Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
É de mim ou a precipitação vem mais cedo que aquilo que os modelos mostram? :unsure:

http://www.sat24.com/sp

sim tambem me parece
consultei o sat24
e vi tb o satelite que mostra o IM para o atlântico e sinceramente tb me parece que a precipitação está muito mas muito mais perto que o previsto
neste momento faltam aqui no forum as palavras dos mais sábios
ao que parece já estão offline
quiça a prepararem as maquinas para os eventos
gandas malucos
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
É de mim ou a precipitação vem mais cedo que aquilo que os modelos mostram? :unsure:

http://www.sat24.com/sp

Eu também já não percebo nada, mas acho que isso que está no sat24 é o pré-frontal. A verdadeira frente penso eu que é a massa nebulosa que se vê mais atrás, no canto superior esquerdo da imagem..

201001091700msg2msgirat.jpg


Se estiver errado, alguém que me corrija..
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
sim tambem me parece
consultei o sat24
e vi tb o satelite que mostra o IM para o atlântico e sinceramente tb me parece que a precipitação está muito mas muito mais perto que o previsto
neste momento faltam aqui no forum as palavras dos mais sábios
ao que parece já estão offline
quiça a prepararem as maquinas para os eventos
gandas malucos

aqui em Tomar deve começar a haver precipitação lá parar as 4 h da madrugada....

se a essa hora as temperaturas rondassem 1 grau nevava aqui

de acordo com meteotomar.info a temperatura caiu para os 4 graus
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Eu também já não percebo nada, mas acho que isso que está no sat24 é o pré-frontal. A verdadeira frente penso eu que é a massa nebulosa que se vê mais atrás, no canto superior esquerdo da imagem..

201001091700msg2msgirat.jpg


Se estiver errado, alguém que me corrija..

Penso que essa "verdadeira frente" como o dizes está bastante longe, no máximo chega cá na Segunda;)

Se estiver errado alguem me corrija:)
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
cardu
há hora da precipitação tomar terá temperaturas bem baixas
o que me preocupa é a pouca altitude a que estamos
aqui a 20 e poucos km temos a serra de aire com 600 metros e mesmo assim penso que não chegará lá pois parece-me que o bom da festa será acima do paralelo tomar e serra de aire
posso-vos dizer que uma piscina dos pequenitos que eu conheço e que apanhou algumas horas de sol
hoje não descongelou e o gelo tinha há vontade meio centimetro
pena não ter a maquina comigo
e já estamos aqui com 4º:surprise:
nem sei se vou dar a minha volta de bike de manhã como habitualmente ou se me meto há estrada
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
O sistema que irá provocar a precipitação amanhã é essa mais próximo da costa. O outro, a NW dos Açores, só deve chegar cá segunda ou terça.
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
O sistema que irá provocar a precipitação amanhã é essa mais próximo da costa. O outro, a NW dos Açores, só deve chegar cá segunda ou terça.

Bem, então está mesmo muito mais perto que o previsto.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
O que se vê na imagem sat que aqui colocaram é realmente a depressão que nos afectará amanhã. Ela parece estar a entrar, mas é um engano ;). Vai entrar sim entre as 6h-7h da manhã (pode aqui haver uma pequena margem de erro ;)), primeiro ela terá de penetrar no fluxo de ar frio que ainda está sobre nós, logo isso vai travá-la um pouco, consequentemente irá varrendo esse mesmo ar. Ao tomar contacto com terra começará a "encher" e ai sim a ganhar dimensão. Por isso ainda não está formada de todo, o que vê-mos é o embrião do que nos afectará.

Acho que não disse nenhuma "bacorada", se assim for agradeço a respectiva correcção! :D
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
na run a 18 horas do gfs europe
ou seja
a previsão para as 7 da manhã
não dá ainda quase nenhuma precipitação
talvez na próxima saída haja alguma alteração
continuo a pensar que pelas imagens de satélitea a entrada está muito antecipada em relação ao previsto
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
A precipitação não vem perto demais? Só se obstáculos orográficos as pararem, mas não me parece que trave ou seja obrigada a isso...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
o Im colocou aviso amarelo de neve para o distrito de Lisboa acima dos 400msm

Distrito de Lisboa, Évora, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Bragança, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo. Tudo acima do 400m. Amanhã veremos. Os nuestros hermanos estão muito mais pessimistas e colocam cotas que no Alentejo rondam os 1000m...

201001101224_p11wext0.jpg



É de facto um pouco arrojado, mas acho esta atitude preferível em contraposição com a antiga-conservadora. :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.