Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 30 Dez 2009 às 21:56.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,014
    Local:
    Sintra
    Já fazia falta um pouco mais de sol e menos de chuva.
    Não se preocupem, que muito provavelmente, mais chuva virá a seguir.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. nimboestrato

    nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Jan 2008
    Mensagens:
    1,865
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Pois é...estamos mal habituados neste Inverno e particularmente neste último mês..
    Agora? -não é que vem lá Anticiclone.
    Ui ...mas que é isto? Não me digas que já acabou o Inverno.
    Como se fosse possível o tempo anticiclónico não nos visitar de Novembro a Março.
    Para aqueles que dizem que naquele tempo sim, é que chovia,sempre,
    recordo aqui que, no último Inverno de chuvas abundantes
    com cinco (mini)-cheias na Ribeira do Porto (inverno 2000/2001 ) ,de Dezembro a Março , 15 dias de Fevereiro , longas duas semanas ,foram iguais às que supostamente aí vêm.

    http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsreaeur.html

    Ou seja : Tudo terminado?
    Naquele ano, Fevereiro acabou de novo chuvoso e até 4 de Março 2001 de má memória,a desgraça de uma ponte que não aguentou tanta correnteza,
    tanta água , tanto tempo submetida a leito de cheia e que estaria velha demais, concerteza, para aguentar um Inverno que ainda assim ,
    também ele,teve períodos anticiclónicos.
    É Mentira.Não chove cinco meses seguidos.Nem nesse Inverno super-chuvoso.Até esse, registou em Fevereiro 15 dias de corrente de Leste, bem escassa em humidade, quanto mais de pluviosidade...
    Vem aí sol ?
    Ah pois vem . Se fazia ou não falta, cada um saberá de si.
    Mas o que ainda poderá vir?
    Falta todo o Fevereiro "louco"...
     
  3. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,761
    Local:
    Oeiras / Portel
    Ja que tanto se fala de estabilidade, seca, anticiclone, calor, tudo ingredientes em que este inverno tem sido pródigo, façamos um apanhado de todos os modelos para vermos o terrível anticiclone que nos vai influenciar nos próximos 9 meses. Por ordem de credibilidade (na minha opinião):

    ECMWF

    Depois da depressão de amanhã, que todos os modelos vêm, às 120 h seríamos afectados por uma depressão em altitude. A temperatura a 850 hpa rondaria os -4ºC em todo o país. O tempo seria seco pelo fluxo de leste, não sendo de descartar algum fenómeno convectivo. O anticiclone está centrado a sul da Irlanda, a cerca de 1200 km de Lisboa.

    [​IMG]

    A 144h o fluxo tornar-se-ia um pouco mais anticiclónico, especialmente a norte mas sempre com frio, especialmente as mínimas. O centro do A afasta-se para o Atlântico a mais de 1500 km de Lisboa. A 168h, mantém-se mais ou menos a mesma situação, mas o centro do A afasta-se ainda mais, a cerca de 2000 km de Lx.

    [​IMG]

    [​IMG]

    Depois, já num prazo muito largo, menos credível, entra uma nordestada daquelas que poderiam colocar a -10 na península. Centro do A a cerca de1500 km de Lx, a norte dos Açores.

    [​IMG]

    GFS

    Praticamente igual ao ECM. Às 120 h põe a mesma depressão, mas este modelo tem output da precipitação disponível, pelo que se vê que eventuais surpresas seriam possíveis:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Centro do A a sul da Irlanda, a 1200 km de Lx.

    Depois é o único modelo a colocar-nos sob a influência do anticiclone, centrado entre os Açores e a Irlanda 1200 km de Lx.

    [​IMG]

    UKMO

    Até às 120h igual aos outros. Às 144h reforço do frio e possível união com depressões atlânticas. Centro do A a sul da Islândia, a cerca de 2000 km de Lx.

    [​IMG]

    NOGAPS

    Parecido ao GFS até às 150h. Posteriormente afasta o centro do A para o Atlântico, a cerca de 1700 km de Lx, apesar de estramos sob a sua influência, não se pode dizer que estejamos com A em cima.

