Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
eu sinceramente acho que não foi nada de anormal a precipitação...nem nada de fantástico..

1 mês e meio seguido de chuva,em que muitos locais do Norte pouquissimos foram os dias em que não choveu,e no Sul também choveu bastante,se não é perto do fantástico então não sei em que pais vivo meteorologicamente falando,onde poucas vezes já assisti a um mês em que pouco se vê o sol. Só se estivermos a falar de França ou Inglaterra onde chove bem mais,ai sim foi um normalissimo fim de Outono e início de Inverno em termos de chuva e vento.
E sim, vai mesmo saber muito bem uns dias de Sol, o que é bom é a diversidade e por isso que venha o belissimo sol português :D

Vem ai o Sol ( talvez chuva na Sexta / Sábado ) algum vento mas nada de especial e sobre as ondas,bem mais calmas do que tem estado.Para o surf de aprendizagem talvez ainda forte de mais. Vão estar ondas a rondar o metro e meio.;)
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
eu sinceramente acho que não foi nada de anormal a precipitação...nem nada de fantástico..

Na estação que eu analisei, que não faço a minima se os valores estão todos correctos desde 1956, pois são muitos anos e tecnologicamente pouco avançados o valor de precipitação registado este ano hidrológico desde 15 de Dezembro até 15 Janeiro é qualquer coisa de fenomenal pois são 560mm.
Não chegam a 10 anos os anos em algo semelhante se repetiu e estamos a falar de 53 anos. Ambos os periodos idênticos a este foram procedidos por tempo anti-ciclónico de 3-5 ou mais semanas.
De certo modo até é interessante verificar isso pois não fossem essas interrupções e tinhamos anos com 2000mm. Mais uma vez é a tal conversa do "equilíbrio" atmosférico.
É uma constatação que tirei destes dados "arcáicos" que achei interessante postar aqui.

Desculpem o offtopic pois pode ser facilmente entendido como tal
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
o GFS poe vento de norte para estes dias de sol que ai vem, mas eu tenho esperança que rode e venha de leste :D

Vai rodar para NE e E mas só a partir de segunda e terça feira e durante toda a semana...vem sol mas provavelmente a continuidade de dias seguidos mais fria deste inverno por isso não entendo como dão a entender que ai vem belos dias de Primavera :disgust: e nem sequer vejo garantido esse AA cá em cima para mim esta semana que vem vai ser muito fria mas provavelmente com alguns aguaceiros...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
eu sinceramente acho que não foi nada de anormal a precipitação...nem nada de fantástico..

Até concordo contigo Ferreira, não foi nada de anormal, foi só um mês mais chuvoso, aqui no Algarve na parte do Sotavento nem com a seca acabou, nem a precipitação igualou os valores de Novembro de 2006 em Faro, não foi nada de outro mundo. Janeiro a continuar assim, também não acabará com a seca no Sotavento Algarvio, por isso, nada mais acrescento, porque a seca embora seja fraca ainda não vi nenhum mapa a dizer situação normal, por isso, não vejo nada de tanto anormal desde de Dezembro de 2008 que a seca anda por aqui e nunca mais se foi embora, e tantos a pedirem o AA vai continuar por muito mais meses.:disgust:

Nos próximos tempos, alguma instabilidade 6ªfeira à tarde e no sábado que pode render 1 mm segundo o GFS, ena tanto, depois de um mês chuvoso, voltámos aos chuviscos no Algarve que seca de tempo.:disgust:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O passado mês foi o Dezembro mais chuvoso desde 2000 em termos médios nacionais.
Aproximamos-nos do final de Janeiro, que é a altura em que normalmente aparecem altas pressões no norte/nordeste da Europa, normalmente ocorrem mês, mês e meio depois do solstício de Dezembro.
Altas pressões que costumam trazer entradas frias e muitas vezes secas na Europa, e em Portugal conforme o posicionamento da crista do nosso anticiclone mais ou menos sobre nós, também podem deixar chegar algum frio ou não, mas geralmente é tempo seco ensolarado, por vezes bastante frio. É normal termos alguns dias de sol nesta altura, arriscaria até, bastante usual, umas vezes mais cedo, outras um pouco mais tarde. E isso não significa sol ou anticiclone eterno, deixemos-nos de dramatismos quando tivemos a rara benesse de num mês e pouco "despacharmos" uma seca severa, coisa que ninguém sonharia pouco antes.

Mas antes disso, ainda vem aí mais chuva, que é mais provável precisamente a sul. E quanto ao sol, ainda vamos ver quanto.
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
1 mês e meio seguido de chuva,em que muitos locais do Norte pouquissimos foram os dias em que não choveu,e no Sul também choveu bastante,se não é perto do fantástico então não sei em que pais vivo meteorologicamente falando,onde poucas vezes já assisti a um mês em que pouco se vê o sol. Só se estivermos a falar de França ou Inglaterra onde chove bem mais,ai sim foi um normalissimo fim de Outono e início de Inverno em termos de chuva e vento.
E sim, vai mesmo saber muito bem uns dias de Sol, o que é bom é a diversidade e por isso que venha o belissimo sol português :D

Vem ai o Sol ( talvez chuva na Sexta / Sábado ) algum vento mas nada de especial e sobre as ondas,bem mais calmas do que tem estado.Para o surf de aprendizagem talvez ainda forte de mais. Vão estar ondas a rondar o metro e meio.;)

Parece até que estás a fazer uma " previsao " de tempo para o mes de maio proximo
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Parece até que estás a fazer uma " previsao " de tempo para o mes de maio proximo

Porque?:p

Só se pode gostar do Sol em Maio ou é pelo facto de só se falar do mar no Verão? Eu prefiro Invernos com trovoada muita chuva,e neve em sitios inesperados,mas uns dias de sol no Inverno só sabem é bem,como também gosto de dias de trovoada e chuva no Verão.Não vejo qual o problema.

