Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
É de mim ou a precipitação vem mais cedo que aquilo que os modelos mostram? :unsure:

http://www.sat24.com/sp

sim tambem me parece
consultei o sat24
e vi tb o satelite que mostra o IM para o atlântico e sinceramente tb me parece que a precipitação está muito mas muito mais perto que o previsto
neste momento faltam aqui no forum as palavras dos mais sábios
ao que parece já estão offline
quiça a prepararem as maquinas para os eventos
gandas malucos

É de mim ou a precipitação vem mais cedo que aquilo que os modelos mostram? :unsure:

http://www.sat24.com/sp

Eu também já não percebo nada, mas acho que isso que está no sat24 é o pré-frontal. A verdadeira frente penso eu que é a massa nebulosa que se vê mais atrás, no canto superior esquerdo da imagem..

201001091700msg2msgirat.jpg

Se estiver errado, alguém que me corrija..

sim tambem me parece
consultei o sat24
e vi tb o satelite que mostra o IM para o atlântico e sinceramente tb me parece que a precipitação está muito mas muito mais perto que o previsto
neste momento faltam aqui no forum as palavras dos mais sábios
ao que parece já estão offline
quiça a prepararem as maquinas para os eventos
gandas malucos

aqui em Tomar deve começar a haver precipitação lá parar as 4 h da madrugada....

se a essa hora as temperaturas rondassem 1 grau nevava aqui

de acordo com meteotomar.info a temperatura caiu para os 4 graus

Eu também já não percebo nada, mas acho que isso que está no sat24 é o pré-frontal. A verdadeira frente penso eu que é a massa nebulosa que se vê mais atrás, no canto superior esquerdo da imagem..

201001091700msg2msgirat.jpg

Se estiver errado, alguém que me corrija..

Penso que essa "verdadeira frente" como o dizes está bastante longe, no máximo chega cá na Segunda;)

Se estiver errado alguem me corrija:)

cardu
há hora da precipitação tomar terá temperaturas bem baixas
o que me preocupa é a pouca altitude a que estamos
aqui a 20 e poucos km temos a serra de aire com 600 metros e mesmo assim penso que não chegará lá pois parece-me que o bom da festa será acima do paralelo tomar e serra de aire
posso-vos dizer que uma piscina dos pequenitos que eu conheço e que apanhou algumas horas de sol
hoje não descongelou e o gelo tinha há vontade meio centimetro
pena não ter a maquina comigo
e já estamos aqui com 4º:surprise:
nem sei se vou dar a minha volta de bike de manhã como habitualmente ou se me meto há estrada

O sistema que irá provocar a precipitação amanhã é essa mais próximo da costa. O outro, a NW dos Açores, só deve chegar cá segunda ou terça.

O que se vê na imagem sat que aqui colocaram é realmente a depressão que nos afectará amanhã. Ela parece estar a entrar, mas é um engano ;). Vai entrar sim entre as 6h-7h da manhã (pode aqui haver uma pequena margem de erro ;)), primeiro ela terá de penetrar no fluxo de ar frio que ainda está sobre nós, logo isso vai travá-la um pouco, consequentemente irá varrendo esse mesmo ar. Ao tomar contacto com terra começará a "encher" e ai sim a ganhar dimensão. Por isso ainda não está formada de todo, o que vê-mos é o embrião do que nos afectará.

Acho que não disse nenhuma "bacorada", se assim for agradeço a respectiva correcção! :D

na run a 18 horas do gfs europe
ou seja
a previsão para as 7 da manhã
não dá ainda quase nenhuma precipitação
talvez na próxima saída haja alguma alteração
continuo a pensar que pelas imagens de satélitea a entrada está muito antecipada em relação ao previsto

A precipitação não vem perto demais? Só se obstáculos orográficos as pararem, mas não me parece que trave ou seja obrigada a isso...

o Im colocou aviso amarelo de neve para o distrito de Lisboa acima dos 400msm

Distrito de Lisboa, Évora, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Bragança, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo. Tudo acima do 400m. Amanhã veremos. Os nuestros hermanos estão muito mais pessimistas e colocam cotas que no Alentejo rondam os 1000m...

201001101224_p11wext0.jpg

É de facto um pouco arrojado, mas acho esta atitude preferível em contraposição com a antiga-conservadora. :)

Estado
Fechado para novas mensagens.