Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Gerofil 1 Jul 2009 às 12:15.

1. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Boas,
    Quando vai voltar a chuva?

2. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    Olá!
    Não há previsão de chuva para os próximos dias,nem de muito calor.. Muito sol,com vento moderado.

3. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Outra vez ???
    Mapas de 850 hPa a serem entendidos como temperatura a 2 m do solo?
    e depois fazem-se logo juízos categóricos?
    Mas então?
    Quem vier cá e souber um pouquinho , foge.
    Quem não souber e vier cá para se informar,
    depois verificará que no domingo a temperatura à superfície será bem
    mais quente que o que aqui foi vinculado e
    foge também, pela qualidade da informação.
    Ainda ontem aqui o Costa alertou.
    Como espaço livre que é vamos por isso mesmo respeitá-lo mais:
    Participar neste colectivo deve ombrear todos os membros.
    Mas , por favor,
    este forum cresceu já o suficiente ,para não conformidades destas.
    Oh Pedro, nada tem de pessoal.Obviamente.É só um ponto de ordem à "mesa" ...Mais um...Esperemos que sirva para algo...

E nada de Lestes ou suestes anunciados.
    Porquê?
    Com o persistente sistema de baixas pressões próximo da Irlanda
    previsto pela generalidade dos modelos para os próximos dias ,
    não é possível essa circulação.
    Nem carne, nem peixe no interior,
    litoral Oeste a voltar ao costume e
    litoral algarvio de águas frescas à espera do levante que ainda vai demorar...
    Chuvas?
    Em algum Domingo que vem, , há a possibilidade daquele chuvisco morrinhento no Minho,
    eventualmente no Douro Litoral.
    Convecções? Até onde a vista alcança: zero...
    Nortadas ? muitas :- fracas ou moderadas.
    Temperaturas? o Strormy já as disse...
    É Verão " à nossa maneira"...

4. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Eu sinceramente, abstenho-me de grandes previsões.
    Quando, uma vez ou outra visitei este espaço e reparei no teor e depois nas certezas de quem o postava, fiquei algo chocado e indignado mas nem disse nada. Claro que uns dias mais tarde tais previsões deram em saco roto. Por vezes até previsões com pouco tempo de antecedência. Mas isto nem é nada aqui com o Pedro, pois já antes de ele entrar aqui para o forum tal acontece.
    Por isso, como já disse e digo de novo, cuidado com o que postam neste tópico.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

6. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Belem há situações ao nivel meteorologico que são de facil previsão, esta que estamos agora sentir é muito comum e de muito facil previsão(nortada), tal como exemplo de uma situação de bloqueio anticiclonico no inverno, com ventos de leste, e frio seco, ou quando é uma forte corrente de oeste que se prolonga durante 1 ou 2 meses. Agora na primavera ou no outono em altura de transição meteorologica, ai concordo em pleno que muitas das vezes falha quem aqui pôe previsões, e as intrepeta mesmo quem é profissional, ou como já foi dito neste forum que sistemas tropicais são extremamente complexos, e onde existem N de variaveis possiveis e imaginárias, e que as grelhas de modelagem no oceano seriam intremidaveis e os valores de energia são enormes de contabilizar, pois como não mora ninguem lá (tinha-se de pôr barcos espalhados, por onde esse sistema passa-se) para fazer levantamentos em altura em variados pontos, e é por isso que é de muito facil fazer um erro ou varios, a uma previsão a um sistema tropical.

Quem é profissional nesta area não interessa só o conhecimento cientifico que tem nesta area, é a experiencia também de anos de verificação (observação) de certos fenomonos que existem no nosso pequeno pais.
    Tal se está a passar aqui neste forum de ciencia onde quem é amador terá que intrepetar os varios mapas que são dados gratuitamente pelos varios modelos matematicos globais com rigor e racionalidade senão este forum passará por ser uma banalidade para quem cá vem com mais conhecimentos ao nivel de ciencia.

ps: Salientar que anda aqui muita gente nova e com pouca experiencia ao nivel cientifico meteorologico, e que está a fazer erros de base, um dos exemplos que é mencionado é este dos mapa dos 850 hp.

Existe outro topico onde se estão a esquecer de lá postar(eu incluido) que é o das analises e alertas.

