Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
É normal nesta altura do ano a região da Guarda ter minim as de 7 / 8ºC?

Não diria que seja assim tão anormal. Para a Guarda não encontrei normais. Mas na normal de Bragança para o periodo 1971-2000, o mês de Julho apresenta uma média das mínimas de 14ºC e uma mínima absoluta de 4,4ºC. Não sendo os dados da Guarda, e fazendo uma grosseira aproximação diria que não deve ser tão raro assim encontrar estes valores. Não esquecer também que as mínimas na Guarda há poucos dias andavam bem mais altas :)
 


LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
pessoal, alguem sabe ver em graficos qual a direcção da maré para a costa ocidental de quarta ate sexta feira ?

precisava de saber isso sff :thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
pessoal, alguem sabe ver em graficos qual a direcção da maré para a costa ocidental de quarta ate sexta feira ?

precisava de saber isso sff :thumbsup:



Direção da maré:huh::huh:?

Ou melhor qual a direção da ondulação, pois maré é sempre em relação à lua e é duas vezes por dia!


Vou pôr o link do instituto hidrografico, e lá se pode ver as amplitudes das marés.


http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Nesta ultima saida de todos os modelos, uma coisa é certa que calor na costa oeste de Portugal não irá existir nos proximos 10 dias, a igualdade de previsões entre modelos é enorme:) assim dá gosto de ver previsões:D.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nesta ultima saida de todos os modelos, uma coisa é certa que calor na costa oeste de Portugal não irá existir nos proximos 10 dias, a igualdade de previsões entre modelos é enorme:) assim dá gosto de ver previsões:D.

Eu tive o privilégio (digo privilégio porque acho estas lições de enorme valor) de nas últimas 48 horas ter assistido ao mais espectacular falhanço geral de todos os modelos de que me recordo desde que me apaixonei por isto da Meteorologia.

Refiro-me à depressão dos Açores e aos níveis de precipitação e localização da mesma, modelados por todos eles. Nenhuma previsão era idêntica, mas todos (e foram muitos os que consultei, cerca de 6 modelos diferentes) falharam de uma forma incrível. E foi um falhanço de curto prazo, a 12 horas, não foram previsões a vários dias. Espectacular foi o falhanço do GFS, falamos de qualquer coisa prevista a rondar uns dramáticos 80mm em Santa Maria que foram depois na realidade 2mm, e não foi sequer um problema de localização, se fosse ao lado, era perfeitamente natural, foi mesmo falhanço da precipitação em si onde quer que fosse. Entretanto previsões corrigidas nas saídas em cima do acontecimento ao longo do dia de hoje, mas mesmo assim continuam erradas.

Como já tenho dito mais vezes, os modelos são um progresso enorme na previsão, cada vez melhores ao longo dos anos, mas não representam a realidade e podem ser pouco ou muito falíveis, e isso é uma coisa que nunca podemos esquecer.

Nestes casos há uma atenuante, que já tenho notado muitas vezes na Madeira, o Oceano é uma vastidão imensa onde faltam dados que alimentem/corrijam os modelos, dados de sondagens por exemplo. Não é por acaso que nos EUA tenham que ir com aviões para dentro das depressões tropicais para recolher dados para alimentar os modelos.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Eu tive o privilégio (digo privilégio porque acho estas lições de enorme valor) de nas últimas 48 horas ter assistido ao mais espectacular falhanço geral de todos os modelos de que me recordo desde que me apaixonei por isto da Meteorologia.

Refiro-me à depressão dos Açores e aos níveis de precipitação e localização da mesma, modelados por todos eles. Nenhuma previsão era idêntica, mas todos (e foram muitos os que consultei, cerca de 6 modelos diferentes) falharam de uma forma incrível. E foi um falhanço de curto prazo, a 12 horas, não foram previsões a vários dias. Espectacular foi o falhanço do GFS, falamos de qualquer coisa prevista a rondar uns dramáticos 80mm em Santa Maria que foram depois na realidade 2mm, e não foi sequer um problema de localização, se fosse ao lado, era perfeitamente natural, foi mesmo falhanço da precipitação em si onde quer que fosse. Entretanto previsões corrigidas nas saídas em cima do acontecimento ao longo do dia de hoje, mas mesmo assim continuam erradas.