    [​IMG]

    DWD

    Mete ainda mais frio que os demais até ao fim da simulação, 132h. Centro do A no sul da Noruega, a cerca de 2500 km de Lx.

    [​IMG]

    GEM

    A 144h mete todo o Medirrâneo ocidental sob a influêcia de uma depressão. O anticiclone mais próximo está centrado na Escócia, a cerca de 2000 km de Lx.

    [​IMG]

    Depois unir-se-ia à depressão do Atlântico e posteriormente entrava uma nortada. Centro do A mais próximo na Gronelândia a mais de 3000 km de Lx.

    [​IMG]

    [​IMG]

    JMA

    União a 168h com a depressão atlântica. Centro do A mais próximo perto da Escócia, a cerca de 2000 km de Lx.

    [​IMG]

    Portanto é possível que o anticiclone se estabeleça no final da próxima semana, apesar de ser uma hipótese menos provável, pois só é vista claramente pelo GFS, sendo que o NOGAPS poderia também avançar com essa hipótese, mas já fora do límite da simulação.
     
  4. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    414
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
    Assim sim, vale a pena vir a este tópico do fórum!:thumbsup: Nada de desejos meteorológicos, nem lamúrias. Análise e comparação dos modelos, pura e simples. Excelente para quem, como eu, não tem paciência para fazer esse próprio exercício de pesquisa e comparação.
     
  5. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,014
    Local:
    Sintra

    A análise e comparação de modelos que foi feita, é baseada em entradas com uma antecedência enorme. A fiabilidade é quase nula, exemplificada aliás por episódios recentes anteriores ( para não falar dos menos recentes).
    O anticiclone parece que é evidente que aí vem, mas muito provavelmente não com temperaturas tão baixas como as apresentadas.
    Seria talvez mais sensato, falar dos próximos dias.
    Falando por mim, eu apenas referi-me ao que parece já bastante evidente ( algum tempo seco) que por acaso é o que considero que já fazia um pouco de falta.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,761
    Local:
    Oeiras / Portel
    Não sei porque a carapuça lhe serviu, pois não era para si. Até vem na continuidade da sua linha de raciocínio, quando escreve que depois mais chuva virá. Era uma reposta àqueles que dizem que vem aí o calor, voltará a seca, anticiclone até ao Verão...

    Quanto às datas das cartas, que eu agora não vejo pois estou com o telemóvel, a análise foi feita com base nas saídas das 0z de hoje, com excepção da do japonês, que é das 12z de ontem, que são as últimas saídas com sondagens disponíveis de todos os modelos. Se alguma carta não é da data referida, é por algum erro de linkagem.

    A análise está feita para prazos largos, pouco credíveis, como aliás está lá referido, porque o objectivo era mostrar que não era por o GFS mostrar anticiclone até às 384h, que tal era dado adquirido, uma vez que outros modelos não tinham nada disso. É uma mania de muita gente basear as análises única e exclusivamente no GFS, e depois ficam espantados quando ele muda de um dia para o outro.

    Que não restem dúvidas que para o início da semana que vem o tempo será seco e soalheiro, mas não está garantido que seja anticiclónico, pois todos os modelos metem neste momento baixos geopotenciais, nem que seja durante 24h. O fluxo será seco porque será de leste, ficando a precipitação retida em Espanha.
     
  7. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,378
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Sem dúvida! O que não invalida que seja uma análise na fronteira médio/longo prazo (abaixo das 180h) muito bem documentada. Os problemas de análises a prazos mais longínquos neste tópico acontecem sobretudo quando é feita referência a um modelo isolado, quando se falam de cenários distantes mencionando tal como "certeza" e/ou se colocam cenários a muito longo prazo (200 e tal horas ou mais). Nesta caso a análise feita cruza dados dos modelos falando muito bem das convergências, divergências e dúvidas!

