Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
[Q ":mad: Onde é que já se viu um Inverno com 3 meses a chover?

Meu caro antigamente os invernos eram bem mais chovosos que os de hoje, era capaz de estar meses sempre a chover.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim por acaso até choveu bem:thumbsup:, mas agora vem ai o AA para secar tudo e depois se não chover volta tudo a ao que estava, não te esqueças que o ano passado no centro e sul esteveram 8 ou mais meses com a percipitação abaixo da média, e agora não pode vir 2 meses acima que dizem logo que já chega e que queremos o AA, não pode ser assim para isto ficar bom ainda tem que chover muito para compensar o ano passado.

Não estou a dizer que já chega, estou apenas a dizer que é normalíssimo haver 15/30 dias de anticiclone no inverno, e que isso não significa que o ano é seco. Com o que já choveu, creio que basta termos Fev, Mar, Abr normais e não teremos quaisquer problemas no verão. E o normal a sul do Tejo para Fevereiro, por exemplo em Beja, é de 61 mm. Para Vila Real de Sto. António, 47 mm. Isso consegue-se em 3/4 dias de chuva, tranquilamente. Até arriscaria dizer que se chover bem em Abril, até poderia não chover nada de especial até lá.

E as previsões sazonais, que este ano até estão acertadinhas, mantêm a previsão de precipitação acima da média para os próximos 2 meses.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu não compreendo sinceramente. Vivemos 2 meses meteorológicamente intensos. Regiões com imensa chuva, vendavais, ciclogenese explosiva, enxuradas nas ilhas, rodopio constante de depressões, várias nevadas aqui e ali e uma excepcional no Alto Alentejo e Beira Interior. Uma seca severa neutralizada. Não calha a todos ? certo, mas nunca calha. Dificilmente haverá 2 meses assim na história deste fórum, chegou até ao ponto de se já estar a entrar num certo tédio. A chuva parou exactamente no momento em que ameaçava começar a dar problemas mais sérios e generalizados. Perfeito. Mas mesmo assim alguns falam da seca do anticiclone, antes mesmo dele aparecer.

A noção que alguns tem do clima é um bocado absurda, como se o clima fosse uma normal. Isso não existe, a normal é a média das anormalidades. Quem quer passar o resto do ano a lamentar uma coisa que não existe porque não está na normal, é opção dele, mas roça o absurdo na minha opinião. E torna este tópico uma seca de queixumes. Sempre desagradável.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Eu não compreendo sinceramente. Vivemos 2 meses meteorológicamente intensos. Regiões com imensa chuva, vendavais, ciclogenese explosiva, enxuradas nas ilhas, rodopio constante de depressões, várias nevadas aqui e ali e uma excepcional no Alto Alentejo e Beira Interior. Uma seca severa neutralizada. Não calha a todos ? certo, mas nunca calha. Dificilmente haverá 2 meses assim na história deste fórum, chegou até ao ponto de se já estar a entrar num certo tédio. A chuva parou exactamente no momento em que ameaçava começar a dar problemas mais sérios e generalizados. Perfeito. Mas mesmo assim alguns falam da seca do anticiclone, antes mesmo dele aparecer.

A noção que alguns tem do clima é um bocado absurda, como se o clima fosse uma normal. Isso não existe, a normal é a média das anormalidades. Quem quer passar o resto do ano a lamentar uma coisa que não existe porque não está na normal, é opção dele, mas roça o absurdo na minha opinião. E torna este tópico uma seca de queixumes. Sempre desagradável.

Subscrevo. Que venham uns dias de tréguas (sol, frio moderado e ventos fracos a moderados mas não de W/SW) para prática de uns desportos ao ar livre :). E esses dias parece mesmo que vêm aí, e já a começar no fim de semana, ao contrário das previsões do início da semana. Perfeito.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Vamos lá haver uma coisa eu até gosto que venham agora ai dias de sol para se fazer desporto ao ar livre, mas o meu medo é se esses dias de sol se prelongarem mais de um mês:( como tem sido já habitual, e não parece mas respeito a opinião dos outros membros que aqui estão ao quererem que venha ai o AA:), e peço desculpa por eu ás vezes escrever certas mensagens um pouco criticas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para o sábado, algumas mudanças nos modelos. O GFS a afastar um pouco a depressão, ECM mais ou menos igual, mas com a precipitação ainda a chegar a sul. O UKMO não tem tanto uma depressão definida mas mais o cavado em si, abrangendo também o norte do país. Ainda o Hirlam, activo para o Algarve.


GFS 06z

gfso.gif




ECM 00z

ecm.gif




UKM 00z

ukm.gif



NGP (ontem?)

ngp.gif



HIRLAM 12z

hirlam.gif
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
[Q ":mad: Onde é que já se viu um Inverno com 3 meses a chover?

Meu caro antigamente os invernos eram bem mais chovosos que os de hoje, era capaz de estar meses sempre a chover.

Não era capaz.era mesmo.

O meu avô paterno e o materno, ambos dizem que antigamente( 10anos atrás ainda), chegaram a ter plantas a pender dos telhados, tal era a quantidade de chuva, e as telhas estavam verdes de plantas.:D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
[Q ":mad: Onde é que já se viu um Inverno com 3 meses a chover?

Meu caro antigamente os invernos eram bem mais chovosos que os de hoje, era capaz de estar meses sempre a chover.

Era ainda um miúdo mas recordo perfeitamente isso, chuva frequente desde meados de Outubro até meados de Maio, era terrível... :(

Bom, mas após esta fase de tempo chuvoso, certamente se poderá dizer, penso que confortavelmente, os níveis em necessidade foram repostos apesar de em alguns casos terem sido ultrapassados.
A partir deste fim-de-semana as fortes amplitudes estarão de volta, mas os dias de céu limpo com noites frias em Janeiro sempre se verificaram, é quase tradição!
Afastemos o fantasma da última seca extrema...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)




Até aqui completamente em sintonia os dois grandes modelos









Aqui bem diferentes um do outro quer a nível do posicionamento do anticiclone bem como em relação ao frio...conclusão: tudo em aberto!
Pessoalmente acho que o ECMWF têm sido mais certeiro nas previsões a médio prazo...espero que mais uma vez tenha razão!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.