Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Está a ser modelada uma superfície frontal a atravessar o NW do Pais durante o dia de Sábado que poderia afectar o litoral oeste na zona centro! mas ainda falta alguns dias ainda pode mudar algo até lá! Por isso vai acompanhando o modelo e aqui o fórum para teres uma melhor ideia de como vai estar.Lá mais para quarta tens uma melhor ideia de como vai estar no fim de semana...mas em principio é isso chuva ou aguaceiros no NW e litoral centro no Sábado e melhor tempo no Domingo, calor é que é para esquecer no fim de semana...

E a tendência é para agravamento da superfície frontal, mas por outro lado deverá ser um Domingo e Segunda-Feira muito bom na Figueira da Foz, enquanto a nortada não volta a ser rainha.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Preocupações com o tempo para a semana?
Porquê?
O que é que vai acontecer?


Uma superfície frontal no sábado, em princípio fraca como se vê nas imagens em baixo. E a continuação na 1ª semana de Agosto do tempo ameno devido à cadência regular destas ondulações que trazem tempo mais fresco e nublado alternando com céu limpo, sobretudo no noroeste, e pouco sentidas no sul.

GFS e ECM

gfs.gif
ecm.gif
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Depois da passagem da frente do fim de semana, que em princípio não trará grandes preocupações ou excitações...

GFS - 78h
gfs-2-78.png


Parece haver uma tendência do GFS em colocar a médio prazo uma entrada de ar quente vinda de sul que, a verificar-se, poderia causar alguma alteração ao verão relativamente ameno que se tem vivido em grande parte de Portugal continental:

GFS - 132h
gfs-1-132.png


GFS - 156h
gfs-1-156.png


GFS - 180h
gfs-1-180.png


Estas últimas frames apresentam tanto de "muito extremo" como de fantasia própria de um cenário a médio/longo prazo. Contudo, e já fazendo parte do primeiro painel são tendências a seguir. O ECM, como sempre mais comedido, mas talhado para o médio prazo parece pelo menos confirmar a tendência dada pelo seu "rival":

ECM - 168h (run 0z)
ECM0-168.gif


Até lá muitas saídas a acompanhar...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Se o GFS mostra uma entrada muito quente a começar a partir de Segunda penso que mesmo que tire tempo ameno ou fresco é coisa que não vai fazer ;) acredito que tire porque tira quase sempre mas mesmo assim vamos estar bem dentro da ISO 20 que já é calor a superfície :thumbsup: confirmada está a chuva fraca ou moderada no estremo NW e aguaceiros fracos no litoral Centro no Sábado...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Desculpem de bater no ceguinho mas as saidas do gfs das (06) e (18) é o que se sabe, e aqui nem falo de tendencias, pois na modelagem para a manhã é ridicula de como são postas as isobaras na PI.
No outro modelo de previsão a médio prazo(ECMWF) calor na costa ocidental é nem vê-lo;).
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas Tardes...

Gostava de partilhar a minha opinião segundo a temperaturas nesta zona do Algarve...

Como já disse e se forem ver o mapa de classificação de sub-tipos de clima, esta zona entre Tavira- V.R.S.A. considera-se um clima mediterraneo com sub-tipo de semi-arido.

As temperaturas tem grande variação termica quando ventos de N, minimas baixas e maximas altas...
1ºOu seja, neste caso, sendo um vento predominante N e sempre de norte as temperaturas são elevadissimas durante o dia todo...
2ºTemos outro caso de Vento Nortenho (noite/manha) e á tarde de SW que faz manter a rapida temp atingida de manha durante a tarde...

Neste caso as altas temperaturas que se registão por aqui é devido ao vento de N constante...todo o dia como no 1º caso dificultando a entrada do SW! até parece que é um Levante se olharmos para o mar! (disfarçado)

Mas as grandes temperaturas entram com o Levante - >Vento de E/NE! e não a situação de Levante SE/S, facilmente esta zona semi-arida atinge os 43ºC... ao contrario da zona de Faro.
:)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
]ToRnAdO[;154904 disse:
Como já disse e se forem ver o mapa de classificação de sub-tipos de clima, esta zona entre Tavira- V.R.S.A. considera-se um clima mediterraneo com sub-tipo de semi-arido.

Onde é que se pode encontrar esse mesmo mapa de classificação de sub-tipos de clima? :unsure: