Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
cada RUN que passa o Frio vai sendo reduzido e ir para os Espanhois....ai a RUN das 18h de ontem:(
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta RUN quanto a mim é a fotocopia da anterior o que não é mau de todo ;)

Diferente a partir das 72h. Uma curvatura ciclónica das isóbaras junto a Lisboa mete noroestes, baixando ligeiramente o frio, mas colocando precipitação. Sem precipitação não há neve, pelo que é uma run posítiva. Mais vale haver neve acima dos 500m do que termos cota 0, e nenhuma precipitação. Sempre há quem se divirta.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Diferente a partir das 72h. Uma curvatura ciclónica das isóbaras junto a Lisboa mete noroestes, baixando ligeiramente o frio, mas colocando precipitação. Sem precipitação não há neve, pelo que é uma run posítiva. Mais vale haver neve acima dos 500m do que termos cota 0, e nenhuma precipitação. Sempre há quem se divirta.

E mesmo assim...

gfs-1-66.png


Eu continuo a ver bastante frio, algumas zonas mais intensas, outras menos, em relação à run anterior. Mas pouco muda e o frio até é mais abrangente no global. A RUN é mais animadora em termos de eventuais aguaceiros esporádicos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu continuo a ver bastante frio, algumas zonas mais intensas, outras menos, em relação à run anterior. Mas pouco muda e o frio até é mais abrangente no global. A RUN é mais animadora em termos de eventuais aguaceiros esporádicos.

Mas quando entra a precipitação a temperatura a 850 hpa sobe cerca de 2 graus. Mas se a temperatura à superfície ajudar, as isos ainda são negativas, pelo que pode haver surpresas.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Mas quando entra a precipitação a temperatura a 850 hpa sobe cerca de 2 graus. Mas se a temperatura à superfície ajudar, as isos ainda são negativas, pelo que pode haver surpresas.

não sei se é algo de importante, mas quando entra a precipitação na zona da Lisboa existe ainda uma iso -2ºC...não sei se isso é algo de relevante para haver uma eventual surpresa, os mais entendidos que me esclareçam.;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
não sei se é algo de importante, mas quando entra a precipitação na zona da Lisboa existe ainda uma iso -2ºC...não sei se isso é algo de relevante para haver uma eventual surpresa, os mais entendidos que me esclareçam.;)

Não é só por si... Frio a 500hPa, geopotencial favorável e um outro factor que o David sf referiu muitíssimo bem: O frio à superfície. O dia ideal para entrar precipitação seria 5ª feira para surpresa em locais menos habituais. Mas de qualquer forma surpresas não são de descartar (nem de acreditar muito).
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Por aqui o céu esta muito nublado mas com nuvens baixas que com o vento deixam de vez em quando espreitar o sol. Era bom seguir a run do meteograma por localidades mas continua a ser a das 6 que aparece. Aguém me aconselha um site para ver as runs?
Com a temperatura que está, para nevar teria que descer muito... muito. Vamos ver o que acontece mas não creio que tenhamos surpresas... pelo menos por aqui.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Quer-me parecer cada vez mais parecido com 9 Janeiro 2009.

Parece-me o GFS querer modelar uma depressão pequena na 6ª feira, com razoável precipitação a descer o país..

Não se nota nos mapas meteociel, pela escala, mas vendo a cunha de ar "quente" a entrar pelo centro a enrolar, e a precipitação a aparecer..

Isto seria muito bom sinal para todo o Norte e interior Centro, e de qualquer maneira improvável para o litoral Centro devido a esta intrusão de ar marítimo..

E falta nesta data já algum frio em altitude como já referido...

Mas.. Esperemos!
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Boa tarde,

Creio que a situação que se avizinha é de difícil modelação.
Com -35 a 500hPa numa área tão importante como o Norte de Portugal devido à sua orografia bem como isos baixissimas a 850hPa a precorrer todo o país tudo poderá ocorrer, sendo que o contrário também é verdade.

No entanto e devido á duradoura presença do frio, acredito plenamente que poderá nevar em locais pouco habituais, é ir verificando sondagens, satélite e radares
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Tenho e a sensação que quanto mais falamos em nevar em locais pouco habituais... menor e a probabilidade de isso acontecer....:lmao:

Se calhar e melhor encarar a situação com mais cautela...

Para Mim os unicos distritos que poderão ver neve a cotas pouco habituais são os de Viana do Castelo, Braga e Porto... e talvez portalegre...

Tirando os distritos mais habituais... claro...
 

mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
Tenho e a sensação que quanto mais falamos em nevar em locais pouco habituais... menor e a probabilidade de isso acontecer....:lmao:

Se calhar e melhor encarar a situação com mais cautela...

Para Mim os unicos distritos que poderão ver neve a cotas pouco habituais são os de Viana do Castelo, Braga e Porto... e talvez portalegre...

Tirando os distritos mais habituais... claro...


quem dera que estejas correcto no que dizes :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.