Como já tenho dito mais vezes, os modelos são um progresso enorme na previsão, cada vez melhores ao longo dos anos, mas não representam a realidade e podem ser pouco ou muito falíveis, e isso é uma coisa que nunca podemos esquecer.

Nestes casos há uma atenuante, que já tenho notado muitas vezes na Madeira, o Oceano é uma vastidão imensa onde faltam dados que alimentem/corrijam os modelos, dados de sondagens por exemplo. Não é por acaso que nos EUA tenham que ir com aviões para dentro das depressões tropicais para recolher dados para alimentar os modelos.

para completar um pouco a tua informação vou citar uma frase de um meteorologista do IM dos Açores:
" o melhor local para um meterologiosta trabalhar é nos Açores pois nunca podemos ter a certeza de que tempo irá fazer, por melhor que sejam as previsões que possamos fazer a probabilidade de falhar é sempre enorme (....) porque somos uma formiga (Açores) em cima de um elefante (oceanos) "
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu vejo muito calor a partir principalmente do dia 10 e também principalmente no interior mas o litoral também vejo calor...resumindo os melhores dias e principalmente noites que vou apanhar no Algarve vão ser os dias 10, 11, 12 e 13 :thumbsup:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
" o melhor local para um meterologiosta trabalhar é nos Açores pois nunca podemos ter a certeza de que tempo irá fazer, por melhor que sejam as previsões que possamos fazer a probabilidade de falhar é sempre enorme (....) porque somos uma formiga (Açores) em cima de um elefante (oceanos) "

Perante este elefante, que dizer de facto àquelas formiguinhas?

rg061459baz1.jpg
[/URL][/IMG]

mas também assinalo o excelente post do Vince sobre o falhanço dos modelos para os Açores nestas últimas horas.
Em que ficamos?
No vasto Oceano ,especificidades leva-as o vento.
Se assim é às vezes em Terra, compreender-se-á o desacerto...

Os modelos apontam como diz o Miguel para alguns calores , não imediatos,
mas desde já assegurados, no Continente.
Veremos.
A Nortada que só hoje (ontem) chegou ao litoral Oeste, já tinha sido anunciada para a pretérita sexta-feira pela generalidade dos modelos. lembram-se?
Quase quatro dias de atraso .
São apenas modelos de previsão, com as limitações que conhecemos.
Que para mais de 4 ou 5 dias às vezes acertam,
outras não...
Quanto a precipitações?
12 horas serão obviamente uma eternidade...ainda mais em Oceano aberto...
As formigas escaparam desta vez.
Outras haverá que , nada estando anunciado, sofrerão a investida da tromba do opulente elefante (oceano)...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto parece que o "nosso" Verão vem aí: nortada no litoral oeste, calor no interior... Monotonia portanto... Mas como também vou para Angola hoje durante uma semana e meia, digamos que não vou notar grandes diferenças de temperatura entre cá e lá, face a este Verão "fresco" que estamos a ter :). As diferenças serão as humidades relativas... Mas pelas tendências dos modelos, não me parece que vá perder grandes calores por cá (litoral oeste). Ainda tenho esperança de apanhar uma boa corrente de leste este verão aqui pelo litoral, nomeadamente algures entre 27 de Julho e 18 de Agosto (o meu período de férias :)). Até onde os modelos alcançam, não me parece que tal ocorra até ao meu regresso de Angola, portanto o mês de Julho (pelo menos os primeiros 15 dias) serão normais a frescos...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Estranhas discrepâncias no GFS, quanto às máximas entre Lisboa e Beja, por exemplo.

Hoje a diferença é muito menor, mas ontem o GFS apontava para uma máxima de 27,2 ºC em Lisboa e de 40,5 ºC em Beja, no dia 9.

Uma diferença absolutamente hipotética.

Um pouco modesto para Lisboa, já que para hoje também só eram previstos 21,7 ºC em superfície, às 15h UTC.

Hoje, os modelos apontam para uma redução do calor previsto, mas ainda assim com diferenças apreciáveis entre as mesmas cidades.

Continuo a achar que a diferença irá continuar a atenuar-se e que Lisboa irá sempre ultrapassar os valores previstos.


Lisboa




Beja