Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009



Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Depois desta subida da dorsal africana, com boas isos e com calor q.b aqui no algarve, aproxima-se um sistema frontal que vai, certamente, deixar alguma coisa no centro e norte, dada a sua boa actividade e a entrada numa zona com isos consideráveis. Aqui pela costa algarvia duvido que este sistema venha sequer a tapar o sol, devendo ficar-se por algumas nuvens inofensivas nas serras como habitual. Reparem que a iso nos 850hpa mantém-se entre os 15-18º no seu valor mais baixo, recuperando a pique a partir de 6a de madrugada com uma nova subida da dorsal africana. Isto sim, se os modelos nao falharem muito, pode vir a ser "extremo", dado que se prevem isos muito altas e persistentes no sul do país. E atenção às temperaturas que hoje na costa marroquina chegaram os 45º em Rabat e Casablanca e aos 49º um pouco mais a sul em Agadir. Valores de facto impressionantes, se tivermos em atenção que apenas 400km de mar separam a costa marroquina da costa algarvia, e se não tivermos memória curta e nos recordarmos dos 45º de Faro em 2004 (e dos 47º em Agadir no mesmo dia). Claro que é um record daqueles mesmos extremos (o anterior era pouco mais de 39º senão estou em erro), é necessário a conjugação de uma série de variáveis para que volte a acontecer. Tudo vai depender do regime de ventos (se entrar levante intenso como hoje é quase impossivel esta escalada de temperaturas) e de as previsões se manterem. Pessoalmente nao acredito, mas estes valores de hoje da costa marroquina aqui ao pé assustaram-me, tendo em conta que costuma ser um local ameno, sem grandes extremos e com temperaturas semelhantes às do algarve. :huh:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Depois desta subida da dorsal africana, com boas isos e com calor q.b aqui no algarve, aproxima-se um sistema frontal que vai, certamente, deixar alguma coisa no centro e norte, dada a sua boa actividade e a entrada numa zona com isos consideráveis. Aqui pela costa algarvia duvido que este sistema venha sequer a tapar o sol, devendo ficar-se por algumas nuvens inofensivas nas serras como habitual. Reparem que a iso nos 850hpa mantém-se entre os 15-18º no seu valor mais baixo, recuperando a pique a partir de 6a de madrugada com uma nova subida da dorsal africana. Isto sim, se os modelos nao falharem muito, pode vir a ser "extremo", dado que se prevem isos muito altas e persistentes no sul do país. E atenção às temperaturas que hoje na costa marroquina chegaram os 45º em Rabat e Casablanca e aos 49º um pouco mais a sul em Agadir. Valores de facto impressionantes, se tivermos em atenção que apenas 400km de mar separam a costa marroquina da costa algarvia, e se não tivermos memória curta e nos recordarmos dos 45º de Faro em 2004 (e dos 47º em Agadir no mesmo dia). Claro que é um record daqueles mesmos extremos (o anterior era pouco mais de 39º senão estou em erro), é necessário a conjugação de uma série de variáveis para que volte a acontecer. Tudo vai depender do regime de ventos (se entrar levante intenso como hoje é quase impossivel esta escalada de temperaturas) e de as previsões se manterem. Pessoalmente nao acredito, mas estes valores de hoje da costa marroquina aqui ao pé assustaram-me, tendo em conta que costuma ser um local ameno, sem grandes extremos e com temperaturas semelhantes às do algarve. :huh:

É de facto, surpreendente, se consultares os modelos a partir de 6ªfeira existe um pormenor o vento não será de leste mas sim de Norte e quase todos apontam para temperaturas na ordem dos 35ºC, Nós aqui, sabemos bem quando o vento está de Norte a previsão pode ser de 35ºC e chegar aos 37ºC-38ºC.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
É de facto, surpreendente, se consultares os modelos a partir de 6ªfeira existe um pormenor o vento não será de leste mas sim de Norte e quase todos apontam para temperaturas na ordem dos 35ºC, Nós aqui, sabemos bem quando o vento está de Norte a previsão pode ser de 35ºC e chegar aos 37ºC-38ºC.

Sim, vai ser a vossa vez de aquecerem bem.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Os Meteogramas anda confiante :D

Pelo menos 10-15mm deverei acumular :w00t:

GFS Meteograma:

meteograma.png


GFS Meteogramas Meteopt:

meteogram.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Os Meteogramas anda confiante :D

Pelo menos 10-15mm deverei acumular :w00t:

E quanto mais andares para Norte (neste caso em território espanhol) melhor. No extremo norte de Espanha é que as precipitações acumuladas vão ser bastante interessantes :rolleyes:

Mas infelizmente, e como sempre :disgust: quanto mais andares para Sul (neste caso Sul de Portugal) pior...