    Até ás 180h existem algumas semelhanças mas também algumas incertezas típicas da colocação do anticiclone próximo de Portugal Continental. A volatilidade dos modelos nestas circunstância deve-se ao facto do mínimo desvio poder alterar as características da entrada de frio proveniente de NE/E e de possíveis entradas de baixas pressões que pudessem criar mais alguma surpresa para além do frio seco. Para já e pelos modelos mais "credíveis" (se tal é possível dizer...) tal hipótese parece estar complicada. O longo prazo esse sim está verdadeiramente indefinido...
     
  8. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    414
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
    Caro Belem, o meu comentário não era para ninguém em particular. Confesso que nem tinha lido o seu comentário anterior.
    Foi apenas um desabafo sobre todos os que, aqui, se afastam do tema. Que é o que eu estou a fazer neste momento! Peço desculpa e não quero transformar este tópico num "chat".

    De resto, todos temos, ou deveríamos ter, a noção da fiabilidade destas previsões a médio prazo. Como são as únicas que temos, é sobre elas que nos devemos debruçar. Tal como fez, e bem, o David sf.

    De resto, o AEMet prevê a partir de segunda, e até quinta, tempo frio para as localidades fronteiriças com a Beira Interior, como Fuentes de Oñoro, mas com probabilidades de precipitação baixas que não deixam antever nenhuma eventual surpresa.
     
  9. Sunnyrainy

    Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Out 2009
    Mensagens:
    591
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    A Accuweather prevê sol... sol... e mais sol... até perder de vista!! Se não fossem as temperaturas diria que estavamos em pleno verão...:disgust:

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,014
    Local:
    Sintra

    Está um bocado para o agressivo, acalma-se lá um bocado. :)



    Exacto, a não ser que o verão venha já a seguir, quando mais provavelmente como disse, não vem!




    Pelo seu post não deu para entender claramente que se dirigia a eles, daí peço as minhas desculpas. Eu da minha parte dirigia-me aos extremistas, tanto para o frio como para o calor.




    Daí a minha postura cuidadosa.



    Logo se vê, mas para já, para aí aponta.



    Não quis tirar mérito algum à análise do David, apenas tentei ser sensato e realista.
    Com dados dos próximos 3 dias, sinto-me mais à vontade, embora este tópico sirva também para estas viagens futuristas de maior alcance! Eheheh... :)
    Mas devem ser feitas com cuidado.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. blood4

    blood4
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Nov 2009
    Mensagens:
    156
    Local:
    Ponte de Lima
    isto esta-me a preocupar
    não vejo data para este AA acabar
    e isto no inverno nao é nada bom
    so espero que a seca de 2005 nao volte :(
     
  13. Lousano

    Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    12 Out 2008
    Mensagens:
    3,635
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Não compreendo o problema, nem a surpresa, de podermos ser afectados durante um período pelo AA.

    É natural e possivelmente até bem-vindo.
     
  14. blood4

    blood4
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Nov 2009
    Mensagens:
    156
    Local:
    Ponte de Lima
    sim é
    mas o pior é que sao AA´s como estes que dão ao pais as secas
    é que pode durar durante muitos meses
    e o meu medo é esse..
    se assim é no inverno
    chegamos ao verão num estado já crítico
    so espero que não dure :S
     
  15. ferreira5

    ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Mar 2007
    Mensagens:
    1,909
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Apesar de o termos ultrapassado a seca severa, não resisto a dizer o que vem aí é uma "seca"...!
    E não me venham com conversas que ficam contentes e que estavam desejosos por este tempo, porque apesar de ser um Fórum de discussão e de análise, penso que o que nos move no nosso íntimo são os fenómenos metereológicos intensos e activos e isso vê-se quando acontessem, ao ponto do Fórum ficar inacessível visto serem tanta as pessoas a tentarem aceder...é isso que dá vida ao Fórum! Também gosto de uns dias de Sol, mas espero que seja de pouca dura, pois caso contrário o Fórum perde a sua essência...que eventos especiais poderemos reportar se tivermos um tempo anticiclónico...?
     
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página