de facto, e daí ser de destaque o frio previsto. É pouco normal por estas latitudes e com esta localização termos, por exemplo, a iso -2 a abraçar o território horas a fio. Quanto a precipitação talvez o IM esteja a olhar aos output's do ECM. São de facto secos no período de mais frio. Mas esta não é uma entrada seca clássica. Existe e como referiste alguma instabilidade à volta. Cenários aqui ditos com o entusiasmo e a paixão que caracteriza por vezes este tópico tem menos de 1% de possibilidade. Lisboa (ou Coimbra, para puxar a brasa à sardinha) brancos... claramente não acredito. Agora possibilidade de um ou outro aguaceiro isolado poderem deixar uns flocos em locais pouco prováveis acredito. Proximidade de cota 0 em caso de precipitação é uma realidade. Temperaturas muito baixas tanto a 850 como a 500 hPa e geopotencial também ele baixo. Agora não esqueçamos: Probabilidade muito baixa exige expectativas também baixas. Mas IMPOSSÍVEL é uma palavra que não pode ser usada de todo para já