Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Mantém-se mais ou menos inalterável a situação da frente que atravessará o território Sábado, afectando particularmente as regiões Norte e Centro na faixa litoral:

GFS 54h
gfs-2-54.png


GFS 60h
gfs-2-60.png


ECM (9h - 15h Sab.)
51023_20090730_00_063.gif


Nos dias seguintes, continua a tendência para fluxo de sul com subidas de temperaturas em Portugal Continental, que no padrão mostrado iriam afectar não só o Interior como também a faixa litoral. Falta algum tempo mas começa a existir algum consenso dos vários modelos pelo que é uma situação a acompanhar:

GFS (162h)
gfs-1-162.png


ECM (144h)
ECM0-144.gif


NOGAPS (162h)
nogaps-1-162.png


(Temp. a 850hPa, run 0z)


Fontes: www.meteociel.fr
www.meteo.pt
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Alguém me explica o porquê de as últimas superfícies frontais terem sempre mais actividade no Norte do que no Centro e Sul do País?

Será devido à posição do AA que não deixa "descer" mais as depressões, logo as respectivas superfícies frontais atingem na sua maioria o Norte?

gfs054.png
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Mantém-se mais ou menos inalterável a situação da frente que atravessará o território Sábado, afectando particularmente as regiões Norte e Centro na faixa litoral:


ECM (9h - 15h Sab.)
51023_20090730_00_063.gif

Quantos mm estão previstos para a zona de Viseu?
Não consigo interpretar...;)
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Bem, parece que vai ser possível assistir a alguma convectividade, na madrugada de sábado, com valores de LI e CAPE bastante agradaveis, precipitação, convergencia de ventos etc... ;)

Para assistir à entrada da trovoada vinda do már, o melhor é estar acordado por volta das 3 da manha e ir até ao litoral Centro e aí fazer umas belas filmagens ou fotos. Talvez um time lapse desde a madrugada até de manhã, seria uma bela reportagem.

Eu acho que não vou poder ir ao litoral centro do país, devido a trabalho, mas se não tiver nada para fazer vou, já estou cheio de saudades de uma trovoada :D

Rtavn4215.png


Rtavn4211.png


Rtavn424.png


gfs_spout_eur48.png


gfs_thetae_eur48.png


gfs_srh_eur48.png


gfs_kili_eur48.png


Fonte: wetterzentrale e lightning wizard

Abraços
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
aDleasoszmag7Ar2hFMr


Olhem que bom, uma vaga de calor como a de 2003 em Agosto, falta muito, mas já estou farto de calor este ano, vamos chegar claramente aos 45ºC ou mais em Agosto. O bruxo sou eu.:D:lmao:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
aDleasoszmag7Ar2hFMr


Olhem que bom, uma vaga de calor como a de 2003 em Agosto, falta muito, mas já estou farto de calor este ano, vamos chegar claramente aos 45ºC ou mais em Agosto. O bruxo sou eu.:D:lmao:

Não mas que vai aquecer bem lá isso vai ... com temperaturas acima dos 40 no interior alentejano isto claro se as condições se mantiverem !!
Mas também com vaga de calor ou se vaga de calor por aqui é sempre a torrar sim ... porque se eles dizem que em Faro está 30ºC por aqui está 34 a 36º !!
Ainda ontem se viu em Faro estava vento fraco de Sudoeste e ao sol rodou para Norte atingiu os 36º em Faro!!
Por aqui esteve a tarde toda essa temperatura !!
Estou a 10 km de Faro para Norte :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Se o GFS acertar desta vez para a semana as temperaturas no interior vão andar acima dos 40ºC e muito perto disso no Litoral, mas como ainda falta muito é melhor não falar muito :lol:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Calma.. Para já, a meio da próxima semana o calor a sério quererá de novo entrar pelo centro da península.. Mas também me parece que continuarão frentes debilitadas a tentar entrar aqui, ou seja, a proteger-nos do calor extremo.. Pelo menos para já..
Parece-me mais preocupante ainda só de novo para o interior de Espanha, e para o SE como há dias atrás, em especial se esse calor entrar mesmo e depois se puser circulação forte de W com a tentativa do ar Atlântico entrar na península..
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Calma.. Para já, a meio da próxima semana o calor a sério quererá de novo entrar pelo centro da península.. Mas também me parece que continuarão frentes debilitadas a tentar entrar aqui, ou seja, a proteger-nos do calor extremo.. Pelo menos para já..
Parece-me mais preocupante ainda só de novo para o interior de Espanha, e para o SE como há dias atrás, em especial se esse calor entrar mesmo e depois se puser circulação forte de W com a tentativa do ar Atlântico entrar na península..

ainda faltam alguns dias..vamos esperar pelas proximas run´s :rolleyes: