Eu subscrevo mirones. Nestas fases é difícil por vezes dosear desejos e previsões. Constantemente passamos para dois cenários EUFORIA ou PESSIMISMO. Obviamente que aqui falamos de previsões e, penso, teremos todos a consciência de que estamos a falar de pequenas probabilidades. Têm razão todos aqueles que dizem que esta entrada é seca. É de facto, e daí ser de destaque o frio previsto. É pouco normal por estas latitudes e com esta localização termos, por exemplo, a iso -2 a abraçar o território horas a fio.
Quanto a precipitação talvez o IM esteja a olhar aos output's do ECM. São de facto secos no período de mais frio. Mas esta não é uma entrada seca clássica. Existe e como referiste alguma instabilidade à volta. Cenários aqui ditos com o entusiasmo e a paixão que caracteriza por vezes este tópico tem menos de 1% de possibilidade. Lisboa (ou Coimbra, para puxar a brasa à sardinha) brancos... claramente não acredito. Agora possibilidade de um ou outro aguaceiro isolado poderem deixar uns flocos em locais pouco prováveis acredito. Proximidade de cota 0 em caso de precipitação é uma realidade. Temperaturas muito baixas tanto a 850 como a 500 hPa e geopotencial também ele baixo. Agora não esqueçamos: Probabilidade muito baixa exige expectativas também baixas. Mas IMPOSSÍVEL é uma palavra que não pode ser usada de todo para já![]()

Situação complicada para grandes atrevimentos nos prognósticos. No GFS entrada fria a manter-se durante dias que tornaria o evento a primeira onda oficial de frio do ano e talvez a maior desde há uns anos para cá, com bastante frio que nas faixas litorais não seria tão significativo como no interior. No ECM o frio seria interrompido mais cedo com uma depressão, limitando-se essa onda de frio em termos oficiais talvez ao interior norte e centro.
Quanto a neve, parece-me cada vez menos provável uma surpresa de neve em locais pouco habituais pela já referida falta de precipitação, no GFS pequena janela de oportunidade ainda na 4ªfeira à tarde no centro do país (Beira interior e Alto Alentejo) mas apenas cotas médias, no ECM menos provável dado que a precipitação estará mais a sul com menos frio e no Aladin ainda menos que coloca precipitação apenas no Algarve.
Há ainda a possibilidade da madrugada/manhã de 5ªfeira no litoral norte/centro em que o forte gradiente térmico entre a temperatura do mar e o frio significativo aos 500hPa gerar convecção, mas esta a ocorrer parece estar limitada ao mar e dificilmente entrará com fluxo de norte, pelo que é improvável um cenário como o de há um ano atrás, em que nessa altura havia um núcleo depressionário a noroeste que não existe agora, não existindo mecanismos adicionais para fomentar instabilidade nem um fluxo que leve convecção a vir do mar para terra, pelo contrário, ascensos de ar parecem estar limitados de forma moderada ao mar e em terra até haverá alguma subsidência.
No ECM a onda de fria seria interrompida pela referida depressão que levaria neve aos locais habituais do interior norte e centro onde exista frio acumulado, mas sem grandes surpresas à partida.
Mas, é esperar e ver.
, isto vai ser é um evento frio e seco, eu gosto do frio mas preferia que fosse com precipitação, agora assim só vai vir é geadas para queimar tudo
.O Gfs cada vez mete menos precipitação, isto vai ser é um evento frio e seco, eu gosto do frio mas preferia que fosse com precipitação, agora assim só vai vir é geadas para queimar tudo
.

Não e a questão de estar a ser pessimista... pensar em nevar em Lisboa ou ate mesmo no Porto é o mesmo que ter esperança em ver frio no verão em pleno alentejo - impossivel!
Tirem isso da ideia...
Isso so acontecera la para 2030
Vamos ter sim frio... muito frio mas seco... algo que não estejamos habituados
Quanto a depressão colocada pelo ECM... logo se verá...





Boas ... pensei que hoje algum dos modelos cederia mas enganei-me ...
O GFS acentua ainda mais o Anticiclone a partir do proximo fim de semana, e o ECM acentua ainda mais a depressão para o proximo fim de semana !!
O GFS como diz que a depressão não entra em Portugal no fim de semana, isso condiciona toda a semana seguinte com tempo seco e morno !!
o ECM por outro lado como diz que a depressão entra coloca um centro depressionário por todo o Atlântico ás nossa latitudes !!
Quem vai ganhar a guerra, quando estamos a pouco mais de 120 horas !!


Frio de facto vamos ter
Mas so uma pergunta off-topic (desculpem):
Qual era a cota de neve prevista pelo IM no dia 29 de Janeiro de 2006?