Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já chega de conversas sobre seca. Quando ela for uma realidade será motivo de discussão, aqui ou noutro tópico mais apropriado. Agora não.

Se isto é para continuar, parece que sim, por favor quem quer passar os próximos dias ou semanas a lamentar-se da seca que funde o fórum www.falemosdeseca.com e instale-se por lá.
 


vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Por acaso estes dias de sol vêem mesmo a calhar. :)

A chuva já enjoa um bocado..
E o inverno ainda nem vai a meio, ainda nos trará muitas surpresas certamente. ;)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Eu neste momento só tenho a dizer que o AA não vai ficar muito tempo e aliás ele esta muito bem posicionado para termos uma bela entrada fria, portanto aproveitem estes dias de sol que o melhor ainda está para vir e os que não gostam de neve e de fenómenos extremos azar procurem outras bandas ;)

test8.gif
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Peço deculpa pelo meu off-topic e prometo que será o último, mas realmente já me "enjoa" ler os post a dizerem que "já enjoa tanta chuva"...se estão tão enjoados que vomitem ou que tomem um "nausef", ou se calhar estão grávidos! Porque que realmente irrita de cada vez que leio uma página há sempre alguém a dizer que está enjoado...será que não existe outro termo (farto,satisfeito, saturado, etc...)agora enjoado já enjoa! O pessoal parece que enjoa muito facilmente...por acaso não há nenhum gastroenterolgista no fórum que alivie os enjoos deste pessoal?
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Peço deculpa pelo meu off-topic e prometo que será o último, mas realmente já me "enjoa" ler os post a dizerem que "já enjoa tanta chuva"...se estão tão enjoados que vomitem ou que tomem um "nausef", ou se calhar estão grávidos! Porque que realmente irrita de cada vez que leio uma página há sempre alguém a dizer que está enjoado...será que não existe outro termo (farto,satisfeito, saturado, etc...)agora enjoado já enjoa! O pessoal parece que enjoa muito facilmente...por acaso não há nenhum gastroenterolgista no fórum que alivie os enjoos deste pessoal?

realmente tens razão
e estas pessoas por chover uma duzia de dias ja fica com enjoos da chuva
sinceramente quem enjoa de chuva no inverno é porque nao sabe muito bem o que diz
desculpem o off topic
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Algum dia tinha que voltar.
E enxugar a calçada ainda molhada ...
Eis a enchurrada de Sol ...

301004015.jpg
[/URL][/IMG]

O País , a partir de agora, em "alerta Azul"...
Para quantos dias?
Ameaçam ser muitos.
Mas nunca serão mais do que aqueles que podemos ver...
Felizmente...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Hoje será o ultimo dia de chuva (em especial no sul) por agora, depois lá vem o nosso compaheiro AA, mas até quando não se sabe ao certo, por isso pessoal do sul aproveitem bem este dia de chuva:thumbsup:.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Para Viseu, mínimas negativas e máximas por vezes de 4/5ºC, nada de chuva e muito sol, pelo menos até ao fim do mês.

 

EGIT-ANA

Cirrus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
37
Local
Guarda-Cidade
Bom dia, meus amigos!

As previsões para a Guarda, a partir de amanhã, são de sol, sol e sol até ao fim das previsões a 15 dias, com temperaturas relativamente baixas. Esta situação vem em boa hora para secar um pouco as superfícies. Nesta cidade está tudo húmido (solos, paredes, muros, etc.)

As lamúrias ou entusiasmos, em excesso, são tipicas do fogo de alguma juventude e algum tédio noutras áreas, o que é natural e comum.

Mas esta calmia no clima, que se segue a episódios de perturbações é própria da natureza = o equilibrio natural, felizmente :p

Todos gostamos de observar extremos (desde que não sejam muito destruitivos), mas o clima como qualquer fenómeno da natureza, revela nas nossas latitudes esta tendência. Há que aprender a tirar partido de todas as situações e estar preparados para elas.

Estamos na estação Invernal e estas previsões de tempo seco com possivel formação de geada e acentuado arrefecimento nocturno no inteiro são perfeitamente naturais e para algumas culturas benéficas.

