Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Kaparoger

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
50
Local
Roxo 500m (10km Coimbra)
Por aqui estão 3º e nem chove nem faz sol!!
Quase todos os anos por esta altura neva, em janeiro ou fevereiro, será que vai ser nesta vaga de frio??
Até o msn da neve passageira para coimbra esta noite/madrugada..
 


filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Ia escrever sobre isso, é um pormenor bastante interessante, com uma baixa em altura a NW e uma à superfície a SE. Mas fica a imagem a ilustrar o que disseste. O GFS anda muito criativo, dava um bom vendedor de bíblias. Vamos lá ver como isto evolui.

17405659.gif

Realmente, essas imagens são bem mais clarificadoras dessa possivel situação. É uma 'dança' fantástica, mas é apenas mais uma possibilidade que o GFS apresenta. A concretizar-se seria algo extraordinário, ou seja, muito raro.

White_Wolf, é muito díficil dizer se vai nevar e onde, agora Viseu terá mais probabilidades devido à altura, mas tudo tem a ver com a precipitação e isso, neste episódio, talvez nem a 24h se consegue saber.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
esta RUN é um sonho:surprise:

alem de reforçar a Neve para aqui no Domingo e Segunda, dá ainda a possibilidade de alguma agua-neve no Sábado.:eek:

eu bem digo, está-se a cozinhar "algo branco" para esses dias...desta vez não sei porque, mas tenho um feeling que vai nevar por estas bandas:p
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
nunca vi uma previsão de "Neve fraca" para aqui, apenas tem sido o máximo "saraiva fraca"



:thumbsup:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
esse mapa está muito semelhante ao de Jan.2006...vamos aguardar:D
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Just for the record. :p

freemeteonevenocacememj.png

Para Lisboa tambem dão...

é pena é isso não se manter por muito tempo...:angry:

provavelmente amanha já não haverá nada disso nas previsões... nem sequer do freemeteo:sad:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já que se fala no freemeteo, puxo a brasa à minha sardinha. Máxima de 2,3ºC!

44366570.jpg


Não esquecer que este site baseia as suas previsões no GFS, e pode acontecer que esse modelo venha a recuar e aproximar-se mais do que prevê o ECM (ou ao contrário, ainda tenho esperanças, até porque costumam ser os dois a convergirem para uma solução mista, e o GFS já recuou). A culpa do eventual erro não será do freemeteo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É claro que tudo o que é sites que se baseiam no GFS ou em mesosoescalas que se alimentam do GFS vão nas próximas horas despejar neve, possibilidade de neve e sleet por quase todos os cantos.

Mas não vale a pena falar muito mais disso (das previsões dos sites) porque como já foi dito nas páginas anteriores, para já o GFS está com cenário demasiado bom e um pouco isolado, com uma posição da depressão a sul, o ECM está longe desse cenário optimista, pelo que cuidado com as expectativas que o trambolhão pode magoar, são muitas horas que faltam em termos de previsão



52738110.gif



24628568.gif
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O post que o vince pôs é do mais elucidativo que se pode ter nesta altura do campeonato!

Em relação às apostas parece que o ECMWF ganhou a aposta até este momento, mas até ao lavar dos cestos...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.