Estou curioso para ler o relatório do IM acerca deste mês (quantidades de precipitação, especialmente).
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Escolhendo uma das praias mais a Norte ao acaso no WIndguru,ve-se a chuva que irá cair..MUita mesmo,estejamos a falar de Julho,ou Março! Por exemplo em Moledo,quase 50 mm a contar com o fim do dia de hoje e amanha!:thumbsup:
http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=48935

Continuando na semana,e para quem vai passar uns dias a Sagres teve muito azar..Muito vento vai estar a partir de Quinta-Feira.. Esse vento deve estar presente por toda a Costa Ocidental,mesmo com algum calor á mistura é vento desagradável. :disgust:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Realmente a nortada vem aí, a partir de 6ª feira... Corrente de leste nem vê-la :sad:... Litoral ocidental vai sofrer... Lá vou ter de começar as férias a acordar cedo e ir para a praia de manhã, quando apenas sopra um ventinho fraco... depois é sair à hora de almoço e não voltar à tarde... Claro que há sempre a opção das praias da Arrábida, protegidas a Norte... :) Bem, pelo menos sol vai estar... Podia ser pior... Ainda tenho esperança em 3 semanas de férias apanhar uma corrente de leste aqui no litoral ocidental... Senão será mais um daqueles verões (e já está a ser, veja-se este mês de Julho: 3 dias de calor, 6 dias de fresco ou com nortada forte...). Mas ao fim ao cabo, nortada = verão típico português portanto...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
A precipitação atrasou-se muito em relação ao que estava previsto pelo GFS da 06UTC.

Nas imagens de IR é bem visível alguma convectividade.

27063352.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
As nuvens vão passando e nem uma gota!:huh:

De qualquer modo o "grosso" da actividade está prevista para amanhã!

Resta esperar para ver o comportamento daquela frente associada a núcleo depressionário :rolleyes:

huk.png



O mapa do UKMO para as 00 horas de quinta feira dia 23/07 onde se vê o núcleo depressionário a NW da Galiza:
brack1.gif


É uma situação interessante para esta altura do ano, com quantidades algo elevadas de precipitação previstas pelos modelos, em especial para o NW...

Perante isto o IM deverá colocar nas próximas horas um alerta amarelo em toda a região Norte, mas em especial no Litoral...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
É uma situação interessante para esta altura do ano, com quantidades algo elevadas de precipitação previstas pelos modelos, em especial para o NW...

Perante isto o IM deverá colocar nas próximas horas um alerta amarelo em toda a região Norte, mas em especial no Litoral...

Penso que o IM só deverá colocar alertas (falando no litoral) a partir de Coimbra para cima. A frente ao entrar em terra deverá começar a enfraquecer (o que é o mais normal acontecer) mas mesmo assim ainda deve de deixar quantidades razoáveis de precipitação no interior Norte também.

Pelo menos o meteoalarm coloca em alerta amarelo todo o litoral Norte de Espanha:

http://www.meteoalarm.eu/countryES.asp?areaname=&AT=&area=&lang=PT&Country=ES&ShowDate=tomorrow
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Para o proximo fim de semana é mais do mesmo.

Sol que se farta, a chamar para uma ida a praia, e uma nortada moderada, que as vezes incomoda alguma coisa.

Mas eu ja me abituei... estamos no verão.

vento de leste so no inverno meus amigos, e com bastante frequencia.

Nao é bom para tomar banhos de sol, mas é bom para as minhas surfadas :D

Ainda por cima é no inverno que ha menos crowd na água. ;)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Para o proximo fim de semana é mais do mesmo.

Sol que se farta, a chamar para uma ida a praia, e uma nortada moderada, que as vezes incomoda alguma coisa.

Mas eu ja me abituei... estamos no verão.

vento de leste so no inverno meus amigos, e com bastante frequencia.

Nao é bom para tomar banhos de sol, mas é bom para as minhas surfadas :D

Ainda por cima é no inverno que ha menos crowd na água. ;)

De qualquer das formas, a partir de Sábado, e até algures o final da próxima semana, ainda tenho esperança de apanhar um ventinho de nordeste pela manhã aqui nas praias da costa... Isto até às 13h, no máximo... A partir daí, a nossa "amiga" entra em acção... É preciso é haver umas onditas, mas pessoal dentro de água a banhos, isso nada a fazer... Mas o sol, esse, parece garantido, ao contrário desta semana...