Por isso vamos lá aproveitar este clima maravilhoso que Portugal tem o previlégio de ter.

Um bom fim de semana para todos.:thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Bom dia, meus amigos!

As previsões para a Guarda, a partir de amanhã, são de sol, sol e sol até ao fim das previsões a 15 dias, com temperaturas relativamente baixas. Esta situação vem em boa hora para secar um pouco as superfícies. Nesta cidade está tudo húmido (solos, paredes, muros, etc.)

As lamúrias ou entusiasmos, em excesso, são tipicas do fogo de alguma juventude e algum tédio noutras áreas, o que é natural e comum.

Mas esta calmia no clima, que se segue a episódios de perturbações é própria da natureza = o equilibrio natural, felizmente :p

Todos gostamos de observar extremos (desde que não sejam muito destruitivos), mas o clima como qualquer fenómeno da natureza, revela nas nossas latitudes esta tendência. Há que aprender a tirar partido de todas as situações e estar preparados para elas.

Estamos na estação Invernal e estas previsões de tempo seco com possivel formação de geada e acentuado arrefecimento nocturno no inteiro são perfeitamente naturais e para algumas culturas benéficas.

Por isso vamos lá aproveitar este clima maravilhoso que Portugal tem o previlégio de ter.

Um bom fim de semana para todos.:thumbsup:

Assino por baixo...:thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ao contrário dos dias anteriores que foram de céu muito nublado a partir de hoje a nebulosidade irá diminuir e iremos assistir a um gradual limpar do céu "vindo" de Oeste pra Este.

Já as temperaturas irão descer, isto devido ao fluxo de Leste que ser irá instalar com a subida em latitude do anticiclone, logo e posto isto, fica desmentido o "calor" que alguns falam, lá por estar sol não significa que vá fazer "calor" acho que todos sabemos que o sol de Inverno por vezes pode ser mais frio que o tempo nublado por isso aguardemos pelos próximos dias para ver as temperaturas a descer o céu a limpar e tudo a "secar" de forma saudável sem entrar em catastrofismos secos.

37291797metgram.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O mais engraçado é que o Belem até foi bem moderado numa critica que fez a alguns que no seu extremismo maximo, e estou-me a referir aos que gostam de neve(há os também moderados) escreveram aqui previsões alucinantes!!
Quando alguem moderado aqui vem pôr agua na fervura, já se sabe que vai ser citicado!

Quanto ao que vem ai para os proximos dias é o bloqueio no pior sitio de todos, que é a NO da PI, que deve durar pelo menos uns bons 10 dias pelas previsões apresentadas pelo ECMWF e GFS.

Eu quanto a mim, a única previsão que fiz está no último parágrafo do meu post de ontem de manhã, onde dizia que a instalação do anticiclone era uma das hipóteses em aberto, mas era minoritária entre os modelos, isto para o médio, longo prazo, dado que o seu estabelecimento amanhã até Terça é dado adquirido, e nem é motivo de discussão. Mantenho o que escrevi, tal como os modelos mantêm a indefinição. O único que aposta claramente por estabilidade absoluta é o GFS, devido a exagerar sempre nas depressões atlânticas, a partir do médio prazo. O ECM mete a partir do próximo fim de semana instabilidade, a depressão que se deverá isolar nos Açores estaria próxima do continente, o A atlântico está estirado no sentido N-S, possibilidade de nortada ainda em aberto. Tudo isto são suposições, previstas pelos modelos, tão alucinantes como dizer que o anticiclone se deve manter estático a NO da península nos próximos 10 dias.

PS1- Peço desculpa se fui agressivo com quem quer que seja, não era o objectivo. A história da carapuça não foi usada com nenhuma intenção que não fosse utilizar uma metáfora muitas vezes usada, sem qualquer intenção de agredir.