7. cardu

cardu
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2008
    Local:
    Tomar e Arganil
    Boas, a partir do dia 20 julho vai chegar uma vaga de calor digna de registo

estou de ferias até dia 27 por isso não faz mal porque ainda quero aproveitar o calor a sério até ir trabalhar

fonte: meteociel

8. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja
    Já se sabe o valor que têm previsões acima das 200h... (aproximadamente zero...) além de que "vaga de calor digna de registo é algo muito difícil de prever.

Até lá muito ainda poderá mudar... E vamos ver o caminho tomado também pelo ECM, NOGAPS e companhia...

9. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Olá a todos…

Sem me querer alongar e deste modo minimizar o risco de que este se converta em off-topic, como só posso falar por mim e como gosto de pôr os “pontos nos ii, ao contrário do que alguns pensam não fugi e entendo que não teria razões válidas para o fazer!
    Através de uma M.P. esclareci o sucedido ao membro do 1º post que refutou o gráfico por mim colocado; além disso, e tal como é seu hábito, numa atitude sensata e por isso diferente de outras, o Vince já esclareceu devidamente qual o correcto proceder a aplicar neste tópico.
    Eliminei o post fazendo simplesmente uso da função que o fórum me permite quando entendo que determinada colocação está incorrecta ou desnecessária.
    Falhas todos nós cometemos, disso não tenho a menor dúvida, só acho que as críticas são bem vindas desde que sejam construtivas e não destrutivas quanto ao modo como são dirigidas o que visam sobretudo a satisfação do ego pessoal.
    Penso que não é isso que se pretende! :intrigante:

10. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos

Com todo o respeito pelo o que disseste mantenho o que disse.:)

11. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Ok ;):).

Desculpem-me este off topic.

12. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    O Vitamos já aqui ventilou o que valem previsões a 200 horas.
    Para muito menos ( 144 h), os modelos vão dizendo uma coisa hoje, desdizendo amanhã.
    Ontem ,por exemplo havia quase um consenso geral entre eles, que a partir de 17 / 18 viesse a tal circulação de Leste / Sueste duradoira e consequentemente , viria o tal calor por muitos (os que estão de férias e não só ) desejado.
    Hoje, já outro galo canto no poleiro e o só o GFS aponta ainda que titubeante
    nesse sentido.
    Isto está difícil de desbloquear .
    Aquela vigorosa ( para a época do ano) depressão não sai de cima da Irlanda.
    Com esta configuração , não haverá circulação de leste na P.I. .
    E assim sendo nem a depressão morre , nem a gente almoça (um calorzito de verdade)...
    Amanhã talvez volte o consenso , ou nem por isso.
    Para já, verão suave , muito suave em muito Portugal Continental.
    Ou seja , muito Verão Português...( quanto verão não é assim em Terras Lusas? )
    Guardado estará o bocado . Ou não...

13. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)

Nos últimos dias o GFS tem mantido calor quase extremo às portas de Portugal, na Andalucia parece que vai ser de assar, basta deslocar-se um bocadinho para Oeste e quem assa sou eu :lol:, é uma tendência que tem vindo a ser feita todos os dias, mas também tem ido sempre adiando, por isso, se calhar nem chega a acontecer.:D

14. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    ...E ontem era o GFS em contra-mão a anunciar o calor para o próximo fim de semana.
    Hoje muito se altera:

[​IMG][/URL][/IMG]

[​IMG][/URL][/IMG]

O ECMWF e o UKMO, entre outros, abraçam agora essa possibilidade :
    algum calor e porta entreaberta para calor de verdade.

Já o GFS parece dizer:

[​IMG][/URL][/IMG]

esperem lá. Aonde é que vocês vão? Eu concordo com o por vós apontado.
    Isto "inda tá " muito incerto.
    -Pois é .mas nós achamos que tu é que tinhas razão e pronto,
    lá fomos nós para aí.Afinal, éramos nós que A tínhamos .
    Serão?
    Esta dança dos modelos para apenas 6 dias é desconcertante.
    E em tempo de marasmo , que haja algum entretenimento..
    Para o imediato e mais próximo,
    nada de substanciais mudanças ,
    Verão mais a sul/interior ,
    e norte/noroeste à espera de melhores dias...

15. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Ao contrário de outros tempos, o Verão está amigo da brisa marítima, portadora de nevoeiros e humidade, que refresca o ambiente.:)

Nortadas e lestadas para já andam arredias, as previsões dos modelos estão num pára-arranca, o calor junto à costa não existe e mesmo para o interior não se verifica um exagero.

Mudanças à vista? Porventura, estamos ainda em meados de Julho, para já vamos usufruir deste Verão suave...:D

Partilhar esta Página