O problema é de quem não gosta de sol,ou estarem sempre contra o AA quando o nosso pais está posicionado para ter o AA vários dias por ano,e não só no Verão! Ás vezes penso que se está a falar de Inglaterra ou assim,pois há pessoal que fica muito surpreendido por ter alguns dias de AA no Inverno. Vamos ter Sol,com frio,e já se fala na Primavera :D

Peço desculpa o offtopic,mas tinha de responder. :unsure::p
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bem parece que o gfs está aos pouco a aniquilar a chuva para amanhã á tarde e sábado:disgust:, ainda espero é que acabe com ela de vez:( o que já não falta muito, a seguir a isto esperanos tempos de anti-ciclone e algum frio ( geadas).
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
E nesta saida das 06h é a ainiquilação quase total da chuva sobrando apenas alguns chuviscos mais prováveis no sul, depois é só AA até perder de vista, até parece que já estou ver o cenário todo, vai ser mais um ano seco que ai vem:(.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
E nesta saida das 06h é a ainiquilação quase total da chuva sobrando apenas alguns chuviscos mais prováveis no sul, depois é só AA até perder de vista, até parece que já estou ver o cenário todo, vai ser mais um ano seco que ai vem:(.

Bem estava a achar estranho vir chuva forte para aqui tendo em conta a visão geral dos modelos para os próximos dias...

Acho que o Inverno (em termos de precipitação) acabou... resta esperar pelo tempo solarengo, com frio banal dos próximos dias...

A longo prazo só se ve frio e sol... mas espero estar enganado...!!!!

Temos de ver o lado positivo das coisas... vem ai o sol!!!:lol:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bem estava a achar estranho vir chuva forte para aqui tendo em conta a visão geral dos modelos para os próximos dias...

Acho que o Inverno (em termos de precipitação) acabou... resta esperar pelo tempo solarengo, com frio banal dos próximos dias...

A longo prazo só se ve frio e sol... mas espero estar enganado...!!!!

Temos de ver o lado positivo das coisas... vem ai o sol!!!:lol:

Faz hoje um mês que começou o inverno e já acabou? Vamos ter uma semana de tempo soalheiro e frio, isto se não entrar nenhuma depressão em altitude que provoque alguma precipitação. Quando acabar essa semana estaremos a 31 de Janeiro, logo veremos o que acontece. Mas não há nada mais normal que uns dias de anticiclone em Janeiro.

No final do mês deverá haver, segundo as tendências a longo prazo dos modelos,uma entrada polar de norte sobre a Europa. Era bom que se formasse um anticiclone entre o Reino Unido e a Islândia, de modo a que sejamos abençoados por essa entrada fria, do mesmo tipo que a que ocorreu há cerca de 2 semanas.

ech1216.png


gfsnh0216.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Até concordo contigo Ferreira, não foi nada de anormal, foi só um mês mais chuvoso, aqui no Algarve na parte do Sotavento nem com a seca acabou, nem a precipitação igualou os valores de Novembro de 2006 em Faro, não foi nada de outro mundo. Janeiro a continuar assim, também não acabará com a seca no Sotavento Algarvio, por isso, nada mais acrescento, porque a seca embora seja fraca ainda não vi nenhum mapa a dizer situação normal, por isso, não vejo nada de tanto anormal desde de Dezembro de 2008 que a seca anda por aqui e nunca mais se foi embora, e tantos a pedirem o AA vai continuar por muito mais meses.:disgust:

Por alguma coisa se passou de seca extrema para seca ligeira. Não bateu recordes, tudo certo, mas experimenta calcular a precipitação do mês que decorreu entre 15 de Dezembro e 14 de Janeiro´.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O ano passado pos-se fim ao Verão em Agosto por causa de uma semaninha de nortada e depois houve calor até Outubro/Novembro.Agora por vir ai o Sol já acabou o Inverno.Pode ser que haja frio e chuva até Maio para contradizer as declarações catrastróficas. " Pronto,agora sol até ao fim do ano! ":mad: Onde é que já se viu um Inverno com 3 meses a chover? Nem depois de 1 mes bastante bom para o Sul se acalmam uns dias,nem que fossem 15 dias!:huh:

Pois,parece que tiraram a precipitação praticamente toda para Sexta-Sábado.Vai estar céu muito nublado,tempo enfadonho e temperaturas normais para a época. O frio deverá chegar Segunda-Feira,acompanhado com Sol.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Por alguma coisa se passou de seca extrema para seca ligeira. Não bateu recordes, tudo certo, mas experimenta calcular a precipitação do mês que decorreu entre 15 de Dezembro e 14 de Janeiro´.

Sim por acaso até choveu bem:thumbsup:, mas agora vem ai o AA para secar tudo e depois se não chover volta tudo a ao que estava, não te esqueças que o ano passado no centro e sul esteveram 8 ou mais meses com a percipitação abaixo da média, e agora não pode vir 2 meses acima que dizem logo que já chega e que queremos o AA, não pode ser assim para isto ficar bom ainda tem que chover muito para compensar o ano passado.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.