Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...Era uma vez um pequeno País Europeu à beira-mar plantado em latitudes próximas dos 40º e no extremo sudoeste do Continente.Demasiado exposto à Atlanticidade .Gozava portanto de um clima temperado sem grandes excessos, quer no Verão, quer no Inverno.Nas trocas comerciais com outros Povos Europeus ( Vikings, Eslavos e outros povos do Norte)
mas também com inúmeros povos do Leste ( Unos, Otomanos entre outros)
diz-se que , os mercadores aproveitavam para tirarem uns dias de férias, prolongando a sua estada para usufruirem da candura climatérica de Olissipo e Portus Cale entre outras .
Há relatos que no Inverno, muitas Casas Reais Europeias transferiam as Cortes para esse País ,para fugirem aos rigores da Estação.
Quando nevava ,de tempos em tempos distantes,
era notícia e os estrangeiros que na neve ,em quase todos os Invernos quedavam atolados,troçavam dos autóctones por tal festa , por tão pouco evento.

Pois bem; - se há tais relatos , pois que venham esses pequenos eventos ,
Essas pequenas erupções , pequenas turbulências,que a esta distância
e com a complexidade da situação podem eventualmente ocorrer e que farão toda a diferença...
Ou dito de uma outra forma: Há "condições favoráveis" para a ocorrência
de aguaceiros fracos de neve em sítios pouco comuns na mesma proporção
às " condições favoráveis à ocorrência de trovoadas" ,
que são previstas , dias a fio, no interior norte e centro ,
no Verão , quando só em um ou dois dias a ocorrência é registada...
E a aproximação nesta analogia pecará por defeito...
Ainda assim, esta coisa de estarmos nos próximos 4 dias nesse limbo "das condições favorávéis", é bem interessante,
Mesmo sabendo que na maior parte das vezes,
a expectativa que foi exagerada é obviamente gorada...

Só mais uma achega:
E não é que agora 100 horas na previsão volta a ser futurologia?
Para onde vai pender o prato da balança, depois destes quatro dias?
Que diferença dos gigantes da previsão para tão perto...
Penda para o lado que pender, este caso de divergência,
será no futuro, claro objecto de referência.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
bem isto está a ser uma autentica lotaria, na RUN das 0h, ha possibilidades de surpresas de Domingo para Segunda...:unsure:

edit- é impressão minha ou está-se a cozinhar algo parecido com o 29 de Janeiro de 2006, entre os dias 10/11 e 12?
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
bem isto está a ser uma autentica lotaria, na RUN das 0h, ha possibilidades de surpresas de Domingo para Segunda...:unsure:

edit- é impressão minha ou está-se a cozinhar algo parecido com o 29 de Janeiro de 2006, entre os dias 10/11 e 12?

Hummm... ainda falta muito tempo.... mas apesar de não ser impossível não me parece....

O freemeteo ate preve neve fraca para Lisboa... mas...:lmao::lmao:
 

snowstorm

Cumulus
Registo
24 Nov 2008
Mensagens
141
Local
Lisboa (VfX)
Sei que a probabilidade de isto acontecer é pequena, pois com o que li por aqui, acima das 72h as previsões são o que são.
No dia 10 parece que teremos neve no Centro e Alentejo... pelo que os modelos indicam. Fica a imagem

afinal a imagem mudou e não me perguntem como. Quando a coloquei aqui era diferente :huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
afinal a imagem mudou e não me perguntem como. Quando a coloquei aqui era diferente :huh:

É o que acontece quando se fazem links directos para a fonte (hotlinks). A imagem é actualizada na origem e deixa de fazer sentido na discussão. Não o façam, metam sempre a imagem num servidor de alojamento de imagens como o imageshack ou outro
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A run das 0z do GFS é imelhorável para o sul. A depressão atlântica foi colocada muio mais próxima do Algarve, e com um sentido dos ventos que não varre o frio, pelo contrário, quando começasse a precipitação estariam isos negativas de Beja para norte. Seria uma segunda-feira de neve no interior alentejano e os algarvios lá teriam a chuva da qual nunca se fartam.

O ECM segue na sua, acompanhado por todos os outos modelos exceptuando o DWD, acompanhado também por 90% dos ensembles do GFS. Não seria a primeira vez que o GFS praticamente sozinho levava a sua avante, apesar de eu confiar mais no ECM, há sempre aquela esperança.

Deixo aqui o snowforecast, baseado no GFS para o período +4 a +6 dias. Note-se que também as serras d'Aire e de Montejunto estão a verde.

ibsnownext3to6daysf48b.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A run das 0z do GFS é imelhorável para o sul. A depressão atlântica foi colocada muio mais próxima do Algarve, e com um sentido dos ventos que não varre o frio, pelo contrário, quando começasse a precipitação estariam isos negativas de Beja para norte. Seria uma segunda-feira de neve no interior alentejano e os algarvios lá teriam a chuva da qual nunca se fartam.

O ECM segue na sua, acompanhado por todos os outos modelos exceptuando o DWD, acompanhado também por 90% dos ensembles do GFS. Não seria a primeira vez que o GFS praticamente sozinho levava a sua avante, apesar de eu confiar mais no ECM, há sempre aquela esperança.


Sim, está muito lindo no GFS, um ângulo de ataque perfeito da depressão, com o sector frio a ser arrastado para o continente, com neve abundante no interior sul :D embora talvez apenas a uns 400m baixando mais mas já depois da precipitação.

81786054.gif




Mas também acho que é o ECM que vai ganhar esta.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na run das 6z, as diferenças entre GFS e ECM atenuam-se. A depressão a 120h está cada vez mais a norte. Para Segunda à 1 da manhã, o ECM centra a depressão na costa norte portuguesa, enquanto que o GFS mete-a no Cabo de São Vicente. São alguns km que fzem toda a diferença para quem quer ver neve.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Na run das 6z, as diferenças entre GFS e ECM atenuam-se. A depressão a 120h está cada vez mais a norte. Para Segunda à 1 da manhã, o ECM centra a depressão na costa norte portuguesa, enquanto que o GFS mete-a no Cabo de São Vicente. São alguns km que fzem toda a diferença para quem quer ver neve.



Pois :angry:



Eu por mim deixava ficar assim e não mexia mais nada :lmao:

snow1201.jpg




:thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.