PS2- Não percebo porque certos membros têm tantas reservas em discutir o médio, longo prazo. Este tópico não é usado para prever exactamente o tempo, acho que para tal deve ser usado o tópico 'Análise de modelos e alertas oficiais', onde aí já se exige alguma fiabilidade. Aqui seguem-se e discutem-se modelos, e acho que salvo situações muito excepcionais, tipo cotas de neve, trovoadas, chuvas intensas, o curto prazo é desinteressante, pois não tem nada que discutir. Amanhã estarão 12 ou 14 graus em Lisboa? Irrelevante. Não se pretende dizer que o que os modelos dão para daqui a uma semana está certo, até porque raramente estão em consonância, mas sim discutir o que pode acontecer, qual modelo poderá estar certo, eventuais evoluções futuras, e acho muito mais interessantes essas discussões do que deixar o tópico às moscas ou transformá-lo num muro das lamentações quando não acontece nada num curto prazo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
PS2- Não percebo porque certos membros têm tantas reservas em discutir o médio, longo prazo. Este tópico não é usado para prever exactamente o tempo, acho que para tal deve ser usado o tópico 'Análise de modelos e alertas oficiais', onde aí já se exige alguma fiabilidade. Aqui seguem-se e discutem-se modelos, e acho que salvo situações muito excepcionais, tipo cotas de neve, trovoadas, chuvas intensas, o curto prazo é desinteressante, pois não tem nada que discutir. Amanhã estarão 12 ou 14 graus em Lisboa? Irrelevante. Não se pretende dizer que o que os modelos dão para daqui a uma semana está certo, até porque raramente estão em consonância, mas sim discutir o que pode acontecer, qual modelo poderá estar certo, eventuais evoluções futuras, e acho muito mais interessantes essas discussões do que deixar o tópico às moscas ou transformá-lo num muro das lamentações quando não acontece nada num curto prazo.



David, não te preocupes com isso, imensa gente aprecia os teus post's, fosse tudo assim em vez do regular desfilar de lamuria ou mensagens de pura provocação de uns contra os outros, e este tópico seria muito mais interessante. Venham mais análises como as tuas, sempre fundamentadas e cautelosas qb.

O médio e longo prazo deve ser analisado, é para isso que ele existe, mas deve ser analisado de uma forma muito particular, cruzando modelos, procurando tendências de largo espectro ao nível de hemisfério, e não situação local, e és dos poucos que faz isso como deve ser ;)

Os offtopic terminam por aqui.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Vim aqui só fazer um esclarecimento por causa de um mal entendido:

PS1- Peço desculpa se fui agressivo com quem quer que seja, não era o objectivo.

Estamos entendidos.


PS2- Não percebo porque certos membros têm tantas reservas em discutir o médio, longo prazo. Este tópico não é usado para prever exactamente o tempo, acho que para tal deve ser usado o tópico 'Análise de modelos e alertas oficiais', onde aí já se exige alguma fiabilidade. Aqui seguem-se e discutem-se modelos, e acho que salvo situações muito excepcionais, tipo cotas de neve, trovoadas, chuvas intensas, o curto prazo é desinteressante, pois não tem nada que discutir.


Este tópico não é só para a discussão de modelos, mas também para a discussão da previsão do tempo: «Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010


Não se pretende dizer que o que os modelos dão para daqui a uma semana está certo, até porque raramente estão em consonância, mas sim discutir o que pode acontecer, qual modelo poderá estar certo, eventuais evoluções futuras, e acho muito mais interessantes essas discussões do que deixar o tópico às moscas ou transformá-lo num muro das lamentações quando não acontece nada num curto prazo..


O que se disse é que a curto prazo, pode-se ter mais certezas, nada mais. Se isso tem interesse ou não é outro assunto.
Agradeço que se interprete correctamente o que se escreve, tanto que eu depois disse isto:

«embora este tópico sirva também para estas viagens futuristas de maior alcance!» :)

Mas, prontos, peço desculpa a todos por este «offtopic» .:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bem mas que animação para aqui vai .... infelizmente tornou-se habitual e por isso reduzi-me ao mero comentar de dias em dias ...

Em relação aos modelos parece que finalmente vem o sol e o tempo limpo que imensa gente reclamava, e que tanto choramingavam mas que também é bem vindo devido á saturação dos solos.

Isto é DADO POR TODOS OS MODELOS ATE AO LIMITE DAS PREVISÕES ....
Fiquem bem, e até daqui a uns dias ..... para não me chatear !!

Em relação ao longo prazo e previsões sazonais estas estão entrando na estação que menos acertam que é a Primavera !!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.