Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja


Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
boas.

pelo que tenho vindo analisar já alguns dias a cada dia que passa vão sempre adiando a tão esperada "branca" caindo do céu....:pray: aqui para os meus lados...

mas pelos comentários "ditos" pelos mais experientes nesta matéria,
continuam na expectativa e sempre à espera da tal saída justificando
os seus saberes perante o acontecimento.....

é óbvio que cada vez mais vai sendo difícil prever o tempo a muitas horas do seu acontecimento....
pois vejam a saída GFS das 18 para sexta-feira ás 19h
claro que é sabido que é uma previsão para 72h..... por isso vale o que vale.

a atmosfera está cada vez mais instável por isso vamos com calma e vamos analisando
as próximas RUN´S que vão saindo, mas com poucas horas de previsão....

conforme diz o membro " irpsit " (Aquela entrada de norte, vinda do UK, leva alguma humidade e muito frio) por isso me deixa com alguma esperança....;):pray: a ver vamos....

cumps
Nashville
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Pouco percebo disto mas olhando para a imagem satélite do IM, consultando o accuweather e tendo em atenção a temperatura que agora faz e as nuvens que cobriram Vila Real durante o dia... não me espantava se amanhã nevasse. É só uma opinião e vale o que vale.

Nota: o weather.com também faz uma previsão algo diferente dos modelos, nomeadamente à precipitação e queda de neve.
 
Última edição:

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Psm, na run das 12 apareceu algo de novo e interessante precisamente nas isobaras, das 18z ainda não vi porque ainda não se gerou este mapa ainda. Nota-se ali uma pequena perturbação.

gfspiv10m078.png



E em relação à saída das 18z, deixa-me que te diga que tenho pensado bastante nela ultimamente. Vou explicar porquê.

Aqui há uns tempos escrevi aqui, em forma de interrogação, porque é que a saída das 18z inventava de forma regular uma depressão cavada nas proximidades da latitude de Lisboa durante o mês de Dezembro no longo episódio de depressões que nos atingiram regularmente, aconteceu umas 3 ou 4 vezes, sem nunca se verificar na prática, na altura disse que era uma saída que tendia a traçar cenários mais improváveis/imaginativos, enquanto a das 00z e 12z já sabemos que são mais comportadinhas e por norma mais fiáveis porque são inicializadas com observações reais. Mas na atmosfera por vezes, muito raramente, o que salta cá para fora não é o mais provável e acontece uma surpresa.

Ora nem o GFS nem nenhum modelo nas saídas operacionais acabou por prever na véspera o que se passou na madrugada de 23 de Dezembro, mas curiosamente, a saída das 18z andou semanas a inventar uma ciclogenese explosiva naquelas zonas, e aquilo não era propriamente normal no modelo, uma vez ou outra tudo bem, mas fez aquilo umas quantas vezes, e não era a 300 horas mas a 100 ou 120. E isto é uma coisa que me tem feito pensar bastante face ao que se passou depois a 23 de Dezembro, porque eu pessoalmente até dei na cabeça de muita gente amiga por ligarem a isso.

Amigo Vince, é uma grande questão essa, da run das 18h. Realmente aquele ciclogénese explosiva, que os modelos mostraram na altura, ninguém espera que tal viesse a verificar-se. Acho que a run das 18h terá que começar a ser analisada de forma mais particular, e não dar-se o desprezo de ser a run das 18h. As vezes uma pequena mudança de padrão na run das 18h poderá a influenciar um determinado episódio.

Já agora grande é a consideração que tenho pelos teus comentários. Uma palavra. Fantásticos
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Isto está de doidos...

Já repararam, de certeza, que a unica coisa que os modelos parecem estar a acertar é o frio prolongado e mesmo a sua intensidade tem variado. No que respeita à precipitação é simplesmente uma incógnita, até para os modelos, porque basta haver um ligeiro desvio num qualquer ingrediente e tudo pode mudar, até em menos de 24h. Tenho estado a acompanhar as saídas, em especial olhar para os diferentes modelos no wetter3.de. A cada saída algo de novo parece querer surgir.
Para já, em termos da desejada neve a cotas baixas, o dia mais propicio é o dia 8 ao final da tarde no litoral norte. A temp a 850hpa está baixa o suficiente, a temp a 500z continua abaixo dos -31 -32, uma boa HR a 700hpa. O unico problema, neste cenário, é que a precipitação é fraca.

Penso que a maior parte de nós é um pouco limitada para analizar os modelos, então estas situações nem se fala. Quanto a mim, a minha formação são os anos nesta casa :lmao: . Este forum poderia ser uma oportunidade para alguns profissionais explanarem melhor algumas situações :thumbsup:
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Boas!
Parece que uma coisa é garantida e unânime em todos os modelos vamos ter temperaturas extremamente baixas mesmo no centro e sul do país. Se por um lado já é habitual termos temperaturas negativas no centro norte e norte, já não será tão habitual no centro sul e sul, principalmente junto à faixa costeira.
No dia 29/01/2006 poucos sonhariam com o que viria a acontecer, no entanto... até um ano depois também aconteceu.
Olhando para as próximas horas (até domingo), e tentando fazer uma junção das previsões do ECMWF/GFS/NOGAPS (para mim as mais fiáveis) podemos ter alguma esperança (vagas é certo) que, a manterem-se as tendências, possa nevar (sem acumulação) ou saraivar nas zonas perto do litoral centro/sul na noite de 6ª e madrugada de sábado.
Parece-me evidente que irá existir alguma, pouca precipitação ao longo da faixa costeira, resta é saber em que "forma" virá. Não nos esqueçamos que esta entrada é de norte com alguma humidade, vinda da UK, que como se sabe está em alerta vermelho por causa do gelo e neve (zona sul da UK).
 

snowstorm

Cumulus
Registo
24 Nov 2008
Mensagens
141
Local
Lisboa (VfX)
Sei que a probabilidade de isto acontecer é pequena, pois com o que li por aqui, acima das 72h as previsões são o que são.
No dia 10 parece que teremos neve no Centro e Alentejo... pelo que os modelos indicam. Fica a imagem
gens-0-2-132.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.