Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
está a sair a RUN12h....até agora quase tudo inalterado....:rolleyes:

sim, de facto recuou um bocado no Frio.
 


vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
O frio diminuiu ligeiramente talvez porque
a precipitação também foi antecipada ligeiramente...

De qualquer maneira é uma excelente run :)
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Informação dada pelo IM.

Instituto Meteorologia prevê fim-de-semana com muito frio


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que os próximos dias se caracterizem pela diminuição acentuada das temperaturas, especialmente nas regiões do Norte, Centro e Interior do país.
De acordo com o IM, o fim-de-semana ficará marcado pelas baixas temperaturas em todo o país. Para sábado, as previsões são de descida das temperaturas mínimas, podendo chegar a valores negativos no Interior.

Em Lisboa, a temperatura mínima poderá chegar aos 0 graus e, no Porto, aos -3. A Guarda será a cidade mais fria, não devendo ultrapassar o 1 grau de máxima. Bragança vem logo a seguir, com a mínima a poder atingir os -6.

A partir do final da tarde, prevê-se um aumento da nebulosidade. Durante a madrugada o IM prevê queda de precipitação a começar nas regiões do Sul.

No domingo, o dia será especialmente frio, com a descida das temperaturas máximas, «com queda de neve a quotas muito baixas», nomeadamente no Interior, Norte e Centro.

Bragança e Guarda invertem os lugares, mas continuam a ser as mais frias. Em Lisboa, a máxima não deverá ultrapassar os 8 graus, e no Porto os termómetros podem descer até aos -2.
«A acentuada descida das temperaturas poderá, eventualmente, provocar queda de neve nas regiões do Litoral», adianta o IM. :surprise:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=429473

Agora esperemos que dê certo e que nao se enganem... para nao variar!! :p
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A única novidade desta run é a retirada de precipitação no interior. Passou-se de 10 para 2 mm no domingo.

Apresento as temperaturas e humidade nas várias camadas da atmosfera, para domingo em Portel. Como se vê, não haverá inversões térmicas, pelo que a temperatura à superfície assume papel preponderante.

86802816.jpg


Creio que até ao meio dia a precipitação poderia ser de neve, mas não tenho grande experiência neste tipo de situações, mas acho que com temperaturas inferiores a 2ºC a neve não terá tempo para derreter, até porque só os 1000 m finais da atmosfera é que estariam acima dos 0ºC.

Note-se que a temperatura à superfície está ligeiramente inflaccionada, estou à cota 295, enquanto que os perfis têm a superfíce a 230 m. Os valores divergem um pouco dos apresentados pelo Meteopt não sei porquê, estes foram obtidos na NOAA.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
A última actualização do GFS retirou alguma precipitação para o Interior Centro, mas parece que a neve está garantida aqui para a zona da Covilhã no domingo (salvo mudanças bruscas de padrão), logo veremos em que quantidade.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Previsão para Domingo, 10 de Janeiro de 2010

Continuação de tempo frio com céu geralmente muito nublado.
Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando
forte (40 a 55 km/h) no litoral Centro e Sul e nas terras altas.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes nas regiões
Centro e Sul.
Queda de neve acima dos 400/600 metros de altitude.
Pequena subida da temperatura mínima na região Sul.

Actualizado a 8 de Janeiro de 2010 às 7:5 UTC
Previsão para 2ª Feira, 11 de Janeiro de 2010

Céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a parir
da tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado a forte
(30 a 50 km/h) do quadrante oeste no litoral a sul de Sines e
nas terras altas até meio da manhã.
Aguaceiros, em especial até ao final da manhã, sendo fracos nas
regiões Norte e Centro.
Queda de neve nas regiões do Norte e Centro acima dos 400/600
metros de altitude, subindo gradualmente a cota ao longo do dia.
Subida de temperatura, em especial da máxima.

METEOROLOGISTAS: Maria João Frada/Ricardo Tavares

Actualizado a 8 de Janeiro de 2010 às 7:5 UTC


Fonte: IM

http://www.meteo.pt/pt/
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Boa tarde a todos os amigos amantes da meteorologia.
Acham que no Domingo há boas probabilidades de nevar na cidade de Viseu? Estava a pensar sair, mas se houver possibilidade de neve, daqui não saio, daqui ninguém me tira. :)
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Quanto à situação de Domingo e aqui para o Distrito de Lisboa:
Eu sei que numa olhadela racional e objectiva aos dados disponíveis (meteogramas, etc) as hipóteses de podermos ver algures uns poucos flocos de neve no momento da chegada da frente são de caras um redondo ZERO, mas, e pensando especificamente nas serras de Sintra e Montejunto (pessoalmente gostava de incluir a Arrábida, mas aí nem em sonhos), e dadas algumas outras condições, como por exemplo:
- Hora de chegada da frente, entre as 6h e as 8h;
- Vento de SE conforme referido, que impedirá uma subida rápida da T;
- T2m entre 2-4º durante toda a madrugada e manhã segundo as cartas do IM (ECM);
- T850 ainda por volta de -2, antes de subir, e ainda mais se se confirmasse a tal hipótese de estar ainda negativa até 925hPa;
E se se desse a hipótese de a humidade ainda não estar demasiadamente alta no momento do início da precipitação, pergunto:

Podem afirmar a 100% que não se poderá ver uns poucos flocos nos locais referidos? Eu acho que não se verá nada – seria inédito (?) para uma frente de SW, mas não consigo ter esses 100%... justificava-se ou não um passeiozito a um desses locais?...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A todos os que perguntam se vai nevar aqui ou acolá, como devem compreender, não dá para andar a responder a todos até porque as previsões estão sempre a mudar até lá.

Uma forma simples é usarem vocês mesmo os meteogramas, a última coluna tem uma cota, se a mesma estiver colorida de verde quer dizer precipitação fraca, e azul precipitação já mais forte.

http://www.meteomoita.com/gfsmodelos/

As cotas também não devem ser encaradas como palavra sagrada, mas apenas como orientação. Se a vossa zona for de natureza fria que se conserva bem como em muitas zonas do interior, podem tirar uns metros, se pelo contrário a precipitação chega a más horas em plena tarde com algum aquecimento, podem acrescentar mais uns metros.

Como as coisas vão sempre evoluindo, fica mais fácil cada um ir acompanhando por aí em vez de perguntar.

O meu prognóstico são cotas de 400/600 metros, e parece que o IM também aponta para esses valores. O resto é ver como estarão as temperaturas no dia e acompanhar a evolução das nuvens no satélite. Se houver precipitação mais forte também se podem tirar metros às cotas previstas.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Retiraram algum frio e também a precipitação:angry:.
Agora só uma pergunta que não têm haver com este tópico, mas em 2006 quandi caiu neve estavam quantos graus:huh:.
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Deixo esta nota tirado do site do IM para reflexão:


Frio e neve em Portugal Continental
2010-01-08 (IM)

Portugal Continental está a ser influenciado por uma corrente de Nordeste que transporta ar polar.

Da entrada deste ar polar no território resulta uma diminuição das temperaturas do ar, com maior expressão no dia de hoje na temperatura mínima, prevendo-se que o mesmo se verifique também na temperatura máxima, amanhã, dia 9. Estas baixas temperaturas associadas à ocorrência de vento moderado reflectem-se numa sensação de desconforto térmico semelhante à sentida com temperaturas 3º a 4º C mais baixas.

A partir do final do dia 9 a aproximação de um sistema depressionário com um sistema frontal associado deverá dar origem à ocorrência de períodos de chuva,passando a regime de aguaceiros, que afectarão o território do Continente até à madrugada de dia 11, Segunda-Feira, que serão de neve acima dos 400 m, admitindo-se a possibilidade de ocorrência de queda de neve em cotas mais baixas, pouco usuais, incluindo junto ao litoral.O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua Página WEB



E ESTA??
 

Nonnu

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Barreiro
Retiraram algum frio e também a precipitação:angry:.
Agora só uma pergunta que não têm haver com este tópico, mas em 2006 quandi caiu neve estavam quantos graus:huh:.

Se bem me lembro a temperatura em Lisboa em 2006 era de 7 Graus, e lembro que era 14 horas e uma senhora do IM apareceu na TV a dizer que nao iria nevar em Lisboa porque estava 7º Graus, o que aconteceu foi que no centro da depresão mais ou menos as 15 ou 16 horas, a temperatura desceu muitooooo e nevou...

São estas coisas que nos fazem sonhar ;-)

Minha previsão e com base nos modelos, é que a nevar no domingo, será por volta do fim da madrugada inicio da manha, estou a falar aqui na zona (distrito setubal) Especialmente nas zonas mais interiores como por exemplo o Poceirao, vendas novas, etc etc etc

Lisboa, setubal, almada, barreiro(onde moro) nao acredito
Mas na serra da arrabida, que tiver vontade de la estar por exmplo as 7 da manha no ponto alto, é possivel que tenha uma surpresa engraçada, mas que será pouco duradoura axo eu !!

Eu vou apostar mais num passeio domingueiro ali para as zonas de Eztremoz, Evora... etc etc, pois ai quase de certeza que ate á hora de almoço vamos ser presenteados com flocos, aproveita-se e almoça-se por um desses sitio e prontos esta o passeio domingueiro a ver neve feito

Axo que será o sitio mais perto desta zona e que quase de certeza vais aparecer qualquer coisa concistente..

Mas quem sou eu....

Abraço
 
Estado
Fechado para novas